fbpx
Carros

Land Rover Defender 110: conheça a história no Brasil

O off-road que entrou para a história automobilística

Forte, bruto, rústico, durável, eficiente… Este é o Land Rover Defender 110, um Off-Road, nascido no pós-guerra, e que até hoje desperta paixões por onde passa.

Um veículo que conquistou realeza, súditos, personalidades e meros cidadãos tendo em comum o gosto por aventura. Vamos conhecer nesse artigo, um pouco da história do Defender 110 no Brasil.

ORIGEM DO NOME

Land Rover significa “andarilho da terra”. Essa era a premissa do Defender: um carro para terrenos rurais, bruto e eficiente.

Desenhado para uso em fazendas e indústrias, o Land Rover original foi produzido até 1985. Houve até um breve período de sobreposição com o Defender, lançado em 1983. Ainda assim, os primeiros modelos eram chamados apenas de 90 e 110.

Os números eram referentes à distância entre eixos em polegadas. A nomenclatura Defender apareceu apenas em 1990. O nome apareceu para evitar confusão com o então recém lançado Discovery. Foi quando o modelo passou a ser oficialmente chamado de Defender 90 ou Defender 110.

Land Rover Defender 110 da Retornar
O robusto Defender é seu companheiro em qualquer viagem

O LAND ROVER DEFENDER NO BRASIL

O Brasil recebeu as primeiras unidades do Defender em novembro de 1948, quatro meses após começarem a ser produzidos na fábrica da marca em Solihull, na Inglaterra.

A empresa descrevia o veículo como um exemplar de “características revolucionárias, construído para prestar inestimáveis serviços ao agricultor, como trator, caminhão ou fonte de força, além de ser confortável como um carro de passeio”.

Porém, em dezembro de 2005, a produção, cerca de 800 unidades por ano, foi interrompida. O motivo? A Land Rover precisaria fazer alterações no motor do Land Rover Defender brasileiro para atender à nova legislação de emissões de poluentes para carros com motor a diesel, que entrou em vigor em 2006.

FEITO PARA DURAR

Está aí um carro que foi projetado para durar. Acredita-se que 70% dos modelos feitos desde 1948 ainda estão rodando por aí. Desde que passou a ser fabricado, o Defender já passou pela linha de montagem da BMW, da Ford, e hoje a fabricação pertence à indiana Tata Motors .

Mudam os donos da marca, mas o carro permanece firme e forte nas estradas.

Essa Milona Diesel MWM Sprint pode ser sua!

Compre o seu e-book e Participe!

Artigos relacionados
Ganhadores da Retornar

Quem Ganhou o Opala Amarelo da Retornar?

1 Mins de leitura
A Promoção “Retornar: Você de Força Nacional” da Retornar já tem um ganhador confirmado! O número sorteado foi o 221458 no concurso da Loteria Federal 5880, realizado em 03/07/2024. Seguindo a regra de aproximação superior…
CarrosPromoções

Como Concorrer a um Troller T4 XLT em Poucos Cliques

3 Mins de leitura
Descubra como este jipe robusto e personalizado pode ser seu e viva a verdadeira aventura off-road!
CarrosPromoções

Como Concorrer a Um Smart ForTwo em Poucos Cliques

2 Mins de leitura
Concorra a um Smart ForTwo CA 62 2010 na promoção Retornar: Você de Super Compacto! Veja como participar e ganhar este subcompacto cheio de estilo e eficiência.

18 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *