Nova tendência no Brasil e no mundo tem popularizado o motor turbo.
Sempre em busca de melhor desempenho com mais economia, a indústria automotiva trabalha forte na eletrificação da frota de veículos no mundo todo.
Enquanto a popularização dos carros elétricos e/ou híbridos esbarra, principalmente no preço e também no ciclo natural da modernidade e comercialização, a aposta economicamente mais acessível ao consumidor são os carros equipados com motor turbo.
Um dos exemplos mais famosos do mercado é o da Volkswagen com o motor TSi – Turbocharged Stratified Injection, inicialmente montado em conjuntos 1.0 com três cilindros.
Com tamanho reduzido e mais potência, faz muita diferença na hora da escolha de um modelo, pois além de aumentar a força do carro, contribui para a economia de combustível.
No entanto, os turbinados tem que lidar com o Turbo Lag, que nada mais é que o intervalo de tempo entre o condutor pisar no acelerador até isso se transformar em maior pressão de ar no motor, pois o motor turbo só funciona plenamente quando há pressão suficiente para ativar as hélices da turbina, a partir dos gases liberados pelo escapamento do carro.
Graças a tecnologia, esse lag é praticamente inexistente nos carros modernos.
Porém, em outros tempos, o Audi Quattro – um dos pioneiros deste sistema em carros de produção, por exemplo, essa reposta demorava bem mais, fazendo com que o piloto tivesse que planejar antecipadamente uma pisada mais forte no acelerador e assim atingir uma velocidade maior.
O mesmo acontece em carros que tiveram os propulsores adaptados, instalando a turbina no motor original do automóvel.
Já nos carros montados com o tradicional motor aspirado, o propulsor não precisa dessa ajuda da turbina para coletar/impulsionar ar, pois a admissão é feita de maneira natural, dentro do próprio cilindro.
Neste caso, o que interfere na potência, é o tamanho, perfil e o curso dos cilindros, pois o escapamento vai direto para fora do veículo.
Apesar das tendências, é sempre válida a discussão entre as duas alternativas na hora de escolher um carro, seja para o trabalho ou lazer, passeio ou viagem, hobby ou corrida.
Cada característica atende a um público, conforme preço e desempenho do conjunto completo.
E você, prefere essa nova abordagem econômica dos turbinados atuais ou prefere os tradicionais aspirados?