fbpx
Carros

Picapes antigas: 6 modelos que fizeram história no Brasil

O Brasil é um país onde os condutores de veículos são apaixonados por picapes.

Essa relação começou ainda nos anos 60, quando a Ford e a Chevrolet vendiam os modelos que eram originalmente criados para os Estados Unidos, chamando a atenção dos condutores.

A partir dos anos 80, a Fiat passou a comercializar picapes leves, e até os dias de hoje, somos um dos poucos países que consomem esse tipo de veículo.

As picapes são conduzidas não só por produtores rurais, mas também por pessoas que gostam de ter tempo de lazer nas cidades, utilizando a sua caçamba para isso.

Hoje trouxemos algumas informações curiosas e importantes sobre as picapes clássicas, como passaram a ser comercializadas no Brasil e quais os modelos mais clássicos já vistos que fizeram sucesso no país. Confira a seguir:

6 camionetes antigas que fizeram história no Brasil

Para muitas pessoas, ter uma caminhonete é mais funcional do que ter apenas um carro comum.

Os carros antigos estão cada vez mais fazendo parte da rotina dos apaixonados por carros, e isso pode ser visto também na aquisição de picapes clássicas.

Hoje trouxemos alguns modelos clássicos de picapes e suas especificações que fizeram sucesso no país. Confira:

Picape Fiat 147 City

PICAPE fiat 147 antiga
Fiat 147 City (Crédito de Imagem: Quatro Rodas)

A primeira picape do país foi fabricada em 1979, logo depois de ter sido apresentada no Salão do Automóvel.

Esse modelo foi baseado no 147, estreando com duas opções de motores excelentes, capazes de carregar mais de 360 quilos além do condutor do veículo.

Um detalhe peculiar dessa picape clássica é que a tampa traseira tinha abertura para a esquerda ao invés de abrir para baixo. Esse modelo saiu de linha no ano de 1984.

Volkswagen Saveiro

picape saveiro antiga
Volkswagen Saveiro. (Crédito de Imagem: Carros na Web)

Esse modelo de picape clássica foi batizado com esse nome em homenagem a uma embarcação que era muito popular no Nordeste. O Saveiro chegou ao Brasil em 1982, sendo uma derivação do Gil, da Parati e do Voyage.

Seu motor era refrigerado, tendo capacidade de carregar mais de 500 quilos além do motorista, chamando muito a atenção dos condutores.

Ford Pampa

picape camionete ford pampa
Ford Pampa (Crédito de Imagem: Motor1)

O modelo clássico da picape norte-americana fez muito sucesso no Brasil. Era uma derivação do Corcel II, e foi lançado em 1977.

Chamava a atenção dos motoristas por sua capacidade de carregar 600 quilos com o motorista, ganhando uma suspensão reforçada para suportar toda essa carga.

Chevrolet Chevy 500

picape chevrolet chevy 500
Chevy 500 (Crédito de Imagem: Motor Show)

A Chevrolet lançou esse modelo clássico de picape no ano de 1983, com um motor 1.6 movido a álcool. Além disso, seu motor era de 75 cv com tração traseira, fazendo com que ela passasse por estradas de lama sem problemas.

Esse modelo foi vendido até 1995, e em seguida, foi substituído pelo Corsa Picape.

Chevrolet S10

Picape Chevrolet S10
Chevrolet S10 (Crédito de Imagem: Carros na Web)

O modelo do Chevrolet S10 foi um grande marco para o país por ser um segmento inédito. Esse modelo tinha média nacional, e foi lançado no ano de 1995 logo após ser considerado pequeno nos Estados Unidos.

A Chevrolet S10 brasileira tinha linhas mais arredondadas, e as reestilizações foram feitas a partir do ano de 2000, fazendo com que a S10 ficasse com um visual mais cansativo, enquanto outros modelos mais modernos eram lançados.

Fiat Fiorino

Picape Fiat Fiorino
Fiat Fiorino (Crédito de Imagem: Carros na Web)

O modelo 147 picape foi pioneiro, e fez com que a Fiat fosse considerada referência no mercado de picapes leves.

