O Opala Comodoro, da Chevrolet, foi e ainda é um dos carros mais importantes da história da marca. E na época em que foi lançado, ele teve o seu destaque garantido pelas particularidades do modelo e pelas suas especificações, únicas para a época.
Além disso, é possível afirmar que este foi o modelo que deu início às investidas da General Motors no mercado nacional. Então, a história do Opala conta com vários detalhes que fazem com que o carro se torne ainda mais interessante.
Assim, ao longo de muitos anos, o Opala Comodoro foi um destaque no mercado nacional e se tornou um dos automóveis mais queridos da marca, deixando saudade nos admiradores do modelo.
Continue lendo e conheça mais sobre ele!
1 – A origem do Opala Comodoro
A produção do Opala Comodoro em solo brasileiro foi muito duradoura. O modelo foi fabricado de 1968 até 1992 e conquistou o público pelas suas particularidades, pelo seu design e por outros tantos aspectos, que fizeram com que ele se tornasse um dos carros mais queridos da montadora.
Essa durabilidade no mercado brasileiro não foi atoa, tampouco a popularidade do Comodoro. E através da história do Opala será possível entender os motivos para que ele tenha se tornado um dos mais populares e queridos da marca.
A origem do Opala conta com algumas particularidades. Isso aconteceu porque a General Motors, empresa norte-americana, contava com uma subsidiária na Europa, chamada Opel. E assim, dela vieram alguns dos artigos que fizeram parte da produção do Opala.
Camista Custom Vintagecar
De R$135,90 por R$89,90
O nome do modelo conta com alguns detalhes distintos e pode-se imaginar que vem diretamente do nome da empresa que fornecia os itens para a sua produção. Mas isso é somente meia verdade, uma vez que a escolha do nome do carro também veio da pedra preciosa.
Assim, a empresa resolveu juntar o nome da subsidiária com a pedra para dar origem ao modelo querido dos brasileiros. Outro fator a respeito da escolha deste nome vem do fato que o carro contava com um motor empestado, que vinha do Impala, outro modelo popular da época.
Opala: Potente e estiloso
Na época do seu lançamento, o Opala era um dos modelos mais potentes do mercado. Isso aconteceu devido ao fato de que ele contava com um motor de 6 cilindros em linha, com 3,8 litros e 125 cv de potência. Para os que acompanham os lançamentos atuais, este não é o verdadeiro significado de potência.
Isso porque atualmente qualquer modelo 1.0 consegue facilmente chegar ao mesmo número que o Opala conquistava na época. Mas para o momento, esses valores eram surpreendentes e deram a fama que o carro tem até o momento.
A apresentação do potente Opala aconteceu no Salão do Automóvel. No momento em que foi mostrado ao mundo, um dos diferenciais era que o modelo conseguia sair dos 0 km chegar aos 100 km em apenas 13 segundos, algo extraordinário para a época.
2 – Muita publicidade e destaque para o Opala Comodoro
Na época, a marca investiu muito em dar cada vez mais destaque para o Opala no mercado, visto que ele era um dos seus modelos mais diferenciados e potentes.
E assim o fez. Dessa forma, a empresa garantiu que a publicidade do modelo seria massiva para conseguir conquistar cada vez mais a preferência do público. Então, como se tratava do primeiro carro nacional da General Motors, a marca resolveu investir muito nesse aspecto.
Na época, para conseguir a atenção devida do público, a GM investiu em nomes de peso para as publicidades. Assim, nomes como Rivelino, a atriz Tônia Carneiro e o cantor Jair Rodrigues, foram alguns dos que protagonizaram as propagandas feitas para o Opala.
As propagandas tinham um tom humorístico e as personalidades que foram contratadas negavam caronas e afirmavam que não precisavam aceitá-las porque o carro delas estava para chegar. Assim era divulgada para o Brasil inteiro a chegada do Opala, novo modelo da marca.
3 – Momentos de despedida e alguns retoques no Opala Comodoro
Apesar de longos anos de sucesso no mercado, o Opala nos anos 90 se aproximou do seu fim. Nesse contexto, ele passou por algumas alterações antes que isso fosse feito de fato. Mudanças quanto ao para-choque, à grade dianteira e outros aspectos foram adicionados para que o carro se despedisse dos admiradores de vez.
No mesmo período em que o Opala registrava um número surpreendente de vendas, contexto em que foram reportadas 1 milhão de unidades produzidas, ele também se preparava para se despedir do mercado, fato que aconteceu em 16 de abril de 1992.
Em meio às despedidas, foram lançados alguns modelos com detalhes especiais, que fizeram com que o carro assumisse uma característica que outros antes já haviam conquistado: ele se tornou um verdadeiro item de colecionador.
Portanto, esses aspectos fazem com que o Opala ainda seja um modelo muito querido pelos motoristas e admiradores de carros. Desse modo, até os dias de hoje ele tem deixado saudade entre os mais saudosos que viveram a época de glória de um dos carros mais queridos e diferenciados que já foram produzidos no Brasil.
Engana-se quem acredita que a despedida foi somente marcada pelo saudosismo do momento. Os fãs do modelo resolveram mostrar o descontentamento com a situação através de protestos, que foram feitos na portaria principal da General Motors, localizada na cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo.
Este e outros momentos, como o fato de que o Opala venceu alguns prêmios relacionados a carros, fazem com que ele ainda seja considerado um modelo especial e que ficará marcado para sempre na vida dos aficionados por carros.
O sucesso do modelo, o Ômega, recebeu algum destaque, mas nada se iguala com os feitos conquistados pelo Opala e também pela paixão causada entre os admiradores. E assim, ao longo dos anos a marca tentou aplicar algumas das qualidades do Opala em outros modelos.
Mesmo depois de ter tido sua fabricação descontinuada, o Opala ainda vencia e muito na preferência, pois na Eleição dos Melhores Carros feita pela Best Cars, o modelo conseguiu conquistar o prêmio e venceu a categoria de Carros Fora de Linha.
Leia também o Artigo da história do Opala e veja os modelos que já estacionaram em nossa garagem clicando aqui.
Esse Clássico pode ser seu!
Compre o seu e-book!
Gostaria de saber como acompanhar o sorteio, acabei de adquirir 10 números para o Dodge Charger RT
Oiii, Marco! Tudo bem? Você pode acompanhar o sorteio pelo site da Loteria Federal ou através do canal da Caixa no YouTube. O sorteio acontece dia 21/09/2022, a partir das 19h.
Você também pode conferir o resultado em nossas redes sociais! Siga a Retornar no Instagram: https://instagram.com/retornar.com.br e no Facebook: https://facebook.com/retornar.com.br
Se houver mais alguma dúvida, manda pra gente! Boa sorte! ??