fbpx
Carros

Recall: Relembre Alguns Casos Recentes do Brasil

O nível de tecnologia disponível no mundo atualmente é um grande facilitador, principalmente a nível industrial. As máquinas operam cada vez mais rapidamente e com menos dependência da atuação humana no controle ou gerenciamento.

Esse avanço colabora com o aumento de produtos novos disponíveis no mercado, incluindo na indústria automotiva e comércio de veículos.

O que é Recall?

RAC

Apesar da enorme contribuição da tecnologia na segurança e uma infinidade de testes até a conclusão do projeto de um carro, alguns erros podem aparecer posteriormente. Seja devido a uma peça terceirizada que compõe o conjunto na finalização do veículo, ou por conta de uma situação de uso muito específica.

Quando esses erros acontecem, as montadoras lançam o chamado de Recall, um termo em inglês que significa um chamamento. Assim, essa convocação é informada ao público, e o procedimento é completamente gratuito, fornecido pela própria marca, justamente para corrigir os defeitos encontrados nos veículos, principalmente em itens relacionados à segurança.

No Brasil, alguns casos ficaram bem famosos. Vamos relembrar!

Renault Kwid em 2017

Kwid precisou de recall logo na estreia. MixAuto

Em 2017, a Renault lançava o Kwid. Até então, o carro zero km mais barato do Brasil, e o modelo estreou bem, com bons números de venda. Porém, uma falha no sistema dianteiro dos freios poderia aumentar a distância de frenagem programada, deixando o carro menos seguro nessa ocasião. Então, a marca francesa fez o recall de cerca de 11 mil unidades de Kwid para o reparo.

Camisetas Retornar – Off Road

R$ 89,90 + 10%OFF NA 1ª COMPRA

Volkswagen Fox em 2009

VW precisou de fazer recall do Fox. The Cars

Um pouco mais no passado, em 2009, a Volkswagen protagonizou um dos casos mais marcantes da história desse segmento no Brasil. O sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox poderia machucar severamente os dedos de quem operava o mecanismo. Contudo, a marca resistiu em fazer a convocação de reparo, pois alegou que, se utilizado conforme o manual do proprietário do veículo, o sistema não causaria dano algum à saúde física da pessoa. Porém, não houve saída e, neste recall, a Volkswagen convocou aproximadamente 500 mil carros para corrigir esse problema.

Toyota em 2017 e 2019

Toyota precisou fazer recall dos airbags. Autopapo

Outro caso emblemático aconteceu com a Toyota, e prejudicou muito a marca no Brasil. O sistema de airbags da linha da marca japonesa era produzido por uma empresa terceirizada e apresentou falhas graves. Dessa forma, em caso de acidente, o sistema poderia explodir internamente e lançar peças metálicas para o interior do veículo, atingindo diretamente o condutor e passageiros. Um perigo tremendo! Foram mais de meio milhão de modelos de diversas linhas da Toyota que precisaram ser reparados.

Como saber se o meu carro precisa?

Atente-se ao ano e modelo do seu veículo, pois o recall pode ser necessário, independentemente da idade do carro. Você pode conseguir essa informação rapidamente pela internet ou direto em uma concessionária autorizada da marca. Lembrando: o serviço é gratuito! O que acontece quando a montadora erra? Recall!


Promo do Troller

Esse Troller T4 XLT pode ser SEU!

Compre o seu e-book e participe!

Artigos relacionados
Carros

O Ícone Inesquecível: Toyota Corolla AE86

4 Mins de leitura
Descubra como o Toyota Corolla AE86 se tornou um carro lendário, celebrando sua engenharia acessível e destaque nas corridas e drifting.
Carros

Encontros de Carros Antigos: Lugar de Gente Apaixonada por Clássicos

4 Mins de leitura
Você é apaixonado por carros antigos e quer saber onde encontrar os eventos mais icônicos do Brasil? Está no lugar certo! Neste artigo, vamos explorar os principais encontros de carros antigos do país, destacando os…
Carros

Como Concorrer A Um Toyota Bandeirante em Poucos Cliques

2 Mins de leitura
Participe do sorteio e tenha a chance de ganhar um Toyota Bandeirante 1989, equipado com motor Mercedes-Benz, tração 4×4, turbo intercooler e outras incríveis personalizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *