Bem-vindo ao artigo completo sobre o Fiat Tempra no Brasil! Lançado em 1991, o Tempra foi um dos carros mais populares da Fiat no mercado brasileiro durante a década de 1990. Com seu design elegante, desempenho confiável e recursos inovadores, o Tempra conquistou um lugar de destaque no coração dos entusiastas de carros no Brasil.
Disponível em diferentes configurações de motores no mercado internacional, incluindo opções a gasolina e diesel, o Tempra ofereceu uma experiência de condução única para os motoristas brasileiros. O modelo também apresentava recursos avançados para a época, como ar-condicionado digital e sistema de som com CD player.
Embora o Tempra tenha sido muito popular no Brasil durante seus anos de produção, a concorrência acirrada no mercado automotivo levou a uma diminuição gradual em sua popularidade. No entanto, para muitos brasileiros, o Tempra ainda é lembrado com carinho como um modelo icônico da Fiat.
Neste artigo completo sobre o Fiat Tempra no Brasil, vamos explorar a história, design, desempenho, recursos e muito mais deste modelo clássico. Então, se você é um fã do Tempra ou simplesmente está interessado em aprender mais sobre a história automotiva do Brasil, continue lendo!
Fiat Tempra na Europa
O Fiat Tempra surgiu na Europa, por isso é importante entender seu início até chegarmos à história do modelo no Brasil.
Por lá, o modelo surgiu em 1990, como uma variação sedan do modelo Tipo, um hatch.
O nome Tempra é italiano e significa temperamento, uma característica fundamental quando pensamos neste modelo.
Seu design é bastante moderno para o período, evocando equilíbrio, personalidade e com robustez, mostrando que o modelo abriga bem os passageiros e bagagens.
Suas dimensões eram generosas, somando 4,35 metros de comprimento, 1,69 de largura, com 550 litros de porta-malas, além de muito conforto para acomodar 5 passageiros com espaço.
Um modelo ideal para viagens ou para o conforto de toda a família nos trajetos cotidianos.
Naquele momento, chamavam a atenção no modelo o teto solar elétrico e o ar condicionado digital, itens que não eram ainda tão populares neste tipo de sedan.
Na Europa, havia modelos com gasolina, variando entre motor 1.4 com 76 cavalos e motor 2.0 com 115 cavalos. O modelo também estava disponível a diesel, com motor 1.9 e 65 cavalos de potência. Com o adicional de turbo, o modelo saltava para os 90 cavalos.
O Fiat Tempra seguiu sendo produzido na Europa até 1996, com diversas modificações, como por exemplo, o câmbio automático. Depois que deixou de ser produzido, foi substituído pelo Fiat Marea, um sedan mais moderno e mais próximo de modelos esportivos.
O sucessor Marea ganhou versão turbo posteriormente, além de uma versão perua, conhecida como Marea Weekend.
História do Fiat Tempra no Brasil
Em 1991 o Fiat Tempra foi apresentado no Brasil. Diferente da sua versão europeia, a promessa da Fiat era um carro mais luxuoso, um sedan de porte médio, ideal para acomodar com conforto e apresentar alta potência na estrada.
Ainda que mais luxuoso do que na Europa, onde Tempra ficava abaixo do Croma, no Brasil o Tempra se tornou o top de linha da Fiat nos anos 90.
Como o modelo brasileiro foi lançado quase que simultaneamente com o europeu, os dois eram bastante similares e estavam em pé de igualdade quanto ao conforto e desempenho.
A principal diferença estava em relação ao modelo em diesel, que não foi produzido no Brasil. No país, não é possível a produção de carros monobloco em diesel até os dias atuais.
Outra diferença é a ausência de piscas nas laterais, além de diferenças quanto ao design. O Tempra brasileiro também recebeu novos pontos de solda em seu chassi e reforços na suspensão, para ser mais resistente às ruas brasileiras.
Ouro e prata: as primeiras versões do Tempra no Brasil
Assim que foi lançado, o Tempra contava com as versões Ouro e Prata. A versão Ouro era mais completa e a versão Prata com detalhes mais básicos.
A primeira versão do Tempra no Brasil contava com motor 2.0 e 99 cavalos de potência. Contudo, apesar de um design moderno e luxuoso, o Tempra ainda era feito com o sistema de carburador, diferente de outros modelos que já contavam com injeção eletrônica.
O Monza e o Ômega, modelos da Chevrolet, contavam com esse detalhe além de outras características superiores.
Apesar de o carburador ser um ponto negativo, o acabamento refinado do Tempra no Brasil chamava a atenção.
O modelo possuía detalhes únicos, em nível de igualdade com o mercado europeu. Por ser um projeto único, era similar apenas ao tipo, sua versão hatch.
Quanto à concorrência, o Tempra competia com os já citados Monza e Ômega da Chevrolet, além do Santana da VW e o Ford Versailles.
Entre os detalhes que faziam o Tempra se destacar, estavam os ajustes de altura do banco do motorista, além dos ajustes de altura e profundidade do volante.
Luxuoso, porém não agradou tanto ao público
Apesar de ser o top de linha da Fiat no Brasil nos anos 90, o Tempra acabou ficando para trás em relação aos seus concorrentes por alguns detalhes.
A ausência da injeção eletrônica foi um fator crucial. Como consequência, o modelo também passou a ser inferior no quesito potência, já que perdia na performance por conta do carburador.
Outro problema comum na época eram os gases do escapamento, muitas vezes sentidos no interior do veículo durante o seu uso.
Esse motivo levou a um estigma do Tempra que ainda hoje é lembrado por muitos, além do seu apelido pouco agradável: ovo podre.
Novos modelos do Tempra no Brasil
Em 1992 foi lançado o Tempra Coupé, com duas portas. Por mais que o modelo buscasse atender o público por sua pegada esportiva, este foi um erro.
Naquele momento, o público passava a apreciar os carros com quatro portas por conta do conforto.
Em 1993, o Tempra perde o estigma de pouca potência com a chegada do Tempra 16 V. Seu motor 2.0 com 16 válvulas fazia com que o carro atingisse a velocidade de 202 km/h com seus 140 cavalos.
Para a parcela do público que ainda achava pouco, o modelo Tempra turbo foi apresentado pela Fiat em 1995. Agora, o modelo contava com a potência de 165 cavalos, a mesma potência do seu concorrente Ômega 3.0.
Muito além das diferenças de potência, o Tempra Turbo passou por várias reformulações no seu design. Ganhou um aerofólio traseiro, novas rodas com pegada esportiva, além de uma saia lateral também no estilo esportivo.
Por dentro, finalmente o Tempra se modernizou com computador de bordo, vidros elétricos, alarme, ar condicionado com controle automático e um painel moderno.
Similar ao Tempra Turbo, no mesmo ano a Fiat lançou o Tempra Stile, uma versão com o mesmo motor, mas com diferenças estéticas, com rodas diferentes e sem aerofólio. Nesta versão o Tempra era um sedan clássico familiar, mas com bastante potência.
Ainda em 1995, a Fiat também apresentou o Tempra SW, uma versão perua que não agradou muito o público por conta do seu design.
Mas acabou tendo um bom volume de vendas por conta do espaço interno e grande porta-malas, um dos maiores da época.
Últimas atualizações
Entre 1996 e 1998 o Tempra recebeu algumas atualizações estéticas como desenhos internos mais arredondados, novos faróis e novas lanternas.
Em 1998, o Tempra ganha uma versão com grade dianteira que não agradou tanto o público. É neste ano que o modelo se despede do público e abre as portas para o Marea.
A versão turbo do Tempra é uma das mais celebradas nos dias atuais e pudemos compreender que a Fiat agradou bastante o público esportivo com este modelo.
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