O nível de tecnologia disponível no mundo atualmente é um grande facilitador, principalmente a nível industrial. As máquinas operam cada vez mais rapidamente e com menos dependência da atuação humana no controle ou gerenciamento.
Esse avanço colabora com o aumento de produtos novos disponíveis no mercado, incluindo na indústria automotiva e comércio de veículos.
O que é Recall?
Apesar da enorme contribuição da tecnologia na segurança e uma infinidade de testes até a conclusão do projeto de um carro, alguns erros podem aparecer posteriormente. Seja devido a uma peça terceirizada que compõe o conjunto na finalização do veículo, ou por conta de uma situação de uso muito específica.
Quando esses erros acontecem, as montadoras lançam o chamado de Recall, um termo em inglês que significa um chamamento. Assim, essa convocação é informada ao público, e o procedimento é completamente gratuito, fornecido pela própria marca, justamente para corrigir os defeitos encontrados nos veículos, principalmente em itens relacionados à segurança.
No Brasil, alguns casos ficaram bem famosos. Vamos relembrar!
Renault Kwid em 2017
Em 2017, a Renault lançava o Kwid. Até então, o carro zero km mais barato do Brasil, e o modelo estreou bem, com bons números de venda. Porém, uma falha no sistema dianteiro dos freios poderia aumentar a distância de frenagem programada, deixando o carro menos seguro nessa ocasião. Então, a marca francesa fez o recall de cerca de 11 mil unidades de Kwid para o reparo.
Camisetas Retornar – Off Road
R$ 89,90 + 10%OFF NA 1ª COMPRA
Volkswagen Fox em 2009
Um pouco mais no passado, em 2009, a Volkswagen protagonizou um dos casos mais marcantes da história desse segmento no Brasil. O sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox poderia machucar severamente os dedos de quem operava o mecanismo. Contudo, a marca resistiu em fazer a convocação de reparo, pois alegou que, se utilizado conforme o manual do proprietário do veículo, o sistema não causaria dano algum à saúde física da pessoa. Porém, não houve saída e, neste recall, a Volkswagen convocou aproximadamente 500 mil carros para corrigir esse problema.
Toyota em 2017 e 2019
Outro caso emblemático aconteceu com a Toyota, e prejudicou muito a marca no Brasil. O sistema de airbags da linha da marca japonesa era produzido por uma empresa terceirizada e apresentou falhas graves. Dessa forma, em caso de acidente, o sistema poderia explodir internamente e lançar peças metálicas para o interior do veículo, atingindo diretamente o condutor e passageiros. Um perigo tremendo! Foram mais de meio milhão de modelos de diversas linhas da Toyota que precisaram ser reparados.
Como saber se o meu carro precisa?
Atente-se ao ano e modelo do seu veículo, pois o recall pode ser necessário, independentemente da idade do carro. Você pode conseguir essa informação rapidamente pela internet ou direto em uma concessionária autorizada da marca. Lembrando: o serviço é gratuito! O que acontece quando a montadora erra? Recall!