fbpx
Carros

O Miura Brasileiro: O Esportivo Gaúcho

Se você é um entusiasta de carros esportivos e está procurando por informações sobre o Miura Brasileiro, você veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos explorar a história fascinante da marca de automóveis Miura, que foi uma das pioneiras na produção de carros esportivos no Brasil. Vamos descobrir como a marca surgiu, quais modelos produziu e qual foi o seu legado no cenário automobilístico nacional.

A História da Miura: Uma Marca Brasileira de Prestígio

Aldo Besson. Foto: Garagem 83

A Miura foi uma marca de automóveis esportivos criada por Aldo Besson e Itelmar Gobbi em 1976, no Rio Grande do Sul. Inspirada no nome do lendário modelo da Lamborghini, o Miura, a marca brasileira rapidamente se tornou sinônimo de luxo e performance no mercado nacional.

Os Modelos de Carros da Miura

A marca produziu vários modelos de carros com carrocerias de fibra de vidro, chassi tubular e mecânica Volkswagen. Seu primeiro carro, o Miura Sport, era um veículo arrojado e luxuoso, equipado com ar-condicionado, rádio AM/FM, TV embutida no painel, frigobar, entre outros itens de conforto. O sucesso foi imediato, com mais de 100 pedidos antes mesmo da produção em série começar.

Miura Sport. Foto: Bigórnia

Além do Sport, a Miura também fabricou modelos conversíveis, como o Spider e o Kabrio, e modelos mais esportivos, como o 787, que apresentava um motor VW AP 1800 e podia atingir a impressionante marca de 200 km/h.

Inovações e Reconhecimento

A Miura foi uma das primeiras fabricantes brasileiras a apresentar o sistema de freios ABS, em 1990, no modelo X11, que tinha um design inspirado no Lamborghini Countach. Além disso, a marca participou de competições automobilísticas, como o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, em 1987, com o modelo 787, pilotado por Paulo Gomes e Jorge Freitas.

O Legado da Miura no Mercado Automobilístico Brasileiro

X8. Registros Automotivos do Cotidiano

Ao longo de sua história, a Miura produziu cerca de 3.500 carros, consolidando sua posição como uma das principais fabricantes de carros esportivos do Brasil. O Kabrio, por exemplo, foi o mais raro dos modelos, com apenas 14 unidades produzidas entre 1984 e 1985.

Preços e Valor de Mercado

O preço dos carros da marca variava de acordo com o modelo, o ano e a versão. Em 1977, o Miura Sport custava cerca de Cr$ 1,2 milhão, enquanto o Kabrio tinha um preço de Cr$ 3,5 milhões em 1984. Já a Picape, último modelo da marca, tinha um preço médio de R$ 42.059 em 2020, segundo a tabela FIPE.

Curiosidades e Fatos Interessantes

Miura Saga. Foto: L’art
  • A marca foi a primeira fabricante brasileira a oferecer um carro com TV embutida no painel, o Saga, lançado em 1984.
  • A marca teve uma breve passagem pelo mercado norte-americano, em 1985, exportando alguns modelos para a Califórnia, onde foram vendidos por cerca de US$ 25 mil cada.

Conclusão

A Miura foi muito mais do que apenas um carro esportivo. Ele representou a paixão e a dedicação de seus criadores em oferecer um produto de qualidade e performance excepcionais para os entusiastas de automóveis. Mesmo após o fim da produção em série, o legado da marca vive na memória dos fãs de carros esportivos brasileiros, que reconhecem a marca como um ícone do mercado nacional.

mustang padrao
Artigos relacionados
Fórmula 1Notícias sobre o Mundo Automotivo

Cadillac na Fórmula 1: Tudo o Que Você Precisa Saber

3 Mins de leitura
Descubra como a Cadillac entra na Fórmula 1 com ambição e inovação, prometendo ser uma das grandes surpresas do grid de 2026.
Carros

Que Carro dá Pra Comprar com a Mega da Virada?

4 Mins de leitura
Apaixonado por carros? Veja os custos reais de possuir e manter supercarros de alto desempenho como Ferrari e Porsche.
Promoções

Como Concorrer a um BYD Dolphin em Poucos Cliques

2 Mins de leitura
Conheça o BYD Dolphin, o hatch elétrico da BYD com design inspirado em golfinhos e recursos inteligentes.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *