Se você é um entusiasta automotivo, com certeza já ouviu falar da família de motores Toyota JZ. Essas máquinas de seis cilindros conquistaram o coração de apaixonados por carros em todo o mundo. Neste artigo, mergulharemos fundo nesse universo e exploraremos a evolução, características e o destaque do lendário motor 2JZ. Prepare-se para uma viagem no tempo através das gerações e descubra por que o motor 2JZ é uma referência no mundo do tuning e da alta performance.
A Saga da Família de Motores JZ
A família de motores Toyota JZ é um conjunto de propulsores de seis cilindros que ganharam destaque nos automóveis da Toyota. Essa linhagem substituiu os motores de seis cilindros da série M e se dividiu em duas principais variantes: o motor 1JZ e o lendário motor 2JZ. Vamos explorar cada um deles.
O Pioneiro: Motor 1JZ
O motor 1JZ, com 2.492 cc, fez sua estreia em 1990 e manteve-se em produção até 2007. Ele se destacou em versões como o 1JZ-GE, com uma taxa de compressão de 10:1, produzindo 125 kW (168 bhp) em sua versão não turbo. No entanto, o verdadeiro destaque foi o 1JZ-GTE, uma versão biturbo do 1JZ, que entregava impressionantes 280 PS (206 kW) e 363 N⋅m (268 lb⋅ft).
A terceira geração do 1JZ-GTE, introduzida por volta de 1996 com VVT-i e uma única turbina, elevou a eficiência do motor. Além disso, o 1JZ-FSE, introduzido em 2000, foi uma versão de injeção direta focada na eficiência de combustível.
O Ícone: Motor 2JZ
O motor 2JZ, com 2.997 cc, entrou em cena em 1991 e foi produzido até 2007, apresentando o VVT-i a partir de 1995. Ele se destacou com variantes como o 2JZ-GE, que entregava de 215 a 230 PS e usava injeção sequencial de combustível, e o 2JZ-GTE, uma versão biturbo que produzia até 280 PS com VVT-i, sendo usado no icônico Toyota Supra.
Evolução para Eficiência
A eficiência sempre foi uma preocupação da Toyota, e variantes de injeção direta dos motores 1JZ e 2JZ foram desenvolvidas para reduzir emissões e consumo de combustível. O 2JZ-FSE, por exemplo, utilizava injeção direta e ostentava uma taxa de compressão de 11.3:1, produzindo 162 kW e 294 N⋅m. Modelos populares da Toyota, como Aristo, Supra e Crown, fizeram uso dessas evoluções tecnológicas.
O Motor 2JZ: Uma Lenda no Mundo da Preparação
Internacionalmente Famoso
O motor 2JZ da Toyota é um nome reverenciado no mercado internacional de preparação de motores, principalmente nos Estados Unidos. Sua reputação é sustentada por sua robustez e capacidade de atingir potências impressionantes.
Uma História de Sucesso
Lançado em 1991 no sedã Aristo e também presente no Lexus GS 300, o 2JZ rapidamente se tornou um ícone. Pertencente à família “JZ,” ele possui um layout de seis cilindros em linha e incorpora tecnologias avançadas, como injeção eletrônica sequencial.
Versatilidade e Potência
O 2JZ oferecia uma versão aspirada (2JZ-GE) com 230 cv e uma variação biturbo de fábrica, chamada 2JZ-GTE, que entregava impressionantes 280 cv. Ambos compartilhavam o mesmo bloco, mas tinham diferenças nos pistões, cabeçote e outros componentes.
O Supra: Uma Lenda Impulsionada pelo 2JZ
O Toyota Supra da quarta geração foi um dos carros mais notáveis a utilizar o motor 2JZ, consolidando ainda mais sua fama no Ocidente. O motor 2JZ recebeu um variador de fase VVT-i em 1997, aprimorando o desempenho em baixas rotações.
Adeus a uma Lenda
Infelizmente, o Supra deixou de utilizar o motor 2JZ em 2002, devido a regulamentações de emissões mais rigorosas no Japão. A Toyota optou por empregar motores da BMW na quinta geração do Supra, em 2019. No entanto, o motor 2JZ continuou no mercado japonês até 2007, passando por modificações para atender a normas de emissões mais restritas, resultando na variação 2JZ-FSE. Essas mudanças tinham como objetivo compensar as perdas de potência, mas o motor 2JZ ainda entregava 220 cv.
A Tradição de Motores de Seis Cilindros da Toyota
A Toyota possui uma rica história de motores de seis cilindros. Antes do surgimento do 2JZ, a empresa desenvolveu motores notáveis, como o Type A, Type B e Type F, além do motor M, lançado em 1965, que serviu como antecessor do 2JZ.
O 2JZ em Três Versões
O motor 2JZ, parte da família JZ, possui três versões notáveis. As duas primeiras foram lançadas nos primórdios dos anos 90, e o motor 2JZ-GTE é particularmente famoso no mundo do tuning devido à sua robustez e potencial de modificações.
- Em 1991, a Toyota lançou o motor 2JZ-GE, com 230 cv e 284 Nm.
- A versão GTE do 2JZ foi lançada no Japão, impressionando com 330 cv e 432 Nm.
- Em 1997, o 2JZ-GTE foi atualizado com a tecnologia VVT-i, atingindo 451 Nm.
- Em 2000, a Toyota introduziu o 2JZ-FSE de injeção direta, capaz de gerar 220 cv e 294 Nm.
O 2JZ-GTE: Um Monstro de Potência
O 2JZ-GTE é a versão mais notória da família 2JZ e merece destaque especial. É um favorito no mundo do tuning e da alta performance, sendo associado ao Toyota Supra MK IV e à série “Velozes e Furiosos.” Conhecido por sua robustez e potencial para modificações, ele é capaz de suportar mais de 1000 cv.
Especificações Técnicas do 2JZ-GTE
- Configuração: 6 cilindros em linha
- Válvulas: 24 válvulas
- Curso e Diâmetro: 86 mm
- Sistema de Alimentação: Biturbo
- Intercooler: Presente
O 2JZ-GTE VVT-i twin turbo oferece impressionantes 330 cv, 451 Nm de torque, um deslocamento de 2997 cm3, taxa de compressão de 8,5:1 e consumo de 11 l/100 km. Com um peso de 230 kg, esse motor é uma verdadeira obra-prima da engenharia automotiva.
Modificações para Mais Potência
Aumentar a potência do 2JZ-GTE requer modificações específicas, incluindo um sistema de sobrealimentação maior, intercooler, bomba de combustível de alta vazão, pistões forjados, árvores de cames mais robustas e muitos outros aprimoramentos.
O 2JZ: Uma Lenda Viva
O motor 2JZ da Toyota é amplamente conhecido no mundo automotivo, com uma reputação e seguidores fervorosos. Introduzido na quarta geração do Toyota Supra no início dos anos 1990, ele entregava 276 cavalos e 318 lb.-ft. de torque nos EUA. Sua confiabilidade, potencial para modificações e virabrequim forjado de fábrica o tornam uma escolha popular para carros de alto desempenho e uso diário.
No entanto, é importante notar que o 2JZ é mais pesado que alguns motores concorrentes e pode ser dispendioso de aprimorar. Mesmo assim, ele continua sendo uma escolha adorada por entusiastas de desempenho, e é amplamente utilizado em equipes de corrida, incluindo a Papadakis Racing, que conquistou quatro títulos do Formula Drift com motores 2JZ.
Um Motor Feito para o Drift
O motor 2JZ é especialmente adequado para o drift devido à sua ampla faixa de potência. Os motores de drift costumam usar turbos menores e perfis de comando de válvulas de curta duração para obter uma resposta mais rápida. Além disso, esses motores operam em altas rotações, o que exige sistemas de resfriamento de óleo eficazes.
Perguntas Frequentes – FAQ – Sobre o 2JZ
- O que é VVT-i e como afetou o desempenho do motor 1JZ? O VVT-i (Variable Valve Timing with Intelligence) é um sistema que ajusta o tempo de abertura das válvulas para otimizar o desempenho em diferentes faixas de rotação. Foi introduzido na terceira geração do motor 1JZ-GTE, melhorando a eficiência.
- Quais são as principais variantes do motor 2JZ? O motor 2JZ inclui o 2JZ-GE, uma versão aspirada, e o lendário 2JZ-GTE, uma versão biturbo.
- Qual é a reputação do motor 2JZ no mercado internacional? O motor 2JZ é amplamente conhecido e respeitado no mercado de preparação de motores, especialmente nos Estados Unidos, devido à sua robustez e potencial para alcançar alta potência.
- Em que carros o motor 2JZ foi utilizado? O motor 2JZ equipou uma variedade de veículos da Toyota, incluindo o Toyota Supra da quarta geração e o sedã Aristo, bem como o Lexus GS 300.
- Como o motor 2JZ evoluiu ao longo do tempo? O motor 2JZ passou por melhorias e atualizações, incluindo a adição da tecnologia VVT-i e variantes de injeção direta, como o 2JZ-FSE.
- Quais são as especificações técnicas do 2JZ-GTE?O 2JZ-GTE possui 6 cilindros, 24 válvulas, um deslocamento de 2997 cm3, configuração biturbo e intercooler. Ele é capaz de produzir 330 cv e 451 Nm de torque.
- O que é necessário para aumentar a potência do motor 2JZ? Para alcançar potências mais elevadas no motor 2JZ, modificações como um sistema de sobrealimentação maior, intercooler, pistões forjados e outros aprimoramentos são necessários.
- Por que o motor 2JZ é tão amado por entusiastas de carros? O motor 2JZ é apreciado por sua durabilidade, potencial para modificações e capacidade de lidar com potências extremamente altas. Sua reputação no mundo da preparação o torna um favorito entre os entusiastas.
Conclusão: O Legado do Motor 2JZ
O motor 2JZ da Toyota é uma verdadeira lenda no mundo automotivo. Com sua história rica, capacidade de modificações e potencial para altas potências, ele conquistou o coração de entusiastas de carros em todo o mundo. Mesmo com a evolução da indústria automotiva, o 2JZ continua a ser uma referência no universo do tuning e da alta performance.
Pilote o Opala seus Sonhos!
Compre o seu e-book e concorra!