fbpx
Carros

Skyline R34 GT-R: A Máquina dos Sonhos

Se você é um entusiasta de carros esportivos, com certeza já ouviu falar do Nissan Skyline GT-R R34. Este é um dos carros japoneses mais icônicos de todos os tempos, e sua história de desenvolvimento automotivo se estende por incríveis 40 anos. Neste artigo, vamos explorar a fascinante jornada do R34, desde seu antecessor lendário até sua transformação em um objeto de desejo após três décadas de sua produção.

A Ascensão do Godzilla: O Antecessor R32 GT-R

O Nissan Skyline GT-R R34 tem suas raízes no lendário R32 GT-R, que ganhou o apelido de “Godzilla” após sua impressionante vitória no Campeonato Japonês de Carros de Turismo. O R32 GT-R mostrou ao mundo que a engenharia japonesa poderia competir com as melhores do mundo, e isso preparou o terreno para o R34.

SKYLINE R32 BRANCO

O apelido “Godzilla” não veio por acaso. O R32 GT-R dominou as pistas de corrida, conquistando vitórias de forma avassaladora, deixando seus concorrentes para trás. Isso solidificou sua reputação como um monstro nas pistas, daí o nome “Godzilla”.

O R34: Uma Produção Curta, mas Impactante

Ao contrário de seus antecessores, o R34 GT-R teve uma produção relativamente curta, ocorrendo entre 1999 e 2002, com um total de 11.578 unidades fabricadas. No entanto, foi durante esses anos que o R34 se estabeleceu como um verdadeiro ícone automotivo.

NISSAN SKYLINE R34 CINZA

Embora tenha tido uma produção mais curta em comparação com os modelos anteriores, o R34 GT-R deixou uma marca indelével na história automotiva. Sua combinação de desempenho arrebatador e design marcante conquistou os corações dos entusiastas de carros em todo o mundo.

Variações do Skyline R34 GT-R

O R34 GT-R não era apenas um carro, mas uma família de veículos que incluía modelos como Series 1, Series 2, V-Spec e M-Spec. Encontrar um V-Spec II era uma tarefa árdua, pois apenas 1.855 unidades foram produzidas. Além disso, a Nissan criou modelos especiais para homenagear a conexão do carro com o lendário circuito de Nürburgring, como o V-Spec II Nur e o M-Spec Nur.

NISSAN SKYLINE R34 VSPEC BRANCO

Cada uma dessas variações tinha suas próprias características distintas, desde ajustes de suspensão até melhorias no interior. Essas versões especiais aprimoraram ainda mais o status de culto do R34 GT-R.

Sob o Capô do R34 GT-R

Todos os R34 GT-Rs eram equipados com uma transmissão manual de seis velocidades e tração nas quatro rodas. No entanto, o verdadeiro destaque estava sob o capô. O motor RB26DETT, famoso entre os aficionados por carros, oferecia um potencial de ajuste para até 600 cavalos de potência.

NISSAN SKYLINE R34 BRANCO DE CAPO ABERTO

O motor RB26DETT era uma obra-prima da engenharia, com dois turbocompressores que entregavam uma aceleração impressionante e uma experiência de direção emocionante. Sua capacidade de produzir potência com facilidade o tornou uma escolha popular entre os entusiastas que desejavam personalizar seus carros.

Desempenho de Arrancar o Fôlego

O desempenho do R34 GT-R era de tirar o fôlego. Ele podia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 327 km/h em 2003. Seu preço atual reflete seu status de supercarro icônico, com alguns exemplares do Z-Tune alcançando valores de sete dígitos.

NISSAN SKYLINE R34 BRANCO

Essa impressionante aceleração e velocidade máxima fizeram do R34 GT-R um carro que competia com os melhores supercarros do mundo, mas a um preço muito mais acessível.

Conquistas do Skyline R34 nas Pistas e nas Ruas

O R34 GT-R não era apenas uma máquina potente, mas também tinha sucesso nas pistas. Em 2003, Masashi Motoyama conquistou o título no Campeonato Japonês de Carros de Turismo, solidificando ainda mais a reputação do R34.

Essas vitórias nas pistas ajudaram a elevar ainda mais o status do R34 GT-R, mostrando que não era apenas um carro esportivo bonito, mas também um competidor de alto nível.

Dirigibilidade de Alto Nível

Além da potência bruta, a dirigibilidade do R34 era elogiada. Os controles eram harmoniosos, a caixa de câmbio Getrag de seis marchas oferecia trocas precisas, e a direção transmitia uma sensação de controle total. Era um carro construído para enfrentar as autobahns alemãs, com estabilidade e desempenho notáveis.

NISSAN SKYLINE R34 CINZA

A suspensão do R34, especialmente no modelo V-Spec, foi projetada para fornecer aderência excepcional nas curvas, tornando-o um carro que inspirava confiança ao ser conduzido em altas velocidades. Essa combinação de potência e controle o tornava uma verdadeira experiência de direção esportiva.

Variações V-Spec e Suspensão Controlada

O R34 V-Spec era equipado com tração nas quatro rodas e um diferencial traseiro ativo. Sua suspensão V-Spec era firme, mas controlada, tornando-o adequado para as estradas do Reino Unido. Em resumo, o R34 era um carro para motoristas que apreciavam a combinação perfeita de desempenho e controle.

