Instituto Retornar

Arte Salva é a nova ONG parceira da Retornar

Kombi Ultimos Dias

O sonho de uma criança que pinta corações na janela: foi este o chamado para a atriz Karina Duarte criar a ONG A Arte Salva e levar cores, alegria e esperança ao Jardim Gramacho, umas das regiões de maior vulnerabilidade social do estado do Rio de Janeiro. Onde escasseiam água, comida, saneamento básico e educação, não faltam talento, vida e vontade de arte – e é por meio dela que a ONG segue transformando a realidade de centenas de crianças e adolescentes desde 2015. 

Crianças Arte e Salva
Karina Duarte, fundadora da ONG A Arte Salva, com as artistas de Jardim Gramacho 

Karina Duarte conta que a ideia da fundação da Arte Salva é diretamente ligada ao pequeno pintor dos corações na janela, Bryan Pinheiro. Karina o viu pela primeira vez em 2012, quando participava de uma ação social em Jardim Gramacho. Na época, o menino tinha apenas 3 anos. Dois anos depois, ela retornou à região e encontrou Bryan novamente – mas, desta vez, ele tinha uma nova história para contar. Sua família tinha ganhado uma casa do projeto TETO e, durante a pintura, Bryan ficou encantado e pediu para pintar corações na janela. Como assinatura, o menino decalcou suas mãos ao lado da frase “Superar e acreditar que limites não existem”. Karina não só elogiou a obra de arte como disse a Bryan que ele era um artista – o suficiente para que, a partir dali, ele sonhasse em receber telas e tintas de presente do Papai Noel no próximo Natal. 

Foi assim, então, que a Arte Salva nasceu. Karina divulgou alguns vídeos na internet e conseguiu a doação de 60 telas do projeto Favelarte, além do apoio de Sônia Magalhães, Fernanda Ferreira e do rapper e ativista MV Bill. Estava montado o primeiro “aulão” – um formato criado para levar oficinas criativas de artes visuais até as crianças e adolescentes de Jardim Gramacho. Daí em diante, os aulões foram acontecendo periodicamente, como explica Karina: “nesses momentos as crianças participaram ativamente, explorando suas capacidades artísticas com a produção de telas. Os aulões foram ministrados por voluntários e profissionais experientes que se dispunham a ensinar os princípios da pintura. Paralelamente também ocorriam oficinas de contação de histórias, esportes, música, dança e artes circenses. As crianças receberam lanches, brinquedos e material escolar. Desde seu início, para a participação das crianças, a Arte Salva conta com a autorização e o cadastramento feito pelos pais e responsáveis. Hoje temos um acervo com 400 obras de artes”. 

Oficina de Pintura na Arte e Salva
Crianças durante um aulão de pintura promovido pela Arte Salva em Jardim Gramacho

Os desafios de Jardim Gramacho

Até 2012, Jardim Gramacho era o maior lixão da América Latina. Com o fechamento do aterro sanitário, pouca coisa mudou na realidade da região. Além de ter uma alta taxa de mortalidade infantil, Jardim Gramacho apresenta o maior índice do Brasil de gravidez na adolescência. Não há saneamento básico, energia elétrica e vagas suficientes nas escolas próximas – agravando ainda mais a desigualdade social e a pobreza extrema do local. “A Arte Salva nasceu nesse contexto, cheio de desafios e carências, porém observou a necessidade e a possibilidade de desenvolver os potenciais artístico-culturais das crianças e jovens, principal público-alvo. O projeto cresceu e se tornou fundamental para a vida desses pequenos cidadãos: buscamos promover o acesso e o direito à educação, à liberdade de expressão por meio da arte, acreditando na transformação através das cores”, salienta Karina Duarte.

Jardim gamacho e Arte
Há 5 anos a Arte Salva leva cor, educação e alegria às crianças e adolescentes de Jardim Gramacho

A parceria com a Retornar e os planos para o futuro

O trabalho desenvolvido pela Arte Salva nesses 5 anos ganhou o apoio de muitos artistas famosos, como MV Bill, Eunice Baia, Hélio de La Peña, Mariana Ximenes, Babu Santana, Carla Salle, Antônio Pitanga e Osmar Prado. A ONG, no entanto, segue firmando colaborações para que a instituição, que não tem fins lucrativos, continue atuando na região. É neste sentido que a parceria com a Retornar é de grande importância para o estabelecimento de uma sede para o projeto em Jardim Gramacho. “Para nós está sendo um prazer saber que podemos contar com a Retornar e que o ano que vem a gente vai estar aqui com a nossa escola de artes integradas, com artes visuais, cinema, hip-hop, tudo o que Deus permitir” – relata Karina Duarte em frente à futura sede da ONG, que será comprada com o apoio da Retornar. 

Os planos futuros da Arte Salva também envolvem a instalação de outra escola de artes integradas em São Paulo e o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social, trazendo renda e visibilidade ao projeto. 

Para saber mais sobre A Arte Salva, acompanhe a ONG nas redes sociais: @aartesalva

Créditos das fotos: Igor Albuquerque (@voz_dasruas)

Promos Retornar
Artigos relacionados
Instituto Retornar

Dia de Retornar: Instituto Retornar realiza ação pelas ruas de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro

1 Mins de leitura
Dia de Retornar: Instituto Retornar realiza ação pelas ruas de três grandes cidades para amenizar o inverno de quem precisa. Saiba mais!
Instituto Retornar

Instituto Retornar paga combustível a 20 pessoas

2 Mins de leitura
Instituto Retornar entra em ação mais uma vez ao pagar a gasolina de vinte pessoas! Saiba mais como foi a ação clicando aqui!
Carros

Honda Civic e:HEV: o novo hibrido

1 Mins de leitura
Honda Civic e:Hev – o novo hibrido que promete causar uma grande economia no seu bolso. Mas é só na gasolina mesmo. Venha entender mais!