Se você é um entusiasta de carros esportivos, com certeza já ouviu falar do Nissan Skyline GT-R R34. Este é um dos carros japoneses mais icônicos de todos os tempos, e sua história de desenvolvimento automotivo se estende por incríveis 40 anos. Neste artigo, vamos explorar a fascinante jornada do R34, desde seu antecessor lendário até sua transformação em um objeto de desejo após três décadas de sua produção.
A Ascensão do Godzilla: O Antecessor R32 GT-R
O Nissan Skyline GT-R R34 tem suas raízes no lendário R32 GT-R, que ganhou o apelido de “Godzilla” após sua impressionante vitória no Campeonato Japonês de Carros de Turismo. O R32 GT-R mostrou ao mundo que a engenharia japonesa poderia competir com as melhores do mundo, e isso preparou o terreno para o R34.
O apelido “Godzilla” não veio por acaso. O R32 GT-R dominou as pistas de corrida, conquistando vitórias de forma avassaladora, deixando seus concorrentes para trás. Isso solidificou sua reputação como um monstro nas pistas, daí o nome “Godzilla”.
O R34: Uma Produção Curta, mas Impactante
Ao contrário de seus antecessores, o R34 GT-R teve uma produção relativamente curta, ocorrendo entre 1999 e 2002, com um total de 11.578 unidades fabricadas. No entanto, foi durante esses anos que o R34 se estabeleceu como um verdadeiro ícone automotivo.
Embora tenha tido uma produção mais curta em comparação com os modelos anteriores, o R34 GT-R deixou uma marca indelével na história automotiva. Sua combinação de desempenho arrebatador e design marcante conquistou os corações dos entusiastas de carros em todo o mundo.
Variações do Skyline R34 GT-R
O R34 GT-R não era apenas um carro, mas uma família de veículos que incluía modelos como Series 1, Series 2, V-Spec e M-Spec. Encontrar um V-Spec II era uma tarefa árdua, pois apenas 1.855 unidades foram produzidas. Além disso, a Nissan criou modelos especiais para homenagear a conexão do carro com o lendário circuito de Nürburgring, como o V-Spec II Nur e o M-Spec Nur.
Cada uma dessas variações tinha suas próprias características distintas, desde ajustes de suspensão até melhorias no interior. Essas versões especiais aprimoraram ainda mais o status de culto do R34 GT-R.
Sob o Capô do R34 GT-R
Todos os R34 GT-Rs eram equipados com uma transmissão manual de seis velocidades e tração nas quatro rodas. No entanto, o verdadeiro destaque estava sob o capô. O motor RB26DETT, famoso entre os aficionados por carros, oferecia um potencial de ajuste para até 600 cavalos de potência.
O motor RB26DETT era uma obra-prima da engenharia, com dois turbocompressores que entregavam uma aceleração impressionante e uma experiência de direção emocionante. Sua capacidade de produzir potência com facilidade o tornou uma escolha popular entre os entusiastas que desejavam personalizar seus carros.
Desempenho de Arrancar o Fôlego
O desempenho do R34 GT-R era de tirar o fôlego. Ele podia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 327 km/h em 2003. Seu preço atual reflete seu status de supercarro icônico, com alguns exemplares do Z-Tune alcançando valores de sete dígitos.
Essa impressionante aceleração e velocidade máxima fizeram do R34 GT-R um carro que competia com os melhores supercarros do mundo, mas a um preço muito mais acessível.
Conquistas do Skyline R34 nas Pistas e nas Ruas
O R34 GT-R não era apenas uma máquina potente, mas também tinha sucesso nas pistas. Em 2003, Masashi Motoyama conquistou o título no Campeonato Japonês de Carros de Turismo, solidificando ainda mais a reputação do R34.
Essas vitórias nas pistas ajudaram a elevar ainda mais o status do R34 GT-R, mostrando que não era apenas um carro esportivo bonito, mas também um competidor de alto nível.
Dirigibilidade de Alto Nível
Além da potência bruta, a dirigibilidade do R34 era elogiada. Os controles eram harmoniosos, a caixa de câmbio Getrag de seis marchas oferecia trocas precisas, e a direção transmitia uma sensação de controle total. Era um carro construído para enfrentar as autobahns alemãs, com estabilidade e desempenho notáveis.
A suspensão do R34, especialmente no modelo V-Spec, foi projetada para fornecer aderência excepcional nas curvas, tornando-o um carro que inspirava confiança ao ser conduzido em altas velocidades. Essa combinação de potência e controle o tornava uma verdadeira experiência de direção esportiva.
Variações V-Spec e Suspensão Controlada
O R34 V-Spec era equipado com tração nas quatro rodas e um diferencial traseiro ativo. Sua suspensão V-Spec era firme, mas controlada, tornando-o adequado para as estradas do Reino Unido. Em resumo, o R34 era um carro para motoristas que apreciavam a combinação perfeita de desempenho e controle.
O sistema de tração nas quatro rodas ATTESA E-TS proporcionava uma tração excepcional, mesmo em condições adversas, tornando o R34 GT-R adequado tanto para pistas de corrida quanto para estradas cotidianas.
Rivais de Época e Desempenho Oficial
Na época, o R34 GT-R tinha concorrentes de peso, como o Toyota Supra, Honda NSX e Mazda RX-7. Seu desempenho oficial incluía 276 cavalos e uma aceleração de 0 a 60 mph em 4,8 segundos, números impressionantes para a época. Em 1999, seu preço era de £50.000, o que refletia seu status de supercarro.
O R34 GT-R não apenas competia com sucesso em termos de desempenho, mas também estabeleceu novos padrões de qualidade e inovação para a época. Sua capacidade de oferecer tanto desempenho quanto conforto o tornou uma escolha atraente para aqueles que desejavam um carro esportivo versátil.
Vale mencionar que nem todas as versões do R34 GT-R tinham o motor RB26DETT famoso por sua potência. Em 2002, durante a temporada JGTC, a Nissan substituiu o RB26DETT pelo motor VQ30DETT no Skyline GT-R R34 GT500 de corrida. Além disso, o sistema de tração nas quatro rodas ATTESA E-TS também estava presente em outros modelos R34, não apenas no GT-R R34.
O R34 GT-R era oferecido em várias cores especiais e edições limitadas, tornando cada exemplar único. Seu aerofólio traseiro ativo, que se ajustava automaticamente à velocidade, era uma característica tecnológica impressionante.
Fãs e Cultura Popular
O Nissan GT-R tem uma base de fãs cult muito grande, rivalizando com a Porsche 911. Existem dois grupos principais de fãs: os que preferem o R35 GT-R mais recente e os que têm uma paixão ardente pelos modelos mais antigos baseados no Nissan Skyline. O GT-R R34 é considerado a encarnação definitiva do Nissan Skyline e foi apelidado carinhosamente de “Godzilla”.
Seja pela sua história de sucesso nas pistas, pelo design icônico ou pelo desempenho de tirar o fôlego, o R34 GT-R conquistou um lugar especial no coração dos entusiastas de carros em todo o mundo.
O Skyline R34 nos Filmes e no Mercado de Colecionadores
Para muitos, o R34 GT-R de 2001 se tornou ainda mais famoso devido à sua associação com a franquia de filmes “Velozes e Furiosos”, onde era o carro favorito do personagem Brian O’Conner, interpretado por Paul Walker. Em um leilão da casa Mecum, esse carro icônico foi vendido por US$ 577 mil, equivalente a R$ 2,98 milhões na cotação atual. Sua raridade, modificações únicas e a associação com os filmes contribuíram para seu alto valor de venda.
Embora o Skyline GT-R tenha sido usado em campanhas publicitárias relacionadas aos filmes, ele nunca apareceu nas telonas. Paul Walker dirigiu o carro por um total de 30 mil km, deixando uma marca inegável na história automotiva.
Conclusão
O Nissan Skyline GT-R R34 é muito mais do que um carro esportivo; é um ícone que transcende gerações. Sua história de 40 anos, seu desempenho arrebatador e seu apelido lendário de “Godzilla” o tornam uma peça inestimável do mundo automotivo. Quer você seja um fã dos modelos mais antigos ou do R35 mais recente, o legado do R34 GT-R é inegavelmente impressionante. E, assim como o R34 evoluiu ao longo dos anos, sua influência perdura, inspirando apaixonados por carros em todo o mundo.
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