NISSAN SKYLINE R34 CINZA

O sistema de tração nas quatro rodas ATTESA E-TS proporcionava uma tração excepcional, mesmo em condições adversas, tornando o R34 GT-R adequado tanto para pistas de corrida quanto para estradas cotidianas.

Rivais de Época e Desempenho Oficial

Na época, o R34 GT-R tinha concorrentes de peso, como o Toyota Supra, Honda NSX e Mazda RX-7. Seu desempenho oficial incluía 276 cavalos e uma aceleração de 0 a 60 mph em 4,8 segundos, números impressionantes para a época. Em 1999, seu preço era de £50.000, o que refletia seu status de supercarro.

NISSAN SKYLINE R34 AO LADO DE RX7

O R34 GT-R não apenas competia com sucesso em termos de desempenho, mas também estabeleceu novos padrões de qualidade e inovação para a época. Sua capacidade de oferecer tanto desempenho quanto conforto o tornou uma escolha atraente para aqueles que desejavam um carro esportivo versátil.

Vale mencionar que nem todas as versões do R34 GT-R tinham o motor RB26DETT famoso por sua potência. Em 2002, durante a temporada JGTC, a Nissan substituiu o RB26DETT pelo motor VQ30DETT no Skyline GT-R R34 GT500 de corrida. Além disso, o sistema de tração nas quatro rodas ATTESA E-TS também estava presente em outros modelos R34, não apenas no GT-R R34.

DOIS NISSAN SKYLINE R34 CINZA

O R34 GT-R era oferecido em várias cores especiais e edições limitadas, tornando cada exemplar único. Seu aerofólio traseiro ativo, que se ajustava automaticamente à velocidade, era uma característica tecnológica impressionante.

O Nissan GT-R tem uma base de fãs cult muito grande, rivalizando com a Porsche 911. Existem dois grupos principais de fãs: os que preferem o R35 GT-R mais recente e os que têm uma paixão ardente pelos modelos mais antigos baseados no Nissan Skyline. O GT-R R34 é considerado a encarnação definitiva do Nissan Skyline e foi apelidado carinhosamente de “Godzilla”.

NISSAN SKYLINE R34 VERDE

Seja pela sua história de sucesso nas pistas, pelo design icônico ou pelo desempenho de tirar o fôlego, o R34 GT-R conquistou um lugar especial no coração dos entusiastas de carros em todo o mundo.

O Skyline R34 nos Filmes e no Mercado de Colecionadores

Para muitos, o R34 GT-R de 2001 se tornou ainda mais famoso devido à sua associação com a franquia de filmes “Velozes e Furiosos”, onde era o carro favorito do personagem Brian O’Conner, interpretado por Paul Walker. Em um leilão da casa Mecum, esse carro icônico foi vendido por US$ 577 mil, equivalente a R$ 2,98 milhões na cotação atual. Sua raridade, modificações únicas e a associação com os filmes contribuíram para seu alto valor de venda.

R34 que pertenceu a Paul Walker não apareceu nas filmagens. Autoesporte
R34 que pertenceu a Paul Walker não apareceu nas filmagens. Autoesporte

Embora o Skyline GT-R tenha sido usado em campanhas publicitárias relacionadas aos filmes, ele nunca apareceu nas telonas. Paul Walker dirigiu o carro por um total de 30 mil km, deixando uma marca inegável na história automotiva.

Conclusão

NISSAN SKYLINE R34 CINZA E TOYOTA SUPRA

O Nissan Skyline GT-R R34 é muito mais do que um carro esportivo; é um ícone que transcende gerações. Sua história de 40 anos, seu desempenho arrebatador e seu apelido lendário de “Godzilla” o tornam uma peça inestimável do mundo automotivo. Quer você seja um fã dos modelos mais antigos ou do R35 mais recente, o legado do R34 GT-R é inegavelmente impressionante. E, assim como o R34 evoluiu ao longo dos anos, sua influência perdura, inspirando apaixonados por carros em todo o mundo.

Jeep Renegade da Retornar

Você de Renegade 0KM!

Já se imaginou andando de carro do ano?

Artigos relacionados
CarrosNotícias sobre o Mundo Automotivo

Carros Mais Potentes Até 200 Mil em 2024

3 Mins de leitura
Encontre os carros mais potentes até 200 mil reais em 2024! Saiba mais sobre os modelos e como a relação peso/potência influencia no desempenho.
CarrosNotícias sobre o Mundo Automotivo

Top 5 Carros Mais Caros do Mundo

2 Mins de leitura
Descubra os 5 carros mais caros do mundo, desde o futurista SP Automotive Chaos até o luxuoso Rolls-Royce La Rose Noire Droptail.
Carros

Corolla GR Sport: O Sedã Com Pegada Esportiva da Toyota

3 Mins de leitura
Conheça suas características, diferenças em relação ao Corolla padrão e por que pode ser uma opção interessante para quem busca um carro com visual esportivo e alguns aprimoramentos de desempenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *