Neste artigo, vamos explorar os carros mais famosos do Brasil em cada década, desde os anos 60 até os anos 2000. Vamos mergulhar na história automotiva brasileira e relembrar alguns dos veículos que marcaram época por seu design, desempenho, conforto ou inovação.
Década de 60: Uma Era de Pioneirismo e Elegância
Aero Willys: O Símbolo do Luxo e da Elegância Brasileira
O Aero Willys foi o primeiro carro desenvolvido no Brasil, lançado em 1960. Era um veículo que exalava luxo e imponência, sendo desejado por muitos e respeitado por todos. Leia mais sobre ele clicando aqui!
Chevrolet Opala: O Luxo sobre Quatro Rodas
O Chevrolet Opala foi uma aposta ousada da General Motors em um carro luxuoso e confortável. Com faróis circulares, rodas cromadas e espaço para seis pessoas, o Opala conquistou o coração dos brasileiros.
Nascido nos anos 60, ele faz sucesso em todas as garagens do Brasil. Inclusive, pode aparecer na sua! Acompanhe neste link e entenda como você pode ganhar um Opalão!
Simca Chambord: O Luxo Nacional
O Simca Chambord foi o primeiro carro de luxo fabricado no Brasil, derivado do francês Simca Vedette. Apesar do desempenho inicial do motor V8 não ser tão satisfatório, o modelo foi aprimorado ao longo do tempo.
Puma GT: A Esportividade Nacional
O Puma GT surgiu como um protótipo de corrida em 1964 e se tornou um dos esportivos nacionais mais bem-sucedidos. Com design aerodinâmico e carroceria em fibra de vidro, o Puma GT era uma verdadeira máquina nas pistas. Escrevemos um pouco mais sobre ele aqui. Leia!
Década de 70: Variedade e Potência em Destaque
Volkswagen Fusca: O Clássico que Continuou Fazendo Sucesso
O Volkswagen Fusca é um dos carros mais conhecidos de todos os tempos e continuou sendo um sucesso nos anos 70, mantendo seu design clássico e motor competente. O Fusca é um carros que ficou famoso mundialmente. Veja quais países que contaram com o besourinho na sua frota lendo esse artigo!
Chevrolet Opala: O Luxo que se Renovava
O Chevrolet Opala já havia sido lançado em 1968, mas ganhou novas versões nos anos 70, incluindo o famoso Opala SS, um dos modelos mais desejados da época. Se você busca ter uma joia dessa na garagem, fizemos um artigo especial sobre o tema aqui!
O Opalão é o queridinho dos fanáticos por clássicos brasileiros, com um motor grande, muito luxo e um estilo único que faz justiça aos anos 70 e 80.
Todo amante de carros que se preze, já se imaginou dentro de um Opala. Se você sonha com isso assim como nós, corra no link e compre o seu e-book para concorrer a um Opalão exclusivo!
Ford Corcel: O Carro do Ano por Três Vezes
O Ford Corcel foi eleito pela revista Auto Esporte como carro do ano por três vezes nas décadas de 60 e 70. Com suas variações, o Corcel conquistou famílias e amantes de carros. Com o Corcel I e II, esse carro marcou época. Existe um artigo no blog Compre Car que conta um pouquinho mais sobre esse lendário carro. Leia!
Fiat 147: A Inovação em Forma de Carro
O Fiat 147 foi um dos primeiros carros da marca a ser produzido no Brasil, lançado em 1976. Com design inovador, o 147 se tornou um sucesso de vendas em todo o país.
Sabia que existiu uma versão Off-Road desse carro? Era o 127 Rustica! Leia mais aqui!
Chevrolet Chevette: O Moderno da Época
O Chevrolet Chevette, lançado em 1973, era um carro moderno e inovador, com motor 1.4L e tração traseira, sendo um dos veículos mais versáteis da década. Sabia que ele teve versão quatro portas? Leia mais!
Dodge Dart: O Símbolo de Status e Poder
O Dodge Dart era um carro potente e sofisticado, com motor V8, que se tornou um símbolo de status e poder nos anos 70. Sabe qual a diferença do Dart para o Charger? Leia aqui!
Volkswagen Brasília: A Inovação Popular
A Volkswagen Brasília, lançada em 1973, era um carro inovador e único, com motor 1.6L e tração traseira, que se tornou um dos modelos mais populares da época. A Brasília hoje é peça rara entre os entusiastas da cultura Air Cooled. Leia mais sobre essa cultura aqui no blog!
Década de 80: Variedade e Modernidade em Destaque
Volkswagen Gol: O Sucesso que se Mantém
O Volkswagen Gol é um dos carros mais conhecidos de todos os tempos que nasceu no fim dos anos 80. Sua chegada foi um sucesso imediato.
Chevrolet Monza: O Luxo que se Renovava
O Chevrolet Monza era símbolo de luxo quando foi lançado no Brasil nos anos 80. Era o mais procurado pelas famílias brasileiras que gostavam de bom espaço interno, tecnologia e conforto.
Ford Escort XR3: O Esportivo de Destaque
O Ford Escort XR3, lançado em 1983, foi um carro esportivo e moderno, que teve Ayrton Senna como garoto-propaganda. Com motor 1.6, o XR3 era uma máquina nas pistas.
Fiat Uno: O Compacto de Sucesso
O Fiat Uno, lançado em 1984 para substituir o Fiat 147, foi um sucesso de vendas em todo o país, graças ao seu design inovador e características únicas.
Chevrolet Chevette: A Modernidade em Forma de Carro
O Chevrolet Chevette, lançado em 1973, continuou sendo um carro moderno e inovador nos anos 80, com motor 1.4L e tração traseira, sendo um dos veículos mais versáteis da década.
Ford Del Rey: O Elegante da Época
O Ford Del Rey, lançado em 1981, era um carro elegante e sofisticado, com design quadrado impecável e uma série de itens de conforto e conveniência. Tanto na versão sedan quanto na versão perua, o Del Rey era sinônimo de luxo! Relembre os clássicos da Ford que deixaram saudades!
Década de 90: Variedade e Tecnologia em Destaque
Chevrolet Omega: O Luxo em Forma de Carro
O Chevrolet Omega, apresentado ao mercado em 1992, era um dos modelos mais luxuosos da GM nos anos 90, com motor 3.0 de seis cilindros e uma série de itens de conforto.
Hoje o Ômega ainda é buscado por entusiastas que gostam de potência e luxo de primeiríssima categoria. Acesse o link e encontre o seu!
Volkswagen Gol GTi: O Esportivo com Tecnologia
O Volkswagen Gol GTi, lançado em 1989, foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. Com motor 2.0 de 16 válvulas, o Gol GTi era um dos mais rápidos e esportivos da época.
Volkswagen Santana: O Conforto que se Renovava
O Volkswagen Santana, lançado em 1984, ganhou novas versões nos anos 90, incluindo o Executive, que era o topo de linha. Com motores potentes e uma série de itens de conforto, o Santana era um dos carros mais desejados da época.
Ford Escort XR3: O Esportivo que Continuava a Encantar
O Ford Escort XR3, lançado em 1983, continuava sendo um carro esportivo e moderno nos anos 90, com uma série de itens de tecnologia e conforto.
Sabia que o Escort tinha uma versão com tração nas quatro rodas? Leia mais aqui!
Fiat Uno: O Compacto que se Mantinha no Topo
O Fiat Uno, lançado em 1984, continuava sendo um sucesso de vendas nos anos 90, especialmente o Mille, que era o carro mais barato do mercado.
Chevrolet Kadett GSi: O Potente e Sofisticado
O Chevrolet Kadett GSi, lançado em 1989, era um carro potente e sofisticado, com motor 2.0 de 121 cv, que o tornava um dos mais rápidos da época e ainda vinha com bancos Recaro.
Fiat Tempra: A Inovação em Quatro Rodas
O Fiat Tempra, lançado em 1991, era o primeiro carro nacional com quatro portas e porta-malas integrado, além de ter um motor 2.0 de 99 cv e uma série de itens de conforto e conveniência.
Anos 2000: A Modernidade em Forma de Carros
Honda Civic: O Ícone da Honda
O Honda Civic, lançado no Brasil em 1997, continuava sendo um dos modelos mais vendidos e admirados da marca nos anos 2000, com design arrojado e tecnologia avançada.
Volkswagen Fox: O Compacto Versátil
O Volkswagen Fox, lançado em 2003, era um carro compacto e versátil, com motores eficientes e uma série de itens de conforto e conveniência.
Ford Ecosport: O Pioneiro dos SUVs Compactos
O Ford Ecosport, lançado em 2003, foi um dos primeiros SUVs compactos do Brasil e se tornou um sucesso de vendas, com uma série de itens de tecnologia e segurança.
Volkswagen Gol: O Clássico que se Modernizava
O Volkswagen Gol, lançado em 1989, continuava se renovando nos anos 2000, mantendo sua posição de destaque no mercado nacional.
Fiat Stilo: A Tecnologia sobre Quatro Rodas
O Fiat Stilo, lançado em 2002, se destacou por seus recursos tecnológicos avançados, como direção elétrica, Bluetooth e teto solar Sky Window.
Conclusão
Ao longo das décadas, o mercado automotivo brasileiro foi marcado por uma grande variedade de modelos que se destacaram por seu design, desempenho, conforto e inovação. Dos clássicos como o Fusca e o Opala, passando pelos inovadores como o Uno e o Gol, até os modernos como o Civic e o Ecosport, cada década teve seus carros mais famosos, que deixaram sua marca na história do país.
Esse Clássico pode ser seu!
Compre o seu e-book!