fbpx
CarrosFórmula 1Notícias sobre o Mundo Automotivo

Fórmula 1: todos os carros da temporada de 2023

Vem aí mais uma temporada de Fórmula 1! Você já sabe de todo o calendário desse ano? Caso não, só conferir aqui. Contudo, hoje vamos falar de um item essencial para uma temporada memorável: os carros!

A maioria das equipes preferiu não ousar muito na pintura do ano passado, mas muitas delas apresentaram modificações importantes na estrutura do carro que prometem agitar o grid.

Dessa forma, vamos apresentar cada equipe em ordem de lançamento. A começar pela equipe americana Haas.

Haas F1 Team

Depois de um início de temporada agitado com a saída forçada de um patrocinador russo, a Haas ficou com um carro bem simples em 22. Usando as cores padrão da marca, o carro conseguiu passar por uma boa temporada em comparação aos anos anteriores, conseguiu pontos e até uma pole.

Carro da Haas em 2022 durante a pole de Magnussen. Reprodução
Carro da Haas em 2022 durante a pole de Magnussen. Reprodução

A melhora de desempenho da equipe rendeu a atenção do patrocinador MoneyGram, uma empresa também americana. Assim, tamanha a atenção dada para o projeto rendeu até que o nome da equipe mudasse, passando para MoneyGram Haas F1 Team. Como era de se esperar, as cores do patrocinador deveriam aparecer bastante no novo carro.

Então, no dia 31 de Janeiro a Haas lança o VF-23, o seu competidor para essa temporada. No momento do lançamento, chamou muita atenção pela pintura preta ousada, já deixando os fãs ansiosos.

VF-23. Autosport
VF-23. Autosport

Red Bull Racing F1

No dia 3 de fevereiro foi a vez da Red Bull Racing mostrar o que tinha preparado para esse ano. Contudo, pode se dizer que alguns fãs se frustraram na expectativa de um carro com uma aparência muito diferente do ano anterior. Podemos dizer que a equipe austríaca jogou com segurança e preferiu não mexer no time que ganhou o campeonato de construtores e pilotos do ano passado.

Carro da Red Bull de 2022 para a f1. Motorsport Uol
Carro da Red Bull de 2022. Motorsport Uol

Diferente do carro da Haas, o RB-19 foi apresentado em um evento ao vivo, com o carro físico aos olhos do público. Apesar de não existirem diferenças drásticas, acredita-se que esse carro traz uma série de melhorias de performance e aerodinâmica.

A Red Bull vai tentar manter o bom trabalho e conquistar novamente o campeonato de construtores e pilotos.

RB-19. F1 Mania
RB-19. F1 Mania

Williams

Primordialmente, precisamos dizer que a Williams já não é mais a equipe de F1 de sucesso do passado. A equipe que consagrou Nigel Mansell hoje luta por pontos e busca um projeto a longo prazo para entrar nos eixos.

No ano de 2022, contou com a chegada de Alexander Albon para substituir George Russel que foi para a Mercedes. A chegada do piloto tailandês da academia da RBR trouxe uma boa renovação que acabaram gerando alguns bons resultados, mas ainda assim bem abaixo do desejado.

Carro da Williams F1 de 2022. Terra
Carro da Williams de 2022. Terra

Para o projeto de 2023, a Williams abriu mão do patrocínio de Nicholas Latifi, um piloto que colaborava financeiramente com a equipe garantindo o seu lugar. Focados em pilotos que podem trazer melhores resultados nas pistas, apostou na companhia de Logan Sargeant, piloto jovem que saiu da F2.

No dia 6 de fevereiro, a Williams apresentou a sua máquina para o ano de 2023: o FW-45. Apesar de não aparecerem diferenças drásticas, o que chamou atenção foi o patrocínio da Duracell, que imitou uma pilha no santoantônio do carro. Divertido!

FW-23. Reprodução
FW-23. Reprodução

Alfa Romeo

A equipe de Valtteri Bottas teve um bom início de 2022. Aparentemente se existia um carro competitivo que prometia uma boa quantidade de pontos somados ao fim do campeonato. Contudo, as quebras e falta de confiabilidade acabaram jogando a Alfa Romeo pra baixo na tabela, e deixando escapar das mãos alguns resultados importantes.

O piloto chinês Guanyu Zhou conseguiu pontuar em apenas três ocasiões, mas acabou somando 5 abandonos de prova, incluindo o cinemático acidente na Inglaterra.

Carro de 2022 da Alfa Romeo F1. Terra
Carro de 2022 da Alfa Romeo. Terra

Para 2022 a Alfa Romeo apresentou uma proposta muito sofisticada, relembrando os clássicos da F1 do início da marca. Contudo, no dia 7 de fevereiro apresentou uma escalada muito ousada de visual, focando somente nas cores preta e vermelha.

C43, carro da Alfa Romeo para 2023 na F1. GE
C43, carro da Alfa Romeo para 2023. GE

AlphaTauri

O que parecia ser um ano promissor pra AlphaTauri, se tornou um pesadelo. Quebras, abandonos e poucos pontos deixaram a equipe que faz parte da família RBR lá em baixo na tabela.

A saída de Pierre Gasly acabou agitando as movimentações internas, deixando Yuki Tsunoda de coração partido.

Por ter sido uma equipe que chegou a ganhar provas no passado, se esperava uma briga ferrenha no meio do grid, principalmente com a Alpine, onde chegaram a rivalizar em 2021.

Carro da temporada f1 de 2022. Reprodução
Carro da temporada de 2022. Reprodução

Com a chegada de Nyck de Vries, a Alpha Tauri espera contar com sua experiência para melhores resultados. Dessa forma, apresentou o AT04 no dia 11 de Fevereiro com algumas mudanças visuais sutis, mas que já trouxeram um ar de renovação para a equipe.

AT04, concorrente para a etapa de 2023. Reprodução.
AT04, concorrente para a etapa de 2023. Reprodução.

McLaren

O ano de 2022 foi um para ficar marcado negativamente na história da McLaren. Com um carro que acabou apresentando uma performance muito abaixo do esperado, a tradicional equipe inglesa também teve problemas fora das pistas.

A demissão de Daniel Ricciardo com a contratação muito questionada de Oscar Piastri, acabaram causando impressões duvidosas sobre a McLaren, que terminou o campeonato somente em 5º lugar.

Carro da McLaren em Interlagos em 2022. Reprodução
Carro da McLaren em Interlagos em 2022. Reprodução

Agora com Piastri e Lando Norris, a McLaren busca renovação completa e um ano mais satisfatório de bons resultados com o MCL60, apresentado no dia 13 de fevereiro.

MCL60, o carro da McLaren para 2023. GE
MCL60, o carro da McLaren para 2023. GE

Aston Martin

A equipe do recém chegado na equipe Fernando Alonso também resolveu mostrar suas garras no mesmo dia 13 de fevereiro. A equipe comandada por Lawrence Stroll não brilhou muito nas pistas até o momento, mas os diretores deixam claro que o projeto da Aston Martin é a longo prazo.

Com um dos mais bonitos carros do grid da F1, a Aston Martin está construindo uma fábrica muito tecnológica, com túnel de vento de primeira categoria e tudo o que uma equipe de ponta pode oferecer. Contudo até lá, os fãs devem ter paciência.

Carro de 2022 da Aston Martin. The Cars.
Carro de 2022 da Aston Martin. The Cars.

Para 2023, a Aston Martin atualizou o tom do verde, mas também modificou muito a parte aerodinâmica. Após várias modificações durante o ano de 2022, o carro deve ter uma performance melhorada para esse ano da F1.

AMR23. Divulgação
AMR23. Divulgação

Ferrari

A mais clássica equipe de F1 da história fez uma temporada muito controversa em 2022. Apesar de aparentemente ter em mãos um carro que parecia muito veloz, a equipe não conseguiu buscar o campeonato.

Contudo, no início da temporada os números do carro eram excelentes e disputavam provas com maestria. Mas ao decorrer do ano, os erros individuais, falhas absurdas de estratégia e até uma piora no carro acabaram deixando a Ferrari longe da disputa do campeonato de construtores e pilotos.

F1-75, carro de 2022 da Ferrari. Grande Premio
F1-75, carro de 2022 da Ferrari. Grande Premio

Para 2023, a Ferrrari espera corrigir os erros de 2022 com estratégias mais contundentes trazidas pelo novo chefe de equipe Frédéric Vasseur. Dessa forma, no dia 14 de Fevereiro a equipe apresentou em Maranello o SF-23, e já o testou em pista no mesmo dia.

SF-23, carro da Ferrari para esse ano. Reprodução
SF-23, carro da Ferrari para esse ano. Reprodução

Mercedes

A mesma Mercedes que foi dominante na maior parte da era híbrida, passou apuros no ano de 2022. Portanto, os fãs de Lewis Hamilton viram um carro instável, lento e com um problema que foi o grande protagonista da temporada: o porpoising.

Dito isso, a Mercedes conseguiu apenas uma vitória com o carro W13, que por capricho do destino foi a primeira da carreira de George Russel, recém chegado na equipe.

W13 decepcionou em performance. Wikipedia
W13 decepcionou em performance. Wikipedia

Assim, a Mercedes apresentou no dia 15 de fevereiro o W14, com uma pintura preta relembrando o W11, carro da temporada de 2020 que absolutamente dominou as pistas e ficou marcado no imaginário dos fãs.

W14, carro da Mercedes para esse ano. Il Messaggero - Motori
W14, carro da Mercedes para esse ano. Il Messaggero – Motori

Alpine

A Alpine foi muito bem no ano de 2022. Desbancou a clássica McLaren e ficou atrás somente das três grandes equipes. O trabalho consistente de Esteban Ocon aliado a experiência de Fernando Alonso renderam um ano positivo apesar das quebras e situações fora da pista.

A522, carro de 2022 da Alpine. F1mania
A522, carro de 2022 da Alpine. F1mania

A Alpine busca bons resultados e é a única a usar o motor Renault no grid. Dessa forma, o A522 precisava de um bom sucessor para esse ano, que foi apresentado no dia 16 de fevereiro.

O AS23 tem uma pintura alternativa para as três primeiras corridas. Sky Sports.
O AS23 tem uma pintura alternativa para as três primeiras corridas. Sky Sports.

Para ver todo o calendário da F1

Agora que você já viu todos os carros dessa temporada de f1, resta ficar antenado para acompanhar a ação na pista!

Veja o calendário completo!

Acompanhe!

Artigos relacionados
Carros

Urus vs. Purosangue: A Disputa Entre SUVs Superesportivos

3 Mins de leitura
Ferrari Purosangue vs. Lamborghini Urus: dois SUVs superesportivos de luxo que combinam desempenho, conforto e estilo.
CarrosFórmula 1Notícias sobre o Mundo Automotivo

Ferrari Anuncia Lewis Hamilton para a Temporada de 2025

2 Mins de leitura
Lewis Hamilton surpreende o mundo ao anunciar sua mudança para a lendária Scuderia Ferrari a partir de 2025.
CarrosFórmula 1Notícias sobre o Mundo Automotivo

GP de Abu Dhabi de F1 2023: onde assistir e o que você precisa saber

4 Mins de leitura
E já estamos na última corrida da F1 de 2023! Agora, a próxima parada é em Abu Dhabi! Confira aqui tudo o que você precisa saber! Como foi a corrida em Las Vegas? Max Verstappen…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *