Se você é um entusiasta automotivo, provavelmente já ouviu falar do lendário Lancia Delta, um ícone do mundo dos ralis que deixou sua marca na história do automobilismo. Neste artigo, vamos explorar a fascinante jornada do Lancia Delta, desde seu lançamento em 1979 até suas conquistas no Campeonato Mundial de Rali (WRC). Prepare-se para uma viagem através do tempo e do desempenho excepcional deste carro.
O Nascimento do Lancia Delta (1979)
Em 1979, a Lancia lançou o Delta, um carro que inicialmente era conhecido por ser um modelo econômico de quatro portas com tração dianteira. Projetado por ninguém menos que Giorgetto Giugiaro, o Delta ganhou popularidade rapidamente, mas seu destino estava prestes a mudar de maneira espetacular.
A Revolução em 1986: Lancia Delta HF 4WD
Foi em 1986 que o Lancia Delta passou por uma transformação que o levou aos corações dos amantes do automobilismo em todo o mundo. O Lancia Delta HF 4WD fez sua estreia, apresentando tração nas quatro rodas e um poderoso motor turbo de 2.0 litros. Essa mudança significativa marcou o início de uma era de sucesso para o Delta.
Dominando o WRC (1987-1989)
A grande virada para o Lancia Delta ocorreu em 1987, quando ele foi homologado para o Grupo A do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Esta mudança nas regras exigiu que os carros de rali fossem derivados de carros de produção em massa, uma mudança que favoreceu o Delta HF 4WD.
O Delta HF 4WD não apenas dominou o WRC em 1987, vencendo 9 das 13 corridas, mas também marcou o início de uma era de vitórias consecutivas para a Lancia. O Delta HF Integrale, lançado em 1988, com tração nas quatro rodas permanente e 182 cavalos de potência, solidificou a posição do Delta como um campeão incontestável.
Nos anos que se seguiram, o Delta HF Integrale conquistou os títulos de fabricante do WRC em 1988 e 1989. Com sua potência, desempenho e habilidades de manipulação, rapidamente ganhou a reputação de ser o melhor carro de rali de todos os tempos.
A Década de Ouro: 6 Títulos de Fabricante Consecutivos (1987-1992)
O Delta HF Integrale da Lancia continuou a brilhar nos ralis, conquistando impressionantes seis títulos de fabricante consecutivos de 1987 a 1992. Durante esse período dourado, o Delta registrou 46 vitórias, solidificando seu lugar na história do automobilismo.
Os pilotos da equipe Lancia, incluindo Juha Kankkunen e Miki Biasion, foram campeões de pilotos em várias ocasiões durante esse período, provando a supremacia do Delta no mundo dos ralis.
A Evolução Continua: Lancia Delta Integrale Evoluzione (1991)
Em 1991, a saga do Lancia Delta continuou com o lançamento do Delta Integrale Evoluzione. Este carro notável apresentava um motor turbo Fiat Twin Cam 2.0 16v com 210 cavalos de potência e 31 kgfm de torque, tração integral e uma transmissão manual de cinco marchas.
Ele podia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 220 km/h. Para colocar isso em perspectiva, a Ferrari 348 levava mais tempo para atingir a mesma velocidade.
O Estilo Inconfundível do Delta Integrale
Além de seu desempenho impressionante, o Delta Integrale Evo também se destacou por seu estilo marcante. Com para-lamas alargados, rodas de liga leve aro 16, para-choque redesenhado, faróis duplos redondos e saídas de ar no capô, o Delta Integrale tinha uma presença nas estradas e nos ralis que era inconfundível.
O Fim de Uma Era (1994)
No entanto, a segunda geração do Delta, que chegou em 1994 e foi montada sobre a base do Fiat Tipo, marcou o fim da era de sucesso do Delta no rali. O Lancia Delta HF 4WD continuou a ser considerado um carro mais adequado para o Grupo A do que seus concorrentes, mas o cenário do WRC estava mudando rapidamente.
Um Legado Incomparável
O Lancia Delta, em suas várias formas e evoluções, deixou um legado incomparável no mundo dos ralis. Suas vitórias consecutivas, seu desempenho excepcional e seu estilo marcante o tornaram um ícone que ainda é lembrado e reverenciado pelos amantes do automobilismo em todo o mundo.
Curiosidades Rápidas sobre o Lancia Delta
- Produzido de 1988 a 1993, o Delta Integrale Evoluzione e suas variantes venderam um total de 44.296 unidades.
- Mais de 50% dos Delta Integrale produzidos ainda existem hoje, testemunhando sua durabilidade e apelo duradouro.
- A Lancia é atualmente parte da Stellantis, mas sua gama de modelos é limitada, contrastando com o sucesso glorioso que o Delta alcançou nas décadas de 1980 e 1990.
Conclusão
O Lancia Delta é mais do que apenas um carro; é uma lenda do automobilismo. Sua história de transformação, conquistas no WRC e estilo inconfundível o tornam um ícone inesquecível. Para os apaixonados por carros e ralis, o Lancia Delta sempre será lembrado como um dos maiores campeões das estradas e pistas de rally.