Motos

Harley-Davidson, sinônimo de Liberdade e Estilo

A lendária Harley-Davidson Fat Boy completou 20 anos em 2020, mas vamos conhecer um pouco da história dessa moto que tem até participação em filme. A história das grandes motos cilindradas Harley-Davidson vem desde 1903 com William Harley e os irmãos Davidson, fundada em Milwaukee, nos Estados Unidos. 

Os jovens Arthur Davidson e William resolveram instalar um motor em uma bicicleta,  na intenção de conseguir se locomover rapidamente. Mal sabiam que ali começava uma grande história, principalmente para os amantes de motociclismo.

A década de 1980 foi marcada para a HD com acontecimentos importantes, primeiro em 1981 com a recompra da AMP – esse marco trouxe um renascimento para a empresa. Em 1983, o grande lançamento do H.O.G. (Harley Owners Group, logo após a introdução do motor Evolution e seguido por uma conquista marcante a entrada da empresa na bolsa de valores de Nova Iorque, em 1987. No final da década ela continuava sendo a líder em motos de alta cilindrada nos EUA. E é nesse cenário que a Fat Boy foi vista pela primeira vez.

A Harley-Davidson Fat Boy foi apresentada para o público em 1989, mas já vinha como modelo 1990, fazendo parte da família Softail, criação de Willie G. Davidson. Que tem por característica camuflar a suspensão na parte de trás para se parecer com as antigas Hard Tail, que eram sem suspensão traseira. Um dos grande diferenciais dessa moto era ela ser um dos primeiros modelos com rodas fundidas, durante os primeiros 18 anos foi a única motocicleta a ser equipada com elas, essas rodas robustas de 16 polegadas deram o toque de estilo mais característico da Fat Boy. O pneu era o maior de todos os modelos de HD na época de seu lançamento com 200 mm de largura, essas características fazem dessa Harley Davidson, única. 

1990: Primeira Fat Boy

O surgimento da Fat Boy foi um sucesso. Ganhando o apelido de “The Gray Ghost” (O fantasma cinza), já que estava disponível apenas nesta cor. Rodas 16 polegadas, pneus 200mm e um tanque de combustível amplo contribuem para seu estilo único. O visual original foi muito copiado por outras marcas, porém ninguém sabia ser igual as HD. Neste ano, a Fat Boy foi protagonista de um dos mais populares filmes, “O Exterminador do Futuro”,com Arnold Schwarzenegger com cenas de ação, salto em frente de caminhão que a perseguia, foram marcantes para provar sua resistência e o quanto era robusta. 

2005: Screamin’ Eagle Fat Boy

A Fat Boy apresentou tratamento CVO, pela primeira vez, para o modelo 2005. A Screamin’ Eagle Fat Boy tinha um motor Stroker Twin Cam de 1690 cc, que vinha com uma suspensão traseira rebaixada e ganhava um novo assento estilo pan-style, e com novas cores.

historia harley davidson fat bay cvo 2005
Para os modelos de 2005 a Fat Boy apresenta tratamento CVOT

2007: Tecnologias no modelo

O lendário visual da Fat Boy fica mais  robusto, ganhando rodas dianteiras de 17 polegadas, e um pneu traseiro mais largo, de 200 mm. O que mais marcou nesse modelo  foi sua roda dianteira em disco de alumínio. Novos detalhes foram adicionados, como no  tanque de combustível e nos pára-lamas, o que dava um um toque mais estiloso à moto.

historia harley davidson fat bay 2007
A roda dianteira de 17 polegadas e o pneu traseiro de 200 mm, deixam sua marca visual

2010: Fat Boy Special

A Fat Boy Special 2010 veio com todo o estilo e inspiração possível,deixando os elementos cromados e apresentando  a moto um pouco mais baixa. O assento e o guidão eram mais estreitos o que fez um grande sucesso, principalmente para aqueles pilotos de menor estatura, além de pintura fosca e acetinada, as Plataformas meia-lua também se diferenciam da Fat Boy original.

historia harley davidson fat bay special 2010
A Fat Boy Special 2010 ganhava pintura fosca e acetinada, e foi o querido do público mais jovens

Há uma curiosidade sobre o nome da Fat Boy. Lenda do garoto gordo? Não. 

Surpreendentemente, o Garoto Gordo veio do  departamento de marketing da Harley-Davidson Motor paradar um diferencial e  brincar com a marca, ainda poder contar uma vantagem com as próprias avantajadas dimensões do modelo, sem atribuir  quaisquer outras conotações. E esse  nome veio da junção de “Fat Man” e “Little Boy”, os nomes das duas bombas atômicas que os americanos lançaram sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão na segunda guerra mundial.

Motor da Fat Boy

O motor do modelo Fat Boy é o Milwaukee 114 Eight. E esse nome vem em homenagem à cidade onde a Harley-Davidson nasceu, no estado de Wiscosin, o número 114 indica o tamanho do motor em polegadas, a palavra Eight, significa a quantidade de válvulas. Equipado com configuração de (V2), com inclinação de 45 graus e, ele fornece um torque máximo de 16,4 kgfm, com eixos balanceiros para reduzir as vibrações.

Fat Boy Retornar

A Harley Davidson Fat Boy da Retornar é do modelo FLSTFB do ano 2010/2011 com o motor Twin Cam 96 de 1585 cilindradas, equipada com Tampas de tanque, retrovisores Skull. Se você já achou bom, ainda tem mais escape esportivo JJ Vance & Hines e Farol e lanterna traseira em Led. Quem não quer pegar uma estrada em cima dessa motocicleta e se aventurar por aí?

Navegue pelo nosso Blog e conheça as ações que realizamos por todo Brasil.

Promos Retornar
Artigos relacionados
Ganhadores da Retornar

Conheça o ganhador da Ford F1000 da Retornar

1 Mins de leitura
Conheça quem foi o ganhador da Ford F1000 da Retornar com documentação e frete grátis! Basta clicar agora mesmo aqui!
Carros

Honda Civic e:HEV: o novo hibrido

1 Mins de leitura
Honda Civic e:Hev – o novo hibrido que promete causar uma grande economia no seu bolso. Mas é só na gasolina mesmo. Venha entender mais!
Ganhadores da Retornar

Conheça o ganhador da Hilux da Retornar

1 Mins de leitura
Conheça o ganhador a Toyota Hilux da Retornar do mês de junho. Veja como foi a reação do ganhador clicando aqui!

14 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.