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Câmbio de Dupla Embreagem: Funcionamento, Aplicações e Inovações

O câmbio de dupla embreagem é uma tecnologia avançada de transmissão automática que oferece melhor desempenho e economia de combustível em comparação com as transmissões automáticas convencionais. Neste artigo, vamos falar sobre o funcionamento da transmissão de dupla embreagem, os primeiros projetos, as aplicações no automobilismo, utilidade, carros no Brasil que usaram e quais são as prováveis próximas inovações.

Funcionamento do Câmbio de Dupla Embreagem

O câmbio de dupla embreagem é uma tecnologia de transmissão automática que utiliza duas embreagens em vez de uma. Cada embreagem é responsável por engatar uma série de marchas. Quando uma marcha é selecionada, a embreagem correspondente é desengatada enquanto a outra embreagem é engatada simultaneamente.

A transmissão de dupla embreagem é controlado por uma central eletrônica que monitora a velocidade do motor e da transmissão. Isso permite que a mudança de marcha seja realizada de forma suave e rápida, sem interrupção no fluxo de energia. Com esse sistema, a mudança de marcha ocorre em milissegundos, permitindo uma aceleração mais rápida e uma resposta mais precisa.

Primeiros Projetos do Câmbio de Dupla Embreagem

Primordialmente, o câmbio de dupla embreagem foi desenvolvido pela primeira vez pela empresa alemã BorgWarner nos anos 80. O primeiro modelo comercial da transmissão de dupla embreagem foi lançado pela Volkswagen em 2003, sob o nome de Direct Shift Gearbox (DSG).

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Aplicações no Automobilismo

O Polo R WRC usa a transmissão de dupla embreagem. Wikipedia/ Lucas M.Farrapeira 
O Polo R WRC usa a transmissão de dupla embreagem. Wikipedia/ Lucas M.Farrapeira 

O câmbio de dupla embreagem é amplamente utilizado no automobilismo de alto desempenho, especialmente em categorias como o Rally e o GT. Um exemplo notável é a equipe Volkswagen Motorsport, que utilizou a tecnologia em seu carro de corrida Polo R WRC para conquistar vários títulos mundiais de rally. Além disso, várias outras equipes de rally e GT, como a Audi, BMW, Porsche e Ford, também usam essa tecnologia em seus carros de competição.

A principal vantagem do câmbio de dupla embreagem no automobilismo é a rapidez das trocas de marcha, que pode ser realizada em frações de segundos. Isso permite que os pilotos mudem de marcha de forma mais rápida e precisa, sem perder a velocidade ou o impulso. Além disso, a tecnologia também ajuda a economizar combustível e a aumentar a eficiência geral do carro de corrida.

Outro exemplo interessante é o uso da tecnologia em carros esportivos de produção limitada, como a Ferrari 458 Italia e a Lamborghini Huracán. Esses carros de alto desempenho utilizam o câmbio de dupla embreagem para oferecer trocas de marcha mais suaves e rápidas, proporcionando uma experiência de condução mais emocionante e dinâmica.

Utilidade do Câmbio de Dupla Embreagem

Câmbio de dupla embreagem. Autoesporte
Câmbio de dupla embreagem. Autoesporte

Além de ser utilizado no automobilismo, a transmissão de dupla embreagem tem várias vantagens para o uso diário. O sistema oferece uma condução mais suave, economia de combustível e maior durabilidade em comparação com as transmissões automáticas convencionais.

No entanto, mesmo sendo uma tecnologia avançada, o câmbio de dupla embreagem não está isento de desvantagens. Um dos principais pontos negativos é o custo mais elevado em comparação com as transmissões automáticas convencionais. Além disso, alguns motoristas podem não se adaptar à sensação de condução do sistema, que pode parecer um pouco diferente da transmissão manual ou automática convencional.

Carros no Brasil que Usaram Câmbio de Dupla Embreagem

O Jetta é um dos carros que usa o câmbio de dupla embreagem. Divulgação.
O Jetta é um dos carros que usa o câmbio de dupla embreagem. Divulgação.

No Brasil, o câmbio de dupla embreagem foi introduzido no mercado pela Volkswagen em 2008 com o lançamento do Golf GTI e Jetta TSI. Atualmente, a tecnologia também é utilizada em modelos como o Ford Focus e Renault Duster.

Próximas Inovações

Dupla embreagem em secção. Reprodução.
Dupla embreagem em secção. Reprodução.

Embora o câmbio de dupla embreagem seja uma tecnologia avançada, há sempre espaço para melhorias e inovações. Uma das próximas inovações em potencial é o uso de embreagens mais leves e duráveis, que podem melhorar ainda mais a eficiência do sistema.

Além disso, das principais tendências é a utilização de sistemas híbridos, que combinam o câmbio de dupla embreagem com um motor elétrico. Essa combinação pode proporcionar ainda mais eficiência energética, permitindo um uso mais inteligente da energia do motor.

Conclusão

Em conclusão, o câmbio de dupla embreagem é uma tecnologia avançada de transmissão automática que oferece várias vantagens em relação às transmissões convencionais. Sua utilização permite assim, uma mudança de marcha mais rápida e suave, melhorando a resposta do veículo e a eficiência energética. Além disso, a tecnologia também é amplamente utilizada no automobilismo devido à sua eficiência e velocidade de mudança de marcha.

Embora tenha um custo mais elevado e possa não ser a escolha certa para todos os motoristas, o esse câmbio é uma opção interessante para aqueles que buscam desempenho e eficiência energética. E com as próximas inovações em desenvolvimento, é possível que a tecnologia se torne ainda mais sofisticada e eficiente nos próximos anos.

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