Durante os anos de 1988 até 1992, a picape que deriva do Uno, passou a ser vendida como Uno Picape. Tempos depois, foi batizada de Fiorino Picape, fazendo com que suas novas versões fossem destinadas ao trabalho mais pesado.

História das camionetes no Brasil

A evolução dos modelos das picapes no Brasil fizeram com que elas se tornassem tão populares por aqui.

As pessoas passaram a investir em picapes clássicas tanto para trabalhar quanto para fazer entregas e passeios. Isso porque, o intuito da criação desses modelos era para que fossem veículos fortes.

As picapes são carros versáteis, capazes de carregar materiais de construção, ferramentas, vasos e outros objetos pesados, podendo ser de cabine dupla, simples ou estendida.

Leia também – Anos 80: conheça os 5 carros mais vendidos

Os modelos de picapes pioneiras vieram de importações, sendo modelos novos ou usados. A partir dos anos 50, algumas fábricas como a Dodge, Ford, Willys e Chevrolet passaram a produzir modelos de picapes no Brasil.

O comum era que os modelos trouxessem seis cilindros em suas linhas. Mas, a partir de 1975, por conta da crise do petróleo que atingiu todo o mundo, os modelos de motores foram trocados por 4 cilindros em linhas.

Um dos maiores marcos para os modelos de picapes clássicas brasileiras foi a linha 20 da Chevrolet. Isso porque a sua mecânica era muito confiável, além de oferecer 6 cilindros em linha a álcool, 6 cilindros a gasolina e 4 cilindros a diesel.

Confira um dos comerciais de 1995 sobre a Ford Pampa:

Ford Pampa – Comparando com a Saveiro | Comercial de 1995

Seu sucesso perpetuou por mais de 10 anos, sendo atualizada de forma constante em questão de mecânica do veículo, fazendo com que os motores pudessem ser mais silenciosos com o passar das versões desenvolvidas.

A partir do ano de 2005, o segmento das picapes se fortaleceu ainda mais com a reformulação dos motores, com a chegada do câmbio automático e de outras características próximas a de veículos de passeio, chamando ainda mais a atenção dos condutores para adquirir as picapes.

Tanto os modelos maiores quanto os menores possuem capacidades de carregar cargas bem altas, além do motorista e do passageiro. Alguns modelos menores são destinados a centros urbanos para o lazer, enquanto os outros podem ser usados por construtores, comerciantes ou até produtores rurais para auxiliar no trabalho, por exemplo.

Os mais novos modelos de picapes estão de acordo com as normas estabelecidas contra a emissão de poluentes no ar, fazendo com que pessoas estejam procurando por esses modelos para adquirir e contar com todos os benefícios e vantagens que uma picape pode oferecer.

Uma picape clássica na sua garagem

Agora que você entendeu sobre os modelos mais clássicos de picapes que fizeram história do Brasil por conta de suas performances e também viu um pouco mais sobre como esses veículos chegaram ao país, saiba que você poderá ganhar um outro clássico que está rodeado de colecionadores apaixonados.

Artigos relacionados
Carros

Picapes Monobloco: Ram Rampage, Fiat Toro, Ford Maverick e Renault Duster Oroch

4 Mins de leitura
Conheça as características das picapes Ram Rampage, Fiat Toro, Ford Maverick e Renault Duster Oroch e descubra qual oferece o melhor custo-benefício.
Carros

Chevrolet C-10: O Ícone da Cultura Automotiva

4 Mins de leitura
Se você é um entusiasta de carros clássicos ou simplesmente está interessado na história do mundo automobilístico, certamente já ouviu falar da Chevrolet C-10. Esta picape de tamanho médio não apenas marcou época, mas também…
Carros

Ford F-250: Uma Bruta Que Aguenta Tudo

3 Mins de leitura
Desvende a essência da Ford F-250, a picape que marcou época nas estradas brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *