Carros

Troller, o Jeep brasileiro

Kombi Ultimos Dias

A Troller nasceu em 1994 na cidade de Horizonte (CE) de um projeto desenvolvido pelos irmãos Bill e Rogério Farias, nessa época os veículos eram fabricados artesanalmente, a produção em série só veio a acontecer em 1999.

O primeiro exemplar foi fabricado em abril de 1996, consequentemente foram produzidos outros e assim os primeiros 44 exemplares foram vendidos para pilotos de rally de todo o país.

Fábrica do Troller no Brasil

Apesar dos grandes esforços dos irmãos, a empresa quase quebrou três anos mais tarde. Porém em 1997 o empresário cearense Mário Araripe que era do ramo têxtil e de construção civil, queria investir em novos negócios comprou a montadora.

Com a chegada do Mario Araripe na controladoria da empresa, teve início o projeto de expansão da fábrica e da linha de produtos.

Também é nessa época que ele ganhou o segundo L na grafia e inicia um projeto de remodelação de veículo, apresentado apenas  em 1998.

O Troller T4

O T4, o veículo mais conhecido da marca, foi lançado em 1999 e utilizava motores a gasolina da Volkswagen,até 2001. O modelo tinha uma receita de sucesso para os pilotos de off-road.

Com sua carroceria de fibra de vidro, mais leve, o chassi era longarinas de aço, mais resistentes.

Troller T4 Retornar
Troller encara qualquer desafio

Com a chegada do ano de 2001, a marca passou a utilizar um motor 2.8 turbodiesel fornecido pela MWM, nessa época o T4 já contava com câmbio manual, tração nas quatro rodas e caixa de redução.

Em 2005, modificou novamente o T4, adaptando para um motor 3.0 turbo diesel com a mesma origem anterior. Mantendo os atributos que fizeram seu sucesso e também a característica da carroceria de duas portas com linhas retas.

E assim a Troller continuava inovando seus modelos, sempre adaptando para melhorias daqueles que praticam rally e gostam de off-road.

A compra pela Ford 

O ano de 2007 foi um divisor de águas: a Ford compra a marca Troller e a sua linha de produção.

A empresa vinha bem, vendendo cerca de 1 mil unidades por ano, o que mostrava ali um nicho de mercado charmoso e em expansão. Isso atraiu a atenção da americana Ford.

Mesmo enfrentando uma profunda crise nos Estados Unidos, com o fechamento de fábricas e demissões em massa, a Ford tinha a pretensão de ampliar seus negócios no Brasil, e via essa oportunidade na aquisição da Troller, uma estratégia para o crescimento.

No fundo era uma ligação para ambos os lados: eles buscavam parceria para captar recursos para conseguir atingir um volume de vendas de 10 mil veículos, e  a Ford teria essa capacidade de investimento.

Troller e Aventura
Quer atravessar a água? Chama o Troller.

A montadora americana atuava no Nordeste desde 2001, quando inaugurou a fábrica de Camaçari (BA) e tinha planos de ampliar a unidade, uma das 23 mais modernas do grupo no mundo.  

O Adeus do Troller 

O legado durou 14 anos, com muitas produções e modificações. Inovações e tudo que poderiam oferecer melhor experiência em trilhas. Mas no início de 2021, a Ford anunciou a sua saída do país e o fechamento de suas três fábricas.

A notícia pegou os proprietários de Troller de surpresa e causou indignação em muitos deles.Com o anúncio da Ford, o destino da fabricante do Troller continua incerto. Existe muita especulação, dúvidas no mercado e o boato de que haveriam compradores da marca que estariam em negociação com a montadora. 

Tudo indica que este ainda não seria o ponto final na história da marca no Brasil.

Troller Amarela
Se liga nesses detalhes do Troller da Retornar

Troller da Retornar

O Troller que já passou pela Retornar foi um T4 XLT, ano 2014/2015, a diesel 3.2, com motor 3.2 turbo e  chip de potência.

Sem contar o snorkel, rodas de liga leve aro 17, pneus MUD, teto solar, direção hidráulica, bancos em couro e um guincho de 12 mil libras.

Nada é capaz de segurar esse Troller, um verdadeiro 4×4 brasileiro. 

Fotos do Últimos Troller entregue pela Retornar

Promoções da Retornar

Se você concorreu a esta promoção e não ganhou, fique tranquilo, porque separamos mais um monte de outras promoções que você irá amar!

Mas se você ainda não sabe como faz para participar, é muito simples. Basta comprar um de nossos eBooks e pronto, você já estará participando das promoções vigentes.

Então já sabe né, clique neste link aqui embaixo agora mesmo e garanta seu eBook para concorrer a um dos nossos prêmios!

PROMOÇÕES VIGENTES

Boa sorte!

Promos Retornar
Artigos relacionados
Ganhadores da Retornar

Conheça o ganhador da Harley Davidson Fat Bob da Retornar

1 Mins de leitura
Conheça o ganhador da Harley Davidson Fat Bob da Retornar! Descubra qual foi o número premiado e o qual o próximo prêmio clicando aqui!
Carros

Troller T4: conheça mais o gigante do Off Road brasileiro

4 Mins de leitura
Troller T4: saiba tudo o que precisa sobre este Off Road brasileiro antes de fazer a sua compra! Basta clicar aqui agora mesmo!
Carros

Jeep Willys: da guerra para as ruas

5 Mins de leitura
Jeep Willys: da guerra para as ruas. Saiba mais sobre esse Off Road que conquistou o nosso coração. É só clicar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.