Você já ouviu falar do motor Wankel? Se não, prepare-se para conhecer uma tecnologia revolucionária no universo automotivo. Esse motor, também conhecido como motor rotativo, oferece uma alternativa aos motores tradicionais que estamos acostumados a ver em carros, motos e aeronaves. Sua origem remonta a 1924, mas foi apenas nas décadas seguintes que ele foi aperfeiçoado e aplicado em diversos segmentos, especialmente nos carros esportivos da Mazda.
A História e os Desafios do Motor Wankel
A história do motor Wankel começou com o engenheiro alemão Felix Wankel, que tinha o sonho de revolucionar a indústria motorizada. Após anos de pesquisa e desenvolvimento, o motor rotativo foi patenteado em 1933, mas sua versão final só foi concluída em 1957, em colaboração com a NSU Motorenwerke.
O Motor Wankel e seu Funcionamento
O motor rotativo Wankel tem um funcionamento intrigante e eficiente. Ele opera em quatro tempos, assim como os motores a pistão, mas completa todo o processo em apenas uma volta do virabrequim. Essa característica torna o motor Wankel compacto e capaz de gerar alta potência para seu tamanho.
A principal peculiaridade do motor Wankel é o rotor triangular, que funciona como se fosse um pistão de três lados. Esse rotor gira dentro de uma caixa, criando diferentes câmaras de combustão à medida que gira. Esse design proporciona um funcionamento mais suave, com menos atrito, vibração e ruído em comparação aos motores a pistão tradicionais.
Uma das vantagens do motor Wankel é sua simplicidade mecânica. Ele tem cerca de 30 peças de maior porte, um virabrequim central e poucas peças móveis em comparação com os motores convencionais. Essa característica torna sua manutenção mais acessível e facilita a montagem e desmontagem do motor.
Potência e Desempenho do Motor Rotativo
Apesar de compacto, o motor rotativo é capaz de oferecer alto desempenho e potência impressionante. Um motor Wankel de dois rotores e 1,3L de deslocamento pode ser equivalente a um motor de quatro cilindros com 2,6L de deslocamento. Além disso, os motores rotativos podem alcançar elevados regimes de rotação, como 11.000 RPM para motores turbos e 13.000 a 14.000 RPM para aspirados.
Mazda e sua História com o Motor Rotativo
A Mazda é a marca mais conhecida por utilizar motores Wankel em seus veículos, especialmente nos carros esportivos RX-7 e RX-8. A história dessa parceria teve início na década de 1960, quando a Mazda adquiriu a licença para produzir motores rotativos. Desde então, a montadora japonesa se tornou uma referência no uso dessa tecnologia e encantou entusiastas em todo o mundo.
O Mazda 787B e a Vitória em Le Mans
Uma das maiores conquistas da Mazda com o motor rotativo aconteceu em 1991, quando o Mazda 787B venceu as 24 Horas de Le Mans. Esse carro de corrida, equipado com um motor Wankel de quatro rotores, alcançava 700 cavalos de potência e impressionantes 358 km/h de velocidade máxima. Essa vitória histórica fez do Mazda 787B um ícone no mundo do automobilismo e marcou a superioridade do motor rotativo em competições.
Aplicações Além do Setor Automotivo
O motor Wankel não se restringe apenas ao setor automotivo. Sua tecnologia também é aplicada em outros segmentos, como em motocicletas e aeronaves. Além disso, existe uma curiosidade relacionada a carros de controle remoto (RC), que também utilizam esse tipo de motor para impulsionar seus pequenos veículos.
Vantagens e Desvantagens do Motor Wankel
Assim como qualquer tecnologia, o motor rotativo apresenta suas vantagens e desvantagens, o que o torna adequado para determinados cenários e aplicações.
Vantagens do Motor Rotativo
- Mais Silencioso: Devido ao seu funcionamento mais suave, o motor Wankel é conhecido por ser mais silencioso em comparação aos motores a pistão.
- Menos Vibração: A ausência do princípio da biela e manivela contribui para uma menor vibração durante o funcionamento do motor.
- Menor Espaço Ocupado: A simplicidade do motor Wankel permite que ele ocupe menos espaço no compartimento do motor do veículo.
- Mais Leve: Com menos peças e uma estrutura mais simples, o motor rotativo tende a ser mais leve do que os motores a pistão.
- Menor Número de Peças Móveis: O número reduzido de peças móveis facilita a manutenção e contribui para a eficiência do motor.
Desvantagens do Motor Rotativo
- Menor Durabilidade: O desgaste dos rotores e a dificuldade de vedação podem impactar a durabilidade do motor Wankel em relação aos motores a pistão.
- Maior Consumo de Combustível e Óleo Lubrificante: Em certas condições, os motores rotativos podem ter um consumo de combustível e óleo lubrificante maior do que os motores tradicionais.
- Maior Emissão de Poluentes: Em comparação com os motores a pistão mais modernos, o motor rotativo tende a emitir uma quantidade relativamente maior de poluentes.
Sucesso e Declínio do Motor Rotativo
Durante as décadas de 1950 e 1960, o motor Wankel despertou grande interesse em várias fabricantes, incluindo NSU (posteriormente adquirida pela Audi), Peugeot, Mercedes-Benz, Mazda e General Motors. No entanto, o interesse diminuiu nos anos 1960 e 1970 devido à crise do petróleo e às novas leis ambientais, que levaram algumas fabricantes a abandonar o desenvolvimento de motores rotativos. A Mazda foi a única que persistiu e continuou a aperfeiçoar essa tecnologia.
A Mazda produziu oficialmente sua última versão do motor rotativo em 2012, encerrando uma era de mais de 50 anos de produção e utilização dessa tecnologia. Até então, a Mazda era a única fabricante que ainda usava motores Wankel em carros de produção, destacando-se no cenário automotivo como uma marca inovadora e apaixonada por performance.
Conclusão
O motor Wankel é uma criação fascinante que proporcionou inovação e desempenho ao universo automotivo. Sua tecnologia revolucionária, com um funcionamento compacto, girador e eficiente, conquistou entusiastas e competiu em grandes eventos do automobilismo, como as 24 Horas de Le Mans. Apesar de ter enfrentado desafios ao longo de sua história, o motor rotativo deixou um legado de potência e inovação na indústria automobilística.
Seu funcionamento suave, menor vibração e peso reduzido tornam-no uma solução técnica atraente em diversas áreas de transporte. Embora tenha suas desvantagens, o motor Wankel é uma prova de que a busca por soluções inovadoras e eficientes é um caminho contínuo na evolução dos veículos que utilizamos diariamente.
Portanto, fica a lembrança do som espetacular do Mazda 787B em alta velocidade nas pistas de Le Mans, um símbolo do poder e da excelência do motor rotativo Wankel no cenário automobilístico mundial.
FAQ sobre o Motor Wankel
1. Motor Wankel é o mesmo que motor rotativo?
Sim, o motor Wankel é um tipo de motor rotativo. Ele utiliza rotores em formato de triângulo para realizar o processo de admissão, compressão, explosão e escape dentro da câmara de combustão. Essa tecnologia o diferencia dos motores convencionais, nos quais pistões e bielas são utilizados para essas funções.
2. Como funciona o motor Wankel?
O motor Wankel funciona em quatro tempos, assim como os motores a pistão: admissão, compressão, explosão e escape. No entanto, ele completa todo esse processo em apenas uma volta do virabrequim. Em vez de pistões e bielas, os rotores em formato de triângulo movimentam-se dentro da câmara de combustão, realizando a compressão e expansão dos gases. Esse funcionamento suave e sem atritos contribui para a característica distintiva do motor Wankel.
3. Existem motores Wankel no Brasil?
Atualmente, não é comum encontrar motores Wankel em veículos produzidos no Brasil. A Mazda foi a fabricante que mais utilizou essa tecnologia em seus carros, especialmente nos modelos RX-7 e RX-8. Entretanto, após a fabricação do último motor Wankel em 2012, a tecnologia foi pouco adotada por outras fabricantes no mercado brasileiro.
4. Quais são as vantagens e desvantagens do motor Wankel?
Vantagens:
- Suavidade de funcionamento, com menos vibração e ruído em comparação aos motores a pistão.
- Menor número de peças, o que resulta em um motor mais simples e mais leve.
- Maior potência em relação à cilindrada, contribuindo para um melhor desempenho dos veículos.
- Melhor distribuição de peso, proporcionando maior equilíbrio e dirigibilidade.
Desvantagens:
- Menor eficiência energética em relação aos motores convencionais, o que pode resultar em maior consumo de combustível.
- Torque reduzido em baixas rotações, afetando o desempenho em situações de partida e retomada.
- Dificuldades na vedação entre os rotores e a câmara de combustão, o que pode comprometer a durabilidade do motor.
- Maior emissão de poluentes, sendo necessário um controle mais rigoroso para atender a legislação ambiental.
5. Qual o preço do motor Wankel?
O preço do motor Wankel pode variar de acordo com a disponibilidade no mercado e a demanda. Devido ao seu funcionamento único e características especiais, os motores Wankel costumam ser mais caros que os motores a pistão tradicionais. Entretanto, como a fabricação do motor Wankel foi encerrada em 2012, a disponibilidade pode ser limitada, o que pode influenciar em seu preço no mercado de peças de reposição e motores usados.
Lembramos que, devido à complexidade do motor Wankel e às suas especificações técnicas, é importante buscar informações e assistência técnica especializada antes de adquirir ou realizar manutenções relacionadas a esse tipo de motor.
6. Onde o motor Wankel é utilizado?
O motor rotativo é aplicado em diversos segmentos além do setor automotivo, incluindo motocicletas e aeronaves. Além disso, existem carros de controle remoto (RC) que utilizam essa tecnologia.
7. Quais são as fabricantes que utilizaram o motor Wankel?
Diversas fabricantes utilizaram o motor Wankel em seus veículos ao longo da história, incluindo Mazda, NSU, Citroën, Mercedes-Benz e Chevrolet.
8. Por que o motor rotativo ficou menos popular?
O interesse pelo motor Wankel diminuiu nas décadas de 1960 e 1970 devido à crise do petróleo e às novas leis ambientais. Algumas fabricantes abandonaram o desenvolvimento dessa tecnologia, enquanto a Mazda foi a única que persistiu e continuou a aperfeiçoar o motor rotativo.