Além do carnaval e do futebol, a paixão por carros e todo o universo automotivo é algo que faz o coração de milhares de brasileiros bater mais forte.
Mais que um hobbie, entusiastas dão vida e propósito a bordo dos mais diferentes tipos de carros.
Se você faz parte do time de apaixonados ou apenas tem curiosidade sobre como esse sentimento se perpetua até hoje, vai curtir este conteúdo. Confira!
Do Fusca a Ferrari
E tudo começou com o objetivo de encurtar distâncias e facilitar rotinas do dia a dia.
Hoje, eles podem traduzir um estilo de vida e expressar a paixão por carros que seus proprietários tanto tem.
Sejam eles clássicos que marcaram a história (como o famoso Fusquinha), ou lançamentos que revolucionaram o mercado.
Para um verdadeiro apaixonado, o sentimento é este: não tem preço, tem valor!
Paixão por carros: sentimento que acelera sem limites
De modo que você pôde ver, não é sobre o carro do ano ou pelo símbolo de status. É sobre uma paixão arrebatadora que não escolhe classe, gênero ou idade e que muda a forma de enxergar a vida.
Assim, dos clássicos aos mais robustos ou até luxuosos, não é preciso pesquisar muito para encontrar histórias surpreendentes.
Um documentário lançado em 2015, registrou o quão profundo é o relacionamento de brasileiros com seus respectivos carros.
Nele, encontramos histórias como a do homem que aos 80 anos já tinha mais de 200 carros e do gaúcho que tem uma garagem quase três vezes maior que a sua casa.
Memória afetiva a bordo
Para essas pessoas, um carro pode representar muito mais que um meio de transporte.
É comum filhos contarem que herdaram um carro ou até mesmo, o gosto por 4 rodas de algum familiar, como o pai ou o avô.
De geração em geração, eles carregam histórias e lembranças únicas.
Com isso, compartilhar a paixão por carros torna-se um elo na relação, que aproxima e proporciona a vivência de momentos de qualidade.
Além disso, muitas vezes o carro é praticamente um membro da família que marca momentos importantes e, claro, inesquecíveis.
Além disso, automóveis podem ser potentes, velozes e causar um sentimento de liberdade.
Pontos que são extremamente valorizados pelo ser humano e com isso, entendemos melhor a dinâmica dessa paixão por carros que tantos desenvolvem e que transcende gerações.
Podemos falar de inúmeras pessoas conhecidas que eram apaixonadas por carros e que nos marcaram, mas uma em especial, será sempre o nosso ídolo.
Ayrton Senna: o apaixonado que entrou para a história do automobilismo
Ayrton Senna foi o maior ídolo do automobilismo brasileiro durante as décadas de 80 e 90. Sua paixão por carros e velocidade desde os 4 anos de idade, o piloto viveu na pele o verdadeiro amor pelo universo auto.
Depois de uma série de conquistas internacionais e de ser tricampeão na Fórmula 1, Senna levou a bandeira brasileira para pódios importantes e com isso, tornou-se um herói nacional.
A identificação com a paixão automobilística, com certeza foi um dos pontos que contribuiu para que essa imagem fosse consolidada.
A triste perda de Ayrton Senna foi em 1994, quando devido a uma falha mecânica, ele perdeu o controle em uma curva e bateu em uma mureta de proteção a quase 300km/h.
Senna não resistiu e perdeu a vida no dia 1° de maio de 1994.
A comoção foi gigantesca, o Brasil perdia um ídolo e o automobilismo, um dos mais importantes pilotos da história.
Até hoje homenageamos este piloto incrível que tanto nos marcou. Quem se lembra da canção de vitória?
Você com o Carro dos Sonhos!
Compre o seu e-book e PARTICIPE!