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Carros

Fusca: o queridinho do Brasil

O Fusca é o modelo que já esteve presente algumas vezes em nossa garagem, possui um dia nacional totalmente destinado a ele para comemorar, e apenas nessa informação você consegue entender a importância desse carro no Brasil.

O fusquinha dispensa apresentações, ele é o queridinho do Brasil, desde o início da sua produção aqui, em 1959.

Desde então, ele vem brilhando pelas estradas e até telinhas do mundo todo.

O besourinho, como ficou popularmente conhecido, já deu o ar de sua graça em várias produções, inclusive na capa do álbum mais famoso dos Beatles, o Abbey Road.

Fusca
Pirmiero Fusca (crédito de imagem: Auto Entusiastas Classic)

O Fusca foi um dos modelos de carros mais vendidos do Brasil durante décadas, e até hoje, podemos encontrar pessoas que são apaixonadas pelo seu modelo.

Mesmo que você não tenha uma história ou lembrança com um fusca, provavelmente os seus pais ou avós possuem.

Você pode chamá-lo de diferentes nomes. Pelo mundo todo, ele é conhecido como: Käfer, Coccinelle, Escarabajo, Maggiolino, Fusca, Beetle, Bug, Huevito, Dak Dak… mas vai se referir sempre à mesma paixão!

Fusca
Itamar Franco no Fusca (crédito de imagem: Acervo O Globo)

Em 1935, quando foi lançado, fazendo parte de um programa que o governo alemão apoiava para desenvolver um modelo de carro acessível para o povo, que fosse barato, econômico e resistente o suficiente.

Assim surgiu o nome Volkswagen, que significa “carro do povo” em alemão. Ele podia ser comprado por quase todos, ao preço de 990 marcos.

Esse projeto foi desenvolvido em grande parte do tempo em uma garagem do próprio fundador.

Suas características são tão marcantes que até os dias de hoje, os modelos dos Porsches possuem alguns traços do Fusca original.

Equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts, câmbio seco de quatro marchas, que até então só se fabricavam carros com caixa de câmbio até 3 marchas.

O Fusca tem um caso de amor com os motoristas que já dura mais de 80 anos!

Trajetória para produção do Fusca no Brasil

Fusca
Fusca 1986 – Última série (crédito de imagem: The Garage)

O Fusca foi criado para ser um carro pequeno, onde cabiam apenas duas pessoas adultas e no máximo três crianças. Sua capacidade e potência não eram muito altas, e ele chegava apenas a 100km/h.

Na época, para conseguir ter um Volkswagen Fusca em sua garagem, era preciso pagar o valor de 5 marcos por semana. O fusca era quitado em 49 semanas de pagamento, em um valor de 5 mil marcos, em média.

O modelo do Volkswagen Fusca foi o primeiro a ser fabricado pela fábrica, conquistando o posto de carro mais vendido em todo o mundo no ano de 1972.

Ele foi fabricado durante 45 anos pela fábrica alemã, e quando chegou ao fim de sua produção, mais de 21.529.400 unidades foram vendidas, sendo chamado por diversos nomes em diferentes lugares do mundo.

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A solução que a fábrica da Volkswagen teve foi improvisar uma produção do modelo em sistema CKD, em galpão que ficava localizado no bairro Ipiranga, na cidade de São Paulo.

Entre os anos de 1953 até o ano de 1958, aproximadamente 12 funcionários eram os responsáveis pela fabricação do modelo do fusca, que eram cerca de 2.268 unidades.

Esses modelos tinham motores de 4 cilindros refrigerados, 36 cavalos de potência no motor, ar de 1,2 litros, quatro marchas já com a primeira sincronizada e tração na parte traseira.

Com a nacionalização do Fusca, algumas novas características e dispositivos foram acrescentados, assim como novas evoluções foram feitas.

Dentre elas, era possível observar que a abertura das maçanetas na parte externa do carro era feita através de um botão.

O para-sol do carro passou a ser emborrachado, o volante era tipo cálice, dínamo de 160 Watts e vidro da parte traseira em forma de retângulo.

Essas alterações e inovações fizeram com que o fusca se tornasse praticamente 100% nacional, através da fabricação própria de carroceria e também da introdução da primeira marcha do carro já sincronizada.

No ano de 1986, o Fusca teve a sua produção interrompida pela primeira vez, e foi retomada apenas no ano de 1993, a pedido do atual presidente da época.

Essa última geração de modelos de fuscas ficou conhecida como Fusca Itamar por conta desse fato, durando até o ano de 1996 com cerca de 47 mil unidades de carros vendidos.

Esse é o maior clássico da história do automobilismo mundial e o maior ícone da marca Volkswagen.

Fusca 1970 frente
O clássico que conquistou e ainda conquista corações pelo mundo inteiro

Os fuscas atualmente

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New Beetle (crédito de imagem: Espiritu Racer)

Mesmo se você vivenciou a época do fusca, sabe que atualmente ainda é possível encontrar alguns modelos de carros passeando pelas ruas.

O ronco do motor é uma das características mais marcantes do carro por conta do seu modelo. Ele ainda não é um projeto para ser considerado de museu, e muitos amantes acreditam ser um modelo eterno.

Diferente dos modelos de carros antigos que chegaram até os dias atuais, o fusca não teve uma evolução de acordo com os avanços da modernidade, mas sim, permaneceu com suas características principais da época.

Como dissemos, a fabricação do fusca foi até o ano de 1996. Depois disso, a Volkswagen lançou um modelo, no ano de 1998, chamado de New Beetle.

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Esse modelo possui um design muito parecido com o modelo original do Fusca, mas as semelhanças são apenas no design mesmo.

Na mecânica do carro, o motor passou a ficar na parte da frente, sendo refrigerado a água. Os cilindros também passaram a ser dispostos em linha.

A proposta desse modelo não era mais ser um carro do povo, e em 2011, deve uma nova versão lançada, com um carro ainda mais esportivo e com um bom desempenho.

Para sempre o preferido dos brasileiros

Mesmo depois de 24 anos fora da linha de produção no Brasil, colecionadores e aficionados disputam os modelos e pagam valores que chegam facilmente a 100 mil reais por um exemplar.

O Fusca também ultrapassou as barreiras do imaginário e é figura de destaque na cultura popular, presente em livros, músicas, filmes, objetos de decoração e até móveis.

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Detalhes internos do Fusca 1970 da Retornar

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