Os microcarros já foram o modelo de veículo mais comum na Europa, e particularmente na Alemanha, Itália e França.
Eles começaram como uma resposta à austeridade do pós-guerra, quando o combustível era escasso e as pessoas queriam uma maneira barata de se locomover.
Eles eram pequenos, mas não tão rápidos – afinal, também eram conhecidos como “carros de cidade” – e geralmente vinham com um motor de dois cilindros ou menos.
Muitos dos microcarros foram produzidos até meados dos anos 60, quando o foco no desempenho voltou, com os fabricantes produzindo novamente versões mais potentes destes motores compactos.
E agora confira os nove melhores microcarros que se tornaram clássicos!
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Messerschmitt KR 175
O KR 175, conhecido pelo seu design estético, foi o primeiro dos microcarros a chegar à linha de produção na Alemanha após a guerra.
Foi também o primeiro veículo a ser produzido na fábrica Messerschmitt, na cidade bávara de Augsburg, que havia sido entregue à produção de automóveis durante a guerra.
Dessa maneira, a produção do carro começou nessa região em 1948 e terminou um ano depois, com apenas 1.500 exemplares construídos.
O KR 175 tinha um motor de dois cilindros de uma motocicleta, com uma capacidade de 175 cc.
Ele podia atingir uma velocidade máxima de 55 km/h, o que não era ruim para a época.
Uma curiosidade peculiar sobre este modelo: o carro era tão pequeno que o volante do único modelo do automóvel, o KR175N, era girado em 90 graus, com o motorista sentado no banco de trás. Isto permitia um espaço muito limitado no banco da frente.
Fiat 500
O Fiat 500 é um dos carros mais famosos da Itália, e é também um dos microcarros mais procurados.
Ele entrou em produção pela primeira vez no início dos anos 60, numa época em que a Itália estava tentando se recuperar da crise econômica do pós-guerra.
Assim sendo, era um minúsculo carro de duas portas que tinha um capô dianteiro longo e um encosto curto, com um motor de 500 cc.
Contudo, o encanto do Fiat 500 reside em suas pequenas dimensões e em seu design arredondado e alegre.
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Este carro, comumente conhecido como “Topolino” ou “ratinho”, foi também o primeiro veículo em que a Fiat usou uma linguagem de design que mais tarde se tornaria um clássico: o estilo quadriculado azul e branco que ainda é usado em muitos modelos Fiat hoje em dia.
Outra característica muito comum entre os carros Fiat dos anos 60 é o pequeno aparelho de televisão preto e branco no painel de instrumentos, que era usado para exibir informações sobre o carro.
Este modelo ainda está em produção, embora a forma tenha mudado muito pouco desde os anos 60.
Mini Cooper: o maior clássico dos microcarros
O Mini Cooper é um dos microcarros mais conhecidos não apenas na Inglaterra, mas em todo o mundo.
Seu design, que pouco mudou desde que foi lançado nos anos 60, foi atualizado muitas vezes, mas ainda mantém sua forma original.
Acredita-se que este carro seja o modelo mais vendido na Inglaterra, e sua produção foi deslocada para vários países, incluindo Espanha, Austrália, Brasil e Malásia.
Com um comprimento de apenas 3,054 metros, ele é muito mais curto do que o carro médio atual, e sua largura é de apenas 1,4 metros.
Este modelo Mini foi produzido em muitas versões diferentes, incluindo vans e pick-ups.
Assim sendo, o Mini Cooper é também um dos carros mais utilizados por pessoas famosas. Foi o veículo preferido de John Lennon nos anos 60, e muitas estrelas do rock da época possuíam um também.
A Retornar é completamente apaixonado por clássicos. E como o Mini é um dos microcarros mais clássicos, inclusive uma paixão dos pilotos, ÓBVIO que trouxemos aqui para nossa garagem!
Confira o Mini Cooper S que passou por aqui e já está com seu novo proprietário:
Peel P50
O Peel P50 é um dos microcarros que muitos recordam por sua aparição no cultuado filme britânico “Carry On at Your Convenience”.
Seu design é tão único que se tornou uma peça de arte. Foi fabricado de 1967 a 1976 e é conhecido como o “Cubo”.
A dimensão deste carro é de 1,34 m de comprimento. Tem um motor de dois cilindros com capacidade de 49 cc e pode atingir uma velocidade máxima de 40 km/h.
O P50 é um dos microcarros mais procurados entre os colecionadores de modelos clássicos.
Ele se tornou um ícone da arte pop, e muitos artistas o utilizaram em suas obras.
Renault Estafette
O Renault Estafette é um dos microcarros mais utilizados na Europa. Foi introduzido pela primeira vez no final dos anos 50 e passou por várias mudanças desde então.
É uma das vans de maior sucesso já feita, e tem sido exportada para muitos países ao redor do mundo. Ela é comumente usada como táxi, veículo de entrega, ou ambulância.
A Estafette tem uma carroceria longa e estreita, e sua traseira tem um desenho arredondado que é quase como um barco.
Tem duas portas deslizantes na lateral, o que facilita a entrada e saída da carga, ou de um paciente da ambulância.
No Brasil, este modelo chegou a ser utilizado como um pequeno ônibus.
Dessa maneira, o Estafette atingiu o status de cult na França nos anos 70, quando o comediante francês Coluche dirigiu em uma van que ele chamou de “Estafette de Coluche”, que significa “a van de Coluche”.
Vauxhall Viva
O Vauxhall Viva é um modelo muito popular no Reino Unido, graças ao seu aparecimento em “The Italian Job”, um dos filmes britânicos mais famosos já feitos.
Foi um modelo de microcarro popular nos anos 60 no Reino Unido, e mais de 1,1 milhão de exemplares foram produzidos.
O Viva era um carro de cidade pequeno e barato que tinha um design muito esportivo. Sua forma era muito semelhante à do Mini Cooper, com capô longo e encosto curto, mas era ainda menor do que aquele modelo.
Daihatsu
Popular entre os microcarros no Japão, o modelo Daihatsu fez um verdadeiro sucesso.
Era um veículo de duas portas que tinha um design muito moderno. Foi fabricado de 1968 a 1974 e foi produzido com diversas variações.
Era um carro muito popular, especialmente entre os estudantes, porque era barato e fácil de dirigir e estacionar nas ruas estreitas do Japão.
Fiat 125 cc
O Fiat 125 é um dos carros italianos mais icônicos.
Foi produzido de meados dos anos 60 a meados dos anos 80, embora uma versão muito semelhante continue em produção.
Era um carro muito barato, usado principalmente para se deslocar para o trabalho ou para a escola.
Muito popular entre a classe média na Itália, que o comprou em grande número, o modelo semelhante ainda é muito comum no país.
Foi produzido em muitas versões diferentes e podia ser modificado com kits diferentes. No início dos anos 70, havia até mesmo um kit que continha um motor muito pequeno.
Inclusive, este microcarro teve uma versão de van, uma picape e um conversível. Também foi lançado em diferentes países ao redor do mundo.
Hillman Minx
O Minx era muito rápido para seu tempo, mas também muito caro. Era um carro muito procurado entre os colecionadores de veículos, e era vendido a um preço muito alto em leilões.
Microcarros e seus dilemas
Que o microcarro dividiu muito bem o público, isso é incontestável. Um verdadeiro divisor de opiniões regado de polêmicas.
Mas é compreensível que TODOS estes modelos surgiram com a mesma função: economia e praticidade.
O cenário onde estes modelos foram desenvolvidos exigiam uma linha alternativa para acudir e atender às necessidades das populações. No entanto, vemos que a falta desses modelos hoje em dia pouco tem relação com as necessidades econômicas.
Podemos ver atualmente modelos como Mini Cooper e Fiat 500 com preço inicial de R$238 mil reais. Contudo, vemos a fama dos subcompactos crescendo ainda mais, com uma média de preço sendo R$40 mil reis.
Uma coisa é certa: os microcarros foram necessários em seu tempo e conquistaram muitos fãs. Mas esse novo tempo pode ter deixado os pequenos de lado em busca de um conforto ao invés do prático.