Uma década marcada pela variedade de carros à venda no mercado brasileiro, os anos 70 foram palco de vários modelos clássicos que capturam nossa atenção ainda hoje, quando os vemos desfilando pelas ruas.
O que talvez alguns não saibam, ou não se lembram, é que muitos desses modelos, foram fabricados décadas antes, mas atingiram o auge de vendas nos anos 70. Marcando nossas memórias e imaginário.
Confira nessa seção nostalgia, os 10 carros mais vendidos na década de 1970!
Volkswagen Fusca
![Fusca Azul da Retornar que marcou os anos 70](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/MGN06413-1024x683.jpg)
O primeiro milhão de veículos produzidos deste modelo, ocorreu na década de 70, e em 1972, atingiu a marca de carro mais vendido do mundo. Lançado, oficialmente, em 1959, o popularmente conhecido no Brasil como Fusca, é o primeiro modelo de carro produzido pela Volkswagen.
Em 1925, o engenheiro Béla Barényi, apresentou um conceito semelhante ao que hoje conhecemos como Fusca.
Mas foi Ferdinand Porsche que, ao compartilhar suas ideias com Hitler como parte de seu “Estudo Sobre o Desenho e Construção do Carro Popular Alemão”, retomou um antigo protótipo, entre 1934 e 1937, lançando o primeiro modelo em 1940, chamado KdF Wagen, cuja produção foi interrompida com a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Após a guerra, a fábrica do projeto Volkswagen foi reativada em 1945 sob controle britânico. O Fusca dominou o mercado gradualmente. E no Brasil, o modelo passou a ser importado em 1950.
Contamos um pouco mais sobre como este carro tão marcante, fez história em nossa terrinha. Basta clicar aqui e conhecer afundo e se surpreender com todas as versões do nosso querido Fusquinha.
Opala
![Opala da Retornar, um dos carros clássicos que fez sucesso nos anos 70](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/DSC08351-1024x683.jpg)
Produzido entre 1968 e 1992, o Chevrolet Opala foi apresentado aos brasileiros no Salão do Automóvel de São Paulo, em 1968 e, só nos primeiros 10 anos de produção, foram fabricadas 500 mil unidades.
O Opala teve rápida e grande aceitação do público, tornando-se um veículo consagrado, atingindo o status de coleção.
Combinando a carroceria do alemão Opel Commodore e do norte-americano Chevrolet Impala, o Opala foi fabricado em São Caetano do Sul, em São Paulo, contava com duas opções de motorização: quatro ou seis cilindros.
Tendo sofrido poucas alterações no projeto original até o fim de sua produção, o Chevrolet Opala contava com diversas versões, como:
- Standar/Especial;
- Luxo;
- Gran Luxo;
- Opala SS;
- Caravan;
- Comodoro;
- Diplomata.
Todo esse sucesso não poderia ficar de fora das nossas promoções. Que tal ver a história incrível de um dos carros mais desejados dos anos 70? Basta clicar no link: Opala, o carro que é paixão nacional.
Ford Belina
![](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Ford_Belina_early-1024x538.jpg)
Seguindo a versão Station Wagon, o Ford Belina foi lançado em 1970 e descontinuado em 1991. Com motor de 1.3, atualizado para 1.4 em 1973, contava com a versão básica, luxo e LDO. Em 1978, foi atualizado e passou a chamar Belina II. O modelo contava com três séries especiais:
- Cinco estrelas;
- Astro;
- Série especial.
Ford Rural Willys dos anos 70
![Rural Willys da Retornar. Potência e força com este super carro](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/DSC05562-1024x576.jpg)
Produzido pela montadora estadunidense Willys Overland, de 1946 até 1967, quando a fábrica foi comprada pela Ford, o Rural Willys iniciou produção no Brasil em 1970, com arquitetura inspirada na Brasília.
Descontinuado em 1977, com 182 mil unidades produzidas, o Ford Rural Willys é um jurássico dos atuais utilitários esportivos. Robusto, com espaço familiar e vocação off-road, os modelos brasileiros tinham tração 4×4 e 4×2, e potência de 90hp (cavalos-vapor).
Nós, aqui da Retornar, somos apaixonados por esses modelos Off Road, e por isso tivemos o prazer de ter um destes modelos aqui no nosso hangar. Quer saber mais detalhes da história incrível desse carro e de outros tão potente como ele? Então clique no link: Off Road: 5 carros 4×4 que marcaram história no Brasil
Volkswagen Karmann Ghia
![karmann ghia](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/karman_ghia-1024x683.jpg)
Produzido ente 1955 e 1975, o Volkswagen Karmann Ghia foi projetado pela empresa italiana Carrozeria Ghia e construído pela alemã Karmann.
O modelo esportivo integrou a produção da Volkswagen ocupada apenas pelo Fusca e pela Kombi, veículos mais robustos e resistentes para o período pós-guerra.
Com mais de 10 mil modelos vendidos só no primeiro ano, o Karmann Ghia contava com painéis de carroceria feitos a mão, liga especial e soldagem em linha; construção essa que, na época, era exclusiva para carros de luxo. Em 1961, um novo modelo foi lançado o Karmann Ghia 1500 ou Type 34 e, em 1970, o Karmann Ghia TC (Touring Coupê).
Volkswagen 1600
![Volkwagen 1600](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/volkswagen-1600-1024x683.jpg)
Conhecido como “Zé do Caixão”, por conta de suas formas retangulares como um esquife, o Volkswagen 1600 era derivado do alemão Typ 3. Lançado no Brasil em 1968, ficou reconhecido por suas formas marcantes.
Porém seu sucesso limitado, o levou a descontinuação em 1971, deixando alguns derivados como a Station Wagon Variant e o TL.
Ford Corcel
![Corcel 1977](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Corcel_1977.jpeg)
Produzido entre 1968 e 1986 pela Ford no Brasil, o projeto original do Corcel era da Willys Overland que o desenvolvia junto a Renault, quando foi comprada pela Ford em 1967.
Eleito carro do ano em 1969, 1973 e 1979 pela revista Autoesporte, o Corcel era inicialmente um sedã de quatro portas, que sofreu várias alterações em 1973, ficando parecido com o Ford Maverick. E em 1985, ganhou a frente do Del Rey e outros detalhes estilísticos. Entre os modelos desenvolvidos estão:
- Ford Corcel GT;
- Ford Corcel Bino;
- Ford Corcel GTXP;
- Corcel II.
Kombi
![Kombi: a nossa velha senhora que até hoje anda gerando suspiros por ai. Nosso coração é todo dela!](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/MGN05072-1024x683.jpg)
De construção robusta, a Kombi é o veículo mais antigo no mercado brasileiro, produzido ininterruptamente entre 1957 e 2013. Projetado em 1940 pelo holandês Ben Pon, seu nome vem do alemão Kombinationsfahrzeug e significa “veículo combinado”.
Precursora das vans de passageiros e de carga, a Kombi atingiu o marco de 41.083 unidades vendidas no país. E sofreu várias modificações e atualizações ao longo de sua história, até que a mudança de legislação em 2014, que prevê a obrigatoriedade de freio ABS e Airbag duplo, levou a sua descontinuação, visto que o projeto era incompatível com a lei.
A Kombi contou com algumas edições especiais, como a Carat, uma versão de luxo com teto alto, interior com tecido diferenciado, etc., a Série Prata, edição comemorativa com 200 unidades em 2005, a Edição 50 anos em 2007, e a Last Edition em 2013, com 1200 unidades.
Falar sobre a Kombi, com toda certeza, está entre o nosso top 10 de assuntos preferidos. Por isso, fizemos este artigo super completo, com histórias marcantes e várias versões que você precisa conhecer. Clique no link e se apaixone pela velha senhora que marcou muito mais que apenas os anos 70: Kombi: uma viagem marcante.
Ford LTD dos anos 70
![Ford Galaxie Retornar](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/prod-slide-6-1024x709.jpeg)
A versão luxuosa do Galaxie 500, o Ford LTD produzido entre 1969 e 1983 no Brasil, foi o primeiro carro fabricado no país com câmbio automático. Por ser um carro caro, luxuoso e exclusivo, era comercializado como “o carro menos vendido no Brasil”.
Já tivemos um Galaxie aqui na Garagem da Retornar, confira mais fotos do nosso querido Landau.
![Ford galaxie 500 dourado](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/prod-slide-7-300x208.jpeg)
![Ford Galaxie](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/prod-slide-3-300x208.jpeg)
Volkswagen Variant
![](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2022/05/volkwsagen-variant-1970.jpeg)
As modificações do Volkswagen 1600, lançado em 1969, resultaram em uma nova geração, o Variant II, em 1977. Inspirado na Brasília e no Passat transmitia a sensação de ser maior que seu antecessor e seu projeto foi produzido exclusivamente por engenheiros brasileiros.
Conhecido como o modelo mais evoluído dentre os derivados do Fusca, o “Variantão”, como era popularmente conhecido, foi produzido até 1981, com 293 mil unidades vendidas.
![](https://retornar.com.br/wp-content/uploads/2024/02/MGN04463-Sorteio-Maverick-Azul.jpg)
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