Quando se fala em veículos antigos que chamavam a atenção pelo design, é impossível que as pessoas não se lembrem de um modelo específico: Volkswagen SP1 e SP2.
Muita gente sonhava em ter um carro desse na sua garagem e ele era admirado por onde passava, sendo um dos preferidos dos consumidores brasileiros e se tornando uma lenda, ou seja, um dos veículos históricos mais aclamados dessa indústria.
E não foi por um acaso que esse se tornou um veículo memorável!
Neste ano de 2022, o modelo SP está fazendo aniversário: meio século de existência, o que quer dizer que são 50 anos sendo admirado por quem gosta de carros.
Para comemorar, aqui está um artigo especial sobre esse veículo que fez história.
Assim, quem o conheceu pode rememorar todas as suas qualidades e quem não viveu o período em que o SP estava nas ruas pode descobrir mais sobre esse grande modelo da Volkswagen.
O que há de diferente entre o Volkswagen SP1 e o SP2?
Depois que o SP1 foi lançado, mesmo que ele tenha conquistado imediatamente as pessoas por causa do seu estilo, sendo um veículo imponente, surgiu a necessidade de lançar a versão SP2, com algumas alterações interessantes.
Uma das coisas que o SP2 tinha de diferente era que não havia o console central, algo que estava presente no primeiro modelo que a montadora colocou nas ruas.
Além disso, o SP2 era mais potente: 1.700 cilindradas em seu motor contra 1.600 cilindradas da versão SP1. Dessa maneira, as pessoas podiam economizar combustível porque dava para fazer muito mais percurso com um abastecimento menor.
A simplicidade do SP1 não pode ser negada: ele não trazia, por exemplo, recurso para acompanhar a temperatura que o motor atingia durante a direção, da mesma forma que o seu banco tinha um material mais modesto em seu revestimento: era o curvin, enquanto o SP2 trazia tudo revestido em couro.
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Considerando todas essas coisas que não havia no SP2, é claro que o seu valor de mercado era mais acessível, ao mesmo tempo em que ainda trazia aos consumidores a vantagem de que as suas cilindradas eram mais numerosas.
A junção de preço melhor com mais potência fez, é claro, com que o modelo SP2 passasse a ser o mais comercializado e dominasse o mercado.
A história do Volkswagen SP1 e do SP2
Apesar de o Volkswagen SP1 e SP2 terem feito história no mercado brasileiro, não foi aqui que o primeiro modelo foi apresentado aos consumidores: na verdade, isso aconteceu na Alemanha, em uma feira que aconteceu na localidade de Hannover, em 1971.
É claro que toda a imponência do SP1 logo fez com que os alemães ficassem interessados em conhecer mais daquele modelo e não demorou para que ele estivesse circulando nas ruas brasileiras também, coisa que aconteceu já no ano seguinte.
O responsável por fazer com que esse modelo de carro tivesse a forma que ele tinha foi o Márcio Piancastelli, apesar de ser impossível não citar outra pessoa na viabilização do SP1 e do SP2: Rudolf Leiding, que era ninguém menos do que o presidente da montadora naquela época.
Demorou pouco tempo para que a segunda versão do veículo chegasse às ruas: menos de um mês. No entanto, assim que o SP2 passou a ser vendido, a procura pelo modelo SP1 caiu de maneira vertiginosa.
Isso fez com que, aos poucos, o SP2 acabasse sendo dominante e a Volkswagen tirasse totalmente o seu foco do primeiro modelo, que foi considerado até mesmo aposentado pelos especialistas.
Veja as principais curiosidades sobre esses modelos:
Origem do nome
Há bastante especulação a respeito do motivo pelo qual esse carro ganhou o nome SP e, até hoje, ainda não se tem uma informação específica.
A verdade é que há quem garanta que se trata de Special Prototype, enquanto outros têm certeza absoluta de que é São Paulo, ou seja, seria uma homenagem ao Estado paulista. Até hoje, isso não foi esclarecido.
Diferença de potência era considerável
O segundo modelo foi fabricado com 75 cavalos de potência, o que era visto como muito para a época. Por outro lado, o SP1 tinha apenas 65 cavalos, sendo uma diferença importante entre eles.
Freio não era bem-visto pelos consumidores
Um dos maiores motivos de reclamação de quem usava esse veículo era o seu freio. De acordo com os consumidores, o freio não era confiável e muitos motoristas tinham até certo medo enquanto estavam com o carro em uma rodovia.
Confira 3 pontos que tornar o SP uma verdadeira relíquia desejada:
1- Cores metálicas eram sucesso
A Volkswagen não economizou com relação à variedade de cores nas quais disponibilizou o SP1 e o SP2, contando até mesmo com uma paleta metálica que tinha nada menos que uma dúzia de cores.
2- SP2 teve muito mais unidades fabricadas
A montadora fabricou apenas 168 unidades do modelo SP1, enquanto a quantidade de veículos SP2 é esmagadoramente maior: 10.193!
Isso faz com que seja ainda mais clara a preferência dos consumidores pela segunda versão do veículo, tanto pelo seu melhor preço quanto pela sua maior potência.
3- O modelo era considerado lento
De uma forma geral, o SP era visto como lento pelo mercado automotivo, já que ele levava quase 20 segundos para chegar à velocidade de 100 km/h.
É possível comprar o Volkswagen SP1 ou o SP2?
Justamente devido ao seu aspecto histórico, é claro que muita gente deseja o veículo SP, sobretudo os colecionadores e aqueles que são amantes de modelos mais antigos.
Sendo assim, é natural que se tenha dúvida sobre ser possível encontrá-lo à venda ou não, mas é preciso adiantar que essa não é uma tarefa simples.
De fato, não há mais modelos SP1 ou SP2 à venda, ou seja, quem quiser comprar esse carro para ter em sua coleção precisa procurar por outras pessoas que também sejam colecionadoras.
Mesmo assim, é bastante difícil encontrar qualquer um dos modelos, já que mesmo a versão SP2 deixou de ser fabricada ainda na década de 70, em 1976.
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