fbpx
Carros

Dino 246 GT: A Ferrari Que Não Era Ferrari

A história da submarca Dino, que foi uma colaboração entre a Ferrari e a FIAT, é uma narrativa intrigante que remonta à década de 1960. Para entender completamente o contexto dessa parceria e a criação dos carros Dino, é essencial explorar as circunstâncias que levaram à sua concepção.

O Contexto

A história da submarca Dino começou com uma tragédia pessoal. Enzo Ferrari, o lendário fundador da Ferrari, perdeu seu filho, Dino, que nasceu em 1932 e faleceu em 1956 aos 24 anos de idade devido à distrofia muscular de Duchenne. Dino Ferrari havia compartilhado com seu pai o sonho de criar carros esportivos excepcionais equipados com motores V6. Em homenagem ao seu filho, Enzo Ferrari decidiu adotar o nome “Dino” para designar os carros esportivos que seriam equipados com os motores projetados por Dino. Esses carros inicialmente eram destinados a competições, e a submarca Dino foi criada como uma lembrança emocional de seu filho.

Ferrari Dino

No entanto, Enzo Ferrari percebeu que a continuação da tradição familiar na gestão da Ferrari não era viável. Enzo, em sua idade avançada, começou a considerar propostas de compra da empresa, desde que sua autoridade na esfera esportiva fosse preservada.

O Intervenção da FIAT

A situação se agravou, levando a uma série de represálias por parte da poderosa Ford, que usou sua influência para prejudicar a Scuderia Ferrari nas competições automobilísticas. A FIA (Federação Internacional do Automóvel) também tornou as coisas difíceis para a Ferrari, aplicando interpretações rigorosas das regulamentações técnicas relativas ao número de carros a serem homologados para as corridas de Gran Turismo.

Ferrari Dino

Em um esforço para obter apoio das autoridades esportivas italianas, Enzo Ferrari tentou sem sucesso. Ele acabou devolvendo a licença esportiva italiana e inscrevendo seus carros sob as cores da NART (North American Racing Team) nas duas últimas corridas do Campeonato de Fórmula 1 de 1964.

Nesse cenário desafiador, a intervenção de Gianni Agnelli, um entusiasta e comprador de carros da Ferrari, provou ser providencial. Ele viu a oportunidade de uma parceria mutuamente benéfica entre as duas empresas, possivelmente levando a uma futura fusão ou aquisição da Ferrari pelo Grupo FIAT.

Ferrari Dino

Depois de várias conversas, mediadas pela habilidade diplomática de Francesco Bellicardi, o acordo foi finalizado em dezembro de 1964. Este acordo de cooperação industrial previa a colaboração na construção de quinhentos motores V6, em um prazo de doze meses, com o objetivo de cumprir os novos regulamentos da Fórmula 2 que entrariam em vigor em 1967.

O Legado Dino e O Seu Maior Trunfo: Dino 246 GT

A submarca Dino da Ferrari foi uma homenagem tocante a Dino Ferrari, que partilhava a paixão de seu pai por carros esportivos. Infelizmente, Dino faleceu precocemente em 1956, mas seu sonho de criar motores V6 excepcionais continuou a inspirar a Ferrari. Essa inspiração resultou na criação do Dino 246 GT e outros modelos notáveis.

Design Elegante

Ferrari Dino

O design do Ferrari Dino 246 GT é uma obra de arte automobilística. Criado pela renomada casa de design Pininfarina, o 246 GT exibe linhas elegantes, curvas suaves e proporções equilibradas. Seu corpo é uma sinfonia de aço e alumínio, resultando em uma estética atemporal. O interior também é igualmente elegante, com assentos em couro que abraçam o motorista e os passageiros.

Coração Poderoso

A verdadeira essência do Ferrari Dino 246 GT está sob o capô. Seu motor central traseiro abriga um V6 de 2,4 litros que produz 195 cavalos de potência. Esse motor foi conhecido por sua entrega suave de potência e um som de escape encantador. Combinado com uma transmissão manual de 5 velocidades, proporciona uma experiência de condução emocionante.

Ferrari Dino

A busca incessante da Ferrari por desempenho é evidente nas estatísticas do Dino 246 GT. Este carro esportivo pode acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos e atingir uma velocidade máxima de aproximadamente 240 km/h. Esses números eram impressionantes na época de seu lançamento e continuam a ser respeitáveis mesmo pelos padrões atuais.

Evolução: Ferrari Dino 246 GTS

Em 1972, a Ferrari lançou o Dino 246 GTS, uma versão conversível que permitia aos entusiastas experimentar a aceleração e o rugido do V6 enquanto desfrutavam do vento nos cabelos. A GTS manteve o poder e a elegância de seu antecessor, conquistando um lugar especial no coração dos fãs.

Ferrari Dino

Legado Duradouro

O Dino 246 GT não é apenas um carro; é um ícone da engenharia e do design automobilístico. Sua capacidade de oferecer desempenho fenomenal sem comprometer o conforto e a elegância o torna um veículo único. Mesmo décadas após sua produção inicial, o 246 GT continua sendo um carro cobiçado por colecionadores e uma fonte de inspiração para designers e entusiastas automobilísticos.

Ferrari Dino

Ficha Técnica – Ferrari Dino 246 GT (1972)

  • Motor: V6 de 2,4 litros
  • Potência: 195 cavalos de potência
  • Torque: 167 lb-ft (226 Nm)
  • Transmissão: Manual de 5 velocidades
  • Aceleração (0-100 km/h): Aproximadamente 7 segundos
  • Velocidade Máxima: Aproximadamente 240 km/h
  • Peso: Cerca de 1.100 kg
  • Produção Total: Aproximadamente 3.761 unidades
Ferrari Dino

Perguntas Frequentes sobre a Ferrari Dino e o Dino 246 GT

1. Qual é a relação entre a Ferrari e o nome “Dino”?

A submarca “Dino” foi criada pela Ferrari em homenagem a Alfredo “Dino” Ferrari, o filho do fundador da empresa, Enzo Ferrari. Dino tinha um amor compartilhado por carros esportivos e, após seu falecimento precoce em 1956, a Ferrari continuou a desenvolver carros sob essa marca, incluindo o icônico Dino 246 GT.

2. O que torna o Dino 246 GT especial?

O Dino 246 GT é especial por vários motivos. Ele é reconhecido por seu design elegante, com a assinatura da casa de design Pininfarina, e por seu motor V6 de 2,4 litros que produz um som de escape encantador. Esse carro esportivo oferece um equilíbrio notável entre desempenho e elegância, tornando-o uma referência na história automobilística.

3. Quando foi lançado o Dino 246 GT?

O Ferrari Dino 246 GT foi lançado em 1969 e permaneceu em produção até 1974. Uma versão conversível, o Dino 246 GTS, foi introduzida em 1972.

4. O Dino 246 GT é um carro de coleção?

Sim, o Dino 246 GT é altamente valorizado por colecionadores de carros clássicos devido à sua combinação de design elegante, desempenho emocionante e legado na história automobilística. As unidades bem mantidas e autênticas são consideradas peças raras e valiosas no mercado de colecionadores.

5. A Ferrari ainda produz carros sob a marca “Dino”?

Não, a Ferrari descontinuou a marca “Dino” após a produção do Dino 308 GT4 em 1976. Os modelos subsequentes foram comercializados sob o nome “Ferrari”. No entanto, o legado dos carros Dino continua a inspirar e impressionar entusiastas de carros em todo o mundo.

Conclusão

Ferrari Dino

Em conclusão, a Ferrari Dino e, especificamente, o Dino 246 GT, representam marcos notáveis na história automobilística. A submarca “Dino” é uma homenagem a Alfredo “Dino” Ferrari e encapsula a paixão e a inovação que caracterizam a Ferrari como fabricante de automóveis esportivos de prestígio. O Dino 246 GT se destaca por seu design atemporal, desempenho emocionante e pelo inconfundível som de seu motor V6 de 2,4 litros.

Este carro se tornou um ícone da indústria automobilística, mantendo seu charme ao longo das décadas e sendo altamente valorizado por colecionadores. A relação entre a Ferrari e a submarca Dino é um lembrete constante do compromisso da empresa com a excelência em engenharia e estilo.

Ferrari Dino

Mesmo que a marca “Dino” tenha sido descontinuada, seu legado vive nos corações dos entusiastas de carros e na apreciação contínua dos clássicos Ferrari Dino, que continuam a encantar e inspirar apaixonados por automóveis em todo o mundo.

ESSA F-1000 XL PODE SER SUA!

Dirija uma Milona Exclusiva!

Artigos relacionados
Promoções

Como Concorrer a Um Shelby Cobra Em Poucos Cliques

3 Mins de leitura
Conquiste a chance de pilotar um Shelby Cobra com motor V8. Sorteio dia 19/03/2025. Saiba como participar.
Carros

Pneu Largo: Vantagens e Desvantagens na Performance e Economia do Seu Carro

4 Mins de leitura
Entenda as vantagens e desvantagens de pneus largos e se essa modificação é ideal para o seu veículo.
Carros

Autolatina: A União Estratégica entre Ford e Volkswagen no Brasil

3 Mins de leitura
Conheça a história da Autolatina, a parceria entre Volkswagen e Ford que marcou a indústria automotiva nos anos 80 e 90.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *