fbpx
Notícias sobre o Mundo Automotivo

Motor: turbo vs aspirado. Qual você prefere?

Nova tendência no Brasil e no mundo tem popularizado o motor turbo.

Sempre em busca de melhor desempenho com mais economia, a indústria automotiva trabalha forte na eletrificação da frota de veículos no mundo todo.

Enquanto a popularização dos carros elétricos e/ou híbridos esbarra, principalmente no preço e também no ciclo natural da modernidade e comercialização, a aposta economicamente mais acessível ao consumidor são os carros equipados com motor turbo. 

Um dos exemplos mais famosos do mercado é o da Volkswagen com o motor TSiTurbocharged Stratified Injection, inicialmente montado em conjuntos 1.0 com três cilindros.

motor
Motor Aspirado

Com tamanho reduzido e mais potência, faz muita diferença na hora da escolha de um modelo, pois além de aumentar a força do carro, contribui para a economia de combustível. 

No entanto, os turbinados tem que lidar com o Turbo Lag, que nada mais é que o intervalo de tempo entre o condutor pisar no acelerador até isso se transformar em maior pressão de ar no motor, pois o motor turbo só funciona plenamente quando há pressão suficiente para ativar as hélices da turbina, a partir dos gases liberados pelo escapamento do carro.

Graças a tecnologia, esse lag é praticamente inexistente nos carros modernos.

Porém, em outros tempos, o Audi Quattro – um dos pioneiros deste sistema em carros de produção, por exemplo, essa reposta demorava bem mais, fazendo com que o piloto tivesse que planejar antecipadamente uma pisada mais forte no acelerador e assim atingir uma velocidade maior.

turbo
Motor Turbo

O mesmo acontece em carros que tiveram os propulsores adaptados, instalando a turbina no motor original do automóvel. 

Já nos carros montados com o tradicional motor aspirado, o propulsor não precisa dessa ajuda da turbina para coletar/impulsionar ar, pois a admissão é feita de maneira natural, dentro do próprio cilindro.

Neste caso, o que interfere na potência, é o tamanho, perfil e o curso dos cilindros, pois o escapamento vai direto para fora do veículo.

Apesar das tendências, é sempre válida a discussão entre as duas alternativas na hora de escolher um carro, seja para o trabalho ou lazer, passeio ou viagem, hobby ou corrida.

Cada característica atende a um público, conforme preço e desempenho do conjunto completo. 

E você, prefere essa nova abordagem econômica dos turbinados atuais ou prefere os tradicionais aspirados? 

onix promoção
Artigos relacionados
Carros

Porsche 959: O Supercarro que Revolucionou os Anos 80

2 Mins de leitura
Com 450 cv e 315 km/h, o Porsche 959 era um monstro das pistas. Saiba tudo sobre esse clássico lendário e sua tecnologia inovadora!
Carros

Ford Escort RS Cosworth: O Ícone dos Anos 90

3 Mins de leitura
Conheça o Ford Escort RS Cosworth, o esportivo dos anos 90 que brilhou nos ralis e nas ruas, com 227 cv, tração integral e design marcante.
Carros

Blower V8: Potência, Estilo e Tradição

3 Mins de leitura
Blowers em motores V8: mais potência, estilo e tradição. Saiba tudo sobre essa tecnologia que revolucionou os carros de alta performance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *