fbpx
Notícias sobre o Mundo Automotivo

Motor: turbo vs aspirado. Qual você prefere?

Nova tendência no Brasil e no mundo tem popularizado o motor turbo.

Sempre em busca de melhor desempenho com mais economia, a indústria automotiva trabalha forte na eletrificação da frota de veículos no mundo todo.

Enquanto a popularização dos carros elétricos e/ou híbridos esbarra, principalmente no preço e também no ciclo natural da modernidade e comercialização, a aposta economicamente mais acessível ao consumidor são os carros equipados com motor turbo. 

Um dos exemplos mais famosos do mercado é o da Volkswagen com o motor TSiTurbocharged Stratified Injection, inicialmente montado em conjuntos 1.0 com três cilindros.

motor
Motor Aspirado

Com tamanho reduzido e mais potência, faz muita diferença na hora da escolha de um modelo, pois além de aumentar a força do carro, contribui para a economia de combustível. 

No entanto, os turbinados tem que lidar com o Turbo Lag, que nada mais é que o intervalo de tempo entre o condutor pisar no acelerador até isso se transformar em maior pressão de ar no motor, pois o motor turbo só funciona plenamente quando há pressão suficiente para ativar as hélices da turbina, a partir dos gases liberados pelo escapamento do carro.

Graças a tecnologia, esse lag é praticamente inexistente nos carros modernos.

Porém, em outros tempos, o Audi Quattro – um dos pioneiros deste sistema em carros de produção, por exemplo, essa reposta demorava bem mais, fazendo com que o piloto tivesse que planejar antecipadamente uma pisada mais forte no acelerador e assim atingir uma velocidade maior.

turbo
Motor Turbo

O mesmo acontece em carros que tiveram os propulsores adaptados, instalando a turbina no motor original do automóvel. 

Já nos carros montados com o tradicional motor aspirado, o propulsor não precisa dessa ajuda da turbina para coletar/impulsionar ar, pois a admissão é feita de maneira natural, dentro do próprio cilindro.

Neste caso, o que interfere na potência, é o tamanho, perfil e o curso dos cilindros, pois o escapamento vai direto para fora do veículo.

Apesar das tendências, é sempre válida a discussão entre as duas alternativas na hora de escolher um carro, seja para o trabalho ou lazer, passeio ou viagem, hobby ou corrida.

Cada característica atende a um público, conforme preço e desempenho do conjunto completo. 

E você, prefere essa nova abordagem econômica dos turbinados atuais ou prefere os tradicionais aspirados? 

PULSE
Artigos relacionados
Carros

2025: O Ano dos Novos Lançamentos da Volkswagen

8 Mins de leitura
Seu guia definitivo para os Volks lançamento! Descubra o fenômeno Tera, o luxuoso Novo Tiguan e as atualizações do Nivus e T-Cross. Imperdível para entusiastas!
Carros

Recorde nas Vendas: Volkswagen Tera - O Novo Carro da Volkswagen

6 Mins de leitura
Desvende o novo carro da Volkswagen, o Tera. O SUV que bateu recordes de venda no Brasil e redefine a categoria. Confira!
Carros

VW Tera: O SUV Compacto que Vendeu 12 mil em 50 minutos

4 Mins de leitura
Quando um carro esgota em 50 minutos, é sinal de que algo muito grande está acontecendo. E foi exatamente isso que rolou com o VW Tera, o novo SUV compacto da Volkswagen, que chegou ao…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *