fbpx
Carros

Kombi: 8 curiosidades sobre a queridinha da VW

A Kombi está entre os veículos mais adorados pelos brasileiros de todos os tempos.

Quase todo mundo já teve uma ou conheceu um familiar ou amigo que teve. O utilitário esteve presente na história brasileira como van escolar, acompanhou as aventuras de grandes famílias.

Ainda hoje está presente no transporte cotidiano de pessoas e itens, popular entre os feirantes e muito admirada.

Em suas quase 6 décadas de produção, não faltam histórias para contar.

Apesar de ter saído de linha em 2013, ainda existem muitas kombis rodando no Brasil e no mundo. Não faltam lindos modelos restaurados, além de exemplares confiáveis para o transporte do que der e vier.

Pensando em homenagear esse clássico amado pelos brasileiros, selecionamos 8 curiosidades sobre a VW Kombi.

Boa leitura!

1. A Kombi é o veículo antigo mais valorizado em 10 anos

Pinterest Light" the Woodstock Bus was a Volkswagen 1963 Model Year Kombi. Painted on commission by Bob Hieronimus (crédito de imagem: Pinterest)
Light” the Woodstock Bus was a Volkswagen 1963 Model Year Kombi. Painted on commission by Bob Hieronimus (crédito de imagem: Pinterest)

No Brasil, há modelos restaurados que são vendidos aos colecionados por cerca de R$80 mil reais!

Na Europa e nos Estados Unidos, esse carro chega a ser ainda mais cobiçado, atingindo a marca de milhares de dólares e euros.

Segundo um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas, os modelos mais antigos, fabricados até 1988, valorizaram até 135% acima da taxa básica de juros (taxa Selic).

O estudo considerou a venda de Kombis realizada entre 2005-2006 e 2015-2016. Em todos os casos, o retorno financeiro foi superior aos rendimentos da Taxa Selic e do CDI.

2. O primeiro projeto de Kombi surgiu em um guardanapo

rascunho da kombi
Primeiro rascunho do que seria a Kombi. Crédito de imagem: BlogAuto

Apesar de ser um sucesso no Brasil e produzida pela alemã Volkswagen, quem projetou a Kombi foi um representante comercial holandês.

Ben Pon fez o primeiro rascunho do modelo em um guardanapo. Quem diria que um projeto com início tão simples faria tanto sucesso, não é mesmo?

O Holandês idealizou a Kombi com o motor do Fusca, pensando em um ótimo aproveitamento de espaço. Então, rascunhou uma caixinha com laterais arredondadas sobre rodas, que depois deu origem à nossa famosa Kombi.

3. O Dia Nacional da Kombi é celebrado em 2 de setembro

KOMBI SEMARANG, INDONESIA - JANUARY 19 : Longest Volkswagen Kombi in the world is seen in front of a garage in Semarang, Central Java, Indonesia, on January 19, 2016. World's longest Volkswagen Kombi van took more than a year to build and stretches to 7.6 metres long with an engine of 2000 cc,41 windows and six wheels. (Photo by Dhana Kencana/Anadolu Agency/Getty Images)
SEMARANG, INDONESIA – JANUARY 19 : Longest Volkswagen Kombi mais longa (Photo by Dhana Kencana/Anadolu Agency/Getty Images)

No Brasil, é celebrado o Dia Nacional da Kombi em 2 de setembro e a data tem um motivo especial.

Em 1957, nesta mesma data, a primeira Kombi saiu da fábrica da Volkswagen localizada em São Bernardo do Campo.

A fábrica havia sido inaugurada recentemente, assim como a Kombi também era uma novidade naquele momento.

4. O Brasil foi o último país a encerrar as produções da Kombi

last edition
Volkswagen Kombi Last Edition 2013-1024. Crédito de imagem: NetCarShow

O Brasil ama tanto a Kombi que foi o último país a deixar de produzir o modelo, com a versão Last Edition, lançada em 2013.

A última unidade saiu da mesma fábrica em que a primeira Kombi foi produzida no Brasil. Muito simbólico! Hoje, essa unidade faz parte do museu de veículos da Volkswagen, localizado na cidade de Hannover, na Alemanha.

O modelo Last Edition foi inspirado no layout das Kombis dos anos 70, conhecido como saia e blusa. As cores azul e branca também são clássicas deste modelo.

O interior conta com cortinas e acabamentos azuis. Foram produzidas apenas 1200 unidades, vendidas pelo valor inicial de R$85 mil.

A última edição da Kombi foi apresentada pela campanha publicitária “Últimos desejos da Kombi”.

A campanha de despedida da velha senhora foi premiada sete vezes no Festival de Cannes em 2014. Emocionante, a campanha reúne uma série de depoimentos do público com suas Kombis.

Além das premiações em Cannes, a campanha recebeu uma série de Leões de Ouro e de Bronze.

5. Brasil é campeão na exportação de Kombi até hoje

kombi batistinha
Kombi Batistinha (Crédito de Imagem: João Mantovani para Fullpower)

A Kombi foi o carro mais longevo do mundo, com 56 anos de produção no Brasil. Mas o Brasil não é o único país com admiradores do modelo.

A Alemanha e os EUA contam com público para o utilitário, entretanto, há uma grande dificuldade em encontrar a Kombi por lá.

É por isso que o Brasil, como o país que mais produziu Kombis, se tornou campeão na exportação do utilitário.

Hoje, brasileiros são responsáveis por restaurar e exportar Kombis que chegam facilmente aos R$66 mil nos EUA e até R$90 mil na Europa.

Mesmo nos anos em que ainda era produzida, a Kombi brasileira foi exportada para mais de 100 países.

Entre eles, os principais foram México, Venezuela, Nigéria, Uruguai, Peru, Argentina, Argélia, entre outros.

6. Modelo mais valioso não foi fabricado no Brasil

Modelo Samba
Kombi Samba. Crédito de Imagem: Carro esporte clube

A versão Samba é o modelo mais valioso de todos os tempos e apesar do nome, não foi produzido no Brasil.

Conhecida por suas 23 janelas e produzida entre 1951 e 1967. Lançado na Alemanha, inicialmente o modelo era apenas conhecido como especial.

Foram os próprios consumidores que a apelidaram de Kombi Samba.

Especula-se que Samba indica uma sigla em alemão para o termo “Sonnendach-Ausführung mit besonderem Armaturenbrett” ou “Sonder Ausführung mit besonderer Ausstattung”.

Respectivamente, os dois termos significam “versão com teto sola especial” e “versão com características especiais”.

Além das 23 janelas, o modelo conta com teto solar e detalhes cromados, que era considerado algo de luxo. Cerca de 100 mil unidades foram fabricadas na Alemanha e nos EUA.

7. A VW pretende retomar a produção em 2022

Kombi: a nossa velha senhora que até hoje anda gerando suspiros por ai. Nosso coração é todo dela!
A nossa velha senhora que até hoje anda gerando suspiros por ai. Nosso coração é todo dela!

Há rumores de que a VW pretende retomar a produção da querida Kombi, o que deixou os admiradores do utilitário em alerta.

Entretanto, o modelo será apenas inspirado, com outro nome e layout diferente. Os rumores dizem que o micro-ônibus terá condução elétrica e será elétrico.

8. Os modelos com porta de correr chegaram apenas em 1997 no Brasil

VW porta corrida
Modelo com porta diferenciada. Crédito de imagem: Fusca, Kanduxo & Música

Apesar dos modelos com portas de correr serem amplamente conhecidos no Brasil, o modelo chegou a território nacional apenas 30 anos depois de ser lançado na Alemanha e nos Estados Unidos.

A prática porta de correr apareceu pela primeira vez na Alemanha em 1967, enquanto chegou apenas em 1997 no Brasil.

As mudanças da Kombi no Brasil foram mais lentas devido ao seu sucesso de vendas. A liderança da VW no Brasil prezou por poucas modificações, exatamente pela boa recepção do público.

Na Alemanha, a Kombi saiu de linha em 1979. Isso explica porque o Brasil é campeão em exportação para a Europa.

A Kombi tem um grande espaço no coração dos brasileiros. Seu confiável motor de Fusca a faz ser tão amada quanto esse carro, com a vantagem de ser um utilitário para o que der e vier.

KOMBI DA RETORNAR

Não poderíamos deixar de homenagear a mais querida do Brasil! Por isso, trouxemos uma Kombi especial para premiar um de nossos clientes, onde ele desfrutará de momentos marcantes e inesquecíveis!

Confira os detalhes da Kombi que esteve aqui na Retornar:

  • INTERIOR CUSTOMIZADO
  • TOLDO NO TETO
  • TAPEÇARIA TODA CUSTOMIZADA EM COURO ECOLÓGICO
  • ALAVANCA DE CÂMBIO ALONGADA DE ENGATE RÁPIDO
  • TV DE 32 POLEGADAS
  • KIT MULTIMÍDIA
  • VENTILADOR DE PAINEL
Confira quem foi o ganhador da Kombi da Retornar

No dia 24 de agosto foi realizado o sorteio pela Loteria Federal e então tivemos o resultado de quem foi o grande sortudo que levou a Kombi especial da Retornar.

Clique neste link para saber mais sobre o ganhador!

subaru sti

Você com o Carro dos Sonhos!

Compre o seu e-book e PARTICIPE!

Artigos relacionados
Carros

Carro Pra Quem Tirou Carteira: Escolhas Ideais Por Faixa de Preço

3 Mins de leitura
Confira carros ideais para quem acabou de tirar a carteira. Modelos com câmbio automático, direção leve e fácil manutenção.
Carros

Autolatina: A União Estratégica entre Ford e Volkswagen no Brasil

3 Mins de leitura
Conheça a história da Autolatina, a parceria entre Volkswagen e Ford que marcou a indústria automotiva nos anos 80 e 90.
Carros

O Motor de 20 Válvulas da Audi

4 Mins de leitura
Saiba como o motor Audi 1.8T 20V combina potência, eficiência e confiabilidade com um design inovador de 5 válvulas por cilindro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *