fbpx
Carros

Direção elétrica progressiva: saiba como funciona

Direção elétrica progressiva deixa o volante fica mais firme conforme a velocidade aumenta.

Um dos grandes benefícios da evolução da indústria automotiva está na contribuição da tecnologia em proporcionar sistemas de condução cada vez mais leves, exigindo menos esforço do condutor.

A direção mecânica, sem assistência alguma, evoluiu para direção hidráulica, que já deu lugar a direção elétrica, com muito mais modernidade e até economia, uma vez que a direção elétrica não precisa de fluído e nem correia, pois possui um pequeno motor ligado à coluna de direção, deixando o volante mais leve e suave.

Além disso, a direção elétrica não “rouba” potência do motor para funcionar, o que acontece na assistência hidráulica. 

Porém, apesar de todos esses benefícios, uma das mudanças que essa tecnologia trouxe, acaba sendo negativa, porque em determinadas situações, conforme velocidade desenvolvida, trecho ou condição climática, o condutor sente o volante leve demais, transmitindo uma sensação de “descontrole” do carro pelo motorista, causando acidentes. 

direção elétrica
Módulo da direção elétrica (crédito de imagem: Fiat)

Logo, a indústria tratou de desenvolver uma adaptação em busca de resolver essa condição, então apareceu no mercado a direção elétrica progressiva, que funciona da seguinte maneira: quando o volante não precisa de qualquer comando de esforço direto com as rodas – como acontece na direção mecânica ou hidráulica, o sistema eletrônico (Motor na coluna) compensa esse esforço, deixando a direção mais rígida conforme a velocidade aumenta. 

Ou seja, a progressividade da direção permite essa variação da assistência conforme a necessidade do veículo/motorista.

Em uma condição de manobra, na baliza ao estacionar, por exemplo, o sistema entende que o carro está quase parado e deixa a direção bem leve.

Já em outro cenário, quando o veículo está em uma rodovia desenvolvendo grande velocidade, o sistema deixa o volante mais rígido, aumentando a segurança do condutor para guiar em alta velocidade e fazer manobras, se necessário.  

Agora sim, com um sistema adaptável as condições exatas que o automóvel está submetido pelo motorista, conforto e segurança são aliados para proporcionar uma condução mais leve e tranquila. 

Tem muitas curiosidades para você!

Em nosso Instagram temos sempre posts informativos com aquilo que você realmente deseja saber!

Clique neste link para saber mais detalhes em forma de vídeo sobre a direção elétrica progressiva!

Artigos relacionados
Carros

Volkswagen SP1 e SP2: conheça esta história

5 Mins de leitura
Volkswagen SP1 e SP2: venha conhecer a história destes veículos que estão comemorando MEIO SÉCULO de existência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *