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GP do México Fórmula 1: confira os horários e onde assistir

Fórmula 1: saiba quando começam as transmissões do GP do México de Fórmula 1

A corrida do último domingo (23/10) nos surpreendeu com a quantidade de punições!

Tivemos uma batida de Fernando Alonso, que com toda certeza, impactou grande parte da corrida, além da punição de Russel que dividiu os fãs, afinal, era merecida ou não?

O choque ao ver que Perez estava sem parte da asa dianteira? É, foi um show o GP dos Estados Unidos!

Vitória do bicampeão, Max Verstappen, e um pódio com Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

Vamos agora para o México!

Venha saber mais detalhes deste circuito e do que esperar para a próxima etapa de Fórmula 1.

Sobre o Circuito do México

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Circuito do México (crédito de imagem: F1)

Características Oficiais do Circuito Hermanos Rodriguez / MEX

Primeiro Grande Prêmio1963
Número de Voltas71
Comprimento do Circuito4.304 km
Distância da Corrida305.354 km
Melhor Volta em Treinos1min 14s 759 Daniel Ricciardo (2018)
Melhor Volta na Corrida1min 17s 774 Valtteri Bottas (2021)
Último vencedorMax Verstappen (2021)

Quando a pista foi construída?

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Estádio (crédito de imagem F1)

Concluída no ano de 1959, o Autódromo Magdalena Mixhuca, mais tarde rebatizado com um motivo muito nobre , foi um pedido dos irmãos Ricardo e Pedro Rodríguez para o então presidente do México Adolfo Lopez Mateo, para que se construísse um circuito dentro do parque esportivo da Cidade do México Magdalena Mixhuca, já aproveitando suas vias internas.

Podemos ver um projeto similar na Austrália, em Albert Park.

Quando foi seu primeiro Grande Prêmio?

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Primeiro GP do México em 1963 (crédito de imagem: MotorSport Retro)

O primeiro GP oficial aconteceu em 1963, com uma vitória de Jim Clark em sua Lotus. Depois disso, os GPs do México sofreram duas pausas: parando em 1970 e voltando em 1986, depois parando em 1992 com retorno em 2015.

Com exceção de 2020, que foi um ano atípico por conta da pandemia, o GP do México permanece no calendário em definitivo até o final de 2023 sob a esperança de um novo contrato.

Como é o circuito?

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Curva 13 e 14 (crédito de imagem: F1)

É aqui que os engenheiros de equipe piram.

O Autódromo Hermanos Rodríguez fica a cerca de 2 km acima do nível do mar, modificando assim toda a estratégia aerodinâmica das equipes.

Com a altitude, o ar é mais rarefeito, assim é necessário adaptar toda a aerodinâmica para que se exista resfriamento no motor, nos freios e ainda se mantenha uma boa relação de downforce e arrasto nessas condições. 

O GP do México vai contar com três zonas de DRS, então podemos esperar algumas boas tentativas de ultrapassagem.

Sobre o traçado em si, existe uma chicane muito aguda posicionada ao fim da enorme reta de largada, proporcionando uma redução muito brusca de velocidade e direção, causando alguns contatos, como o de Daniel Ricciardo e Bottas no ano passado.

Mas sem dúvidas, a cereja do bolo fica por conta das curvas 13 e 14.

Não que elas sejam desafiadoras apenas, são curvas de baixa velocidade que não costumam oferecer muito risco, mas estão situadas em um lugar especial.

Como comentamos anteriormente, o circuito foi construído em um complexo esportivo, e até 2014 esse complexo contava com um estádio de beisebol, com arquibancadas ao redor.

Os organizadores então propuseram asfaltar o campo e torná-lo parte do traçado, mantendo a arquibancada.

O resultado é um verdadeiro caldeirão de torcedores entusiasmados e torcendo com toda a força, uma verdadeira FIESTA!

Os Irmãos Rodríguez e uma homenagem especial

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Irmãos Rodríguez (crédito de imagem: Scuderia Hermanos Rodríguez)

Talvez o maior nome do automobilismo mexicano hoje seja Sergio Perez, atual piloto da Red Bull, que segura consigo algumas vitórias importantes e está vivo na briga pelo vice-campeonato de 2022.

Contudo, houve um tempo em que o México não tinha apenas um, como dois grandes competidores: Ricardo e Pedro Rodríguez.

O talento de ambos rendeu a construção do circuito que mais tarde levaria o nome deles, mas não foi apenas talento e brilho que marcou sua história.

Em 1962 haveria uma prova que não contava com pontos para o campeonato onde os pilotos e equipes estavam convidados a participar.

Ricardo Rodríguez era piloto da Ferrari, mas como a equipe não quis viajar, fez o primeiro treino com a Lotus no Circuito recém Inaugurado da Cidade do México.

Na curva mais complicada da pista, chamada “Peraltada”, Ricardo perdeu o controle do carro e sofreu um acidente extremamente violento, falecendo no local com apenas 20 anos.

Apesar do acidente, a cúpula europeia gostou do circuito, homenageando e renomeando o autódromo como Autódromo Ricardo Rodriguez, em homenagem ao talentoso piloto Ferrari que havia falecido no automobilismo.

Porém, as homenagens não terminam aqui. Pedro Rodríguez seguiu a carreira de piloto, fazendo uma boa carreira na F1, nas categorias de turismo e com boas aparições nas 24h de Le Mans.

A ele ficaria o cargo de ser o nome mexicano com a responsabilidade de consolidar o país na história do automobilismo, mas sua carreira também seria interrompida.

Em 1971, nove anos depois com o acidente assustador com o seu irmão, Pedro Rodríguez sofre um acidente no auge da carreira de F1 em uma prova de turismo na Alemanha.

Assim como o seu irmão, Pedro falece no automobilismo.

Sendo assim, o país reconhece os seus pilotos renomeando o autódromo para Autódromo Hermanos Rodríguez, ou Autódromo Irmãos Rodríguez.

Uma justa homenagem a uma geração potente do automobilismo mexicano que atingiu os céus e se esvaiu em menos de 10 anos.

Fórmula 1: confira os horários do GP do México

Sexta-feira – 28/10/2022:
15h – Treino Livre 1 (BandSports)
18h – Treino Livre 2 (BandSports)

Sábado – 29/10/2022:
14h – Treino Livre 3 (BandSports)
17h – Classificação (Band/BandSports)

Domingo – 30/10/2022:
17h – Corrida (Band)

Acompanhe a classificação atual dos pilotos

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Pódio GP do México de 2021 (crédito de imagem: F1)

Atualizado em 31/10/2022

1) Max Verstappen, 416
2) Sergio Pérez, 280
3) Charles Leclerc, 275 
4) George Russell, 231
5) Lewis Hamilton, 216
6) Carlos Sainz Jr., 212  
7) Lando Norris, 111
8) Esteban Ocon, 82  
9) Fernando Alonso, 71  
10) Valtteri Bottas, 47  
11) Sebastian Vettel, 36
12) Daniel Ricciardo, 35
13) Kevin Magnussen, 24
14) Pierre Gasly, 23  
15) Lance Stroll, 13
16) Mick Schumacher, 12  
17) Yuki Tsunoda, 12  
18) Zhou Guanyu, 6  
19) Alexander Albon, 4  
20) Nicholas Latifi, 2  
21) Nyck de Vries, 2

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