Carros

Fusca: o queridinho do Brasil

O fusquinha dispensa apresentações, ele é o queridinho do Brasil, desde o início da sua produção aqui, em 1959. Desde então, ele vem brilhando pelas estradas e até telinhas do mundo todo. O besourinho, como ficou popularmente conhecido, já deu o ar de sua graça em várias produções, inclusive na capa do álbum mais famoso dos Beatles, o Abbey Road.

Você pode chamá-lo de diferentes nomes. Pelo mundo todo, ele é conhecido como: Käfer, Coccinelle, Escarabajo, Maggiolino, Fusca, Beetle, Bug, Huevito, Dak Dak… mas vai se referir sempre à mesma paixão!

Em 1935, quando foi lançado, o fusca podia ser comprado por quase todos, ao preço de 990 marcos. Equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts, câmbio seco de quatro marchas, que até então só se fabricavam carros com caixa de câmbio até 3 marchas.

O Fusca tem um caso de amor com os motoristas que já dura 87 anos!

Esse é o maior clássico da história do automobilismo mundial e o maior ícone da marca Volkswagen.

Fusca 1970 frente
O clássico que conquistou e ainda conquista corações pelo mundo inteiro

O fusca no Brasil

A produção do Fusca na Alemanha acontecia desde 1935. Mas no Brasil, os primeiros modelos só chegaram em 1950, trazidos pela empresa Brasmotor. Somente em 03 de janeiro de 1959, o Fusca começou a ser fabricado de fato no Brasil, pela Wolksvagen. Só então, o modelo passou a ter 54% de nacionalização.

Chamado de “besouro” ou “fusquinha”, o primeiro modelo apresentava o mesmo motor da Kombi: quatro cilindros opostos dois a dois, refrigerado a ar, motor 1.1 e 36 CV, atingindo 110 km/h e 10 km/l.

Cambio de 4 marchas à frente (primeira não sincronizada), tração traseira, suspensão dianteira e traseiras independentes com barras de torção, estabilizador e amortecedor de dupla ação e freios hidráulicos nas quatro rodas.

Recebeu lavadores automáticos no para-brisa, onde a água saía por uma peça cromada, apelidada de “brucutu”, frequentemente furtada pelos jovens e transformando em anel.

Mesmo depois de 24 anos fora da linha de produção no Brasil, colecionadores e aficionados disputam os modelos e pagam valores que chegam facilmente a 100 mil reais por um exemplar.

O Fusca também ultrapassou as barreiras do imaginário e é figura de destaque na cultura popular, presente em livros, músicas, filmes, objetos de decoração e até móveis.

Fusca original
Detalhes internos do Fusca 1970 da Retornar

O Fusca Azul da Retornar

Características do Fusca da Retornar:

Veja abaixo alguns itens do nosso fusca

  • Fusca ano 1970/1970, cor azul;
  • Customizado;
  • Interior branco com bancos em couro;
  • Rodas clássicas aro 15;
  • Frisos e acabamentos de época;
  • Pneus com faixa branca.

Mais fotos do Fusca da Retornar

Quem ganhou o Fusca Vinho da Retornar?

Fabiana Leles Motta Cordeiro recebeu um presentão de final de ano: ela foi a ganhadora da promoção do Fusca customizado da Retornar e recebeu o prêmio na porta de casa, em Fortaleza (CE).

Ganhadora Fusca Vinho Retornar

Ela foi contemplada no sorteio do dia 9 de dezembro de 2020, pelo concurso n. 5521 da Loteria Federal. O número sorteado foi o 27223 – e, por aproximação superior, conforme previsto no regulamento, Fabiana faturou o Fusca com a combinação 27228. Ao lado do marido, ela comemorou a chegada do carro.

Conheça nosso Instituto

Transformar vidas: há 7 anos este é o objetivo da Retornar. Desde a nossa fundação, assumimos o compromisso de estender as mãos para quem mais precisa. Assim, demos vida ao Instituto Retornar, fazendo da generosidade o nosso combustível, estabelecemos parcerias com 22 organizações sem fins lucrativos por todo o Brasil.

Quando você compra na Retornar, você fortalece ainda mais nosso propósito. De mãos dadas, podemos chegar mais longe e ajudar muito mais.

Milhares de pessoas em diferentes cidades já foram diretamente beneficiadas por nossa rede de amor. Crianças e adolescentes em situação de risco tiveram acesso à educação, à música, arte e ao esporte. Ainda nos dedicamos a oferecer assistência multidisciplinar a crianças e adolescentes com deficiências, melhorando sua qualidade de vida e favorecendo sua inclusão social. Realizamos a doação de carros, cestas básicas, equipamentos de esporte, custeio de reformas…

E tudo isso é possível porque somos movidos pelo amor – e ele é a força mais transformadora que existe.

Promos Retornar
Artigos relacionados
Carros

Anos 80: conheça os 5 carros mais vendidos

4 Mins de leitura
Anos 80: venha conhecer quais foram os 5 carros mais vendidos durante este período e relembre um pouco mais sobre cada modelo clicando aqui.
Carros

Santana: o primeiro carro luxuoso da Volkswagen no Brasil

6 Mins de leitura
Santana: o primeiro carro luxuoso da Volkswagem aqui no Brasil, continua nos surpreendendo com detalhes históricos. Saiba mais clicando aqui
Carros

Honda Civic e:HEV: o novo hibrido

1 Mins de leitura
Honda Civic e:Hev – o novo hibrido que promete causar uma grande economia no seu bolso. Mas é só na gasolina mesmo. Venha entender mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.