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Como saber a hora de trocar os pneus?

Saber a hora certa de fazer a troca dos pneus do seu automóvel é uma tarefa muito importante entre as com maior responsabilidade sobre a sua própria segurança e bem estar, além dos outros ocupantes do veículo e os demais elementos que compõem o trânsito diário, seja na cidade ou nas estradas. 

Com o avanço da tecnologia no setor automotivo, essa tarefa ficou um pouco mais fácil, pois além do aumento da qualidade de matéria prima e produção, o próprio pneu acusa o momento certo para realizar a substituição do conjunto.

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O que é o TWI?

Indicação do TWI em um pneu. Fonte: BS Autocenter

Essa tecnologia conhecida como TWI (Tread Wear Indicator), que significa Indicador de Desgaste, em tradução livre, é um ressalto de borracha no sulco dos pneus com 1,6 mm de profundidade. Ou seja, quando a banda de rodagem, que é a parte do pneu que fica em contato direto com solo, atinge esse mesmo nível, é a hora de fazer a troca dos pneus. 

Uma das maiores adversidades para o pneu que já está fora desse padrão é aquaplanagem, com o aumento do risco de o condutor perder o controle total do veículo durante a chuva, piso molhado ou mesmo úmido. Com esse indicador simples e eficaz, ficou muito mais fácil para o condutor acompanhar e providenciar substituição do pneu. 

Infelizmente, ainda vemos condutores e proprietários dos veículos prorrogando essa manutenção apenas para quando o pneu está totalmente careca, às vezes até com a estrutura de arame a mostra. O que é, além de muito perigoso, infração grave de acordo com o CTB –  Código de Trânsito Brasileiro. 

Multa

Pneus que ainda têm sulcos, mas já atingiram o TWI. Fonte: Blog Tunning Parts


De acordo com o Artigo 230 do CTB, o veículo identificado rodando com os pneus fora do padrão mínimo exigido, pode ser retido para regularização. Além da aplicação de multa, considerando infração grave (5 pontos na CNH).

Dica

O TWI é uma facilidade que as fabricantes criaram para ajudar a diagnopsticar o momento perfeito da troca, mas ainda não é obrigatório. Sendo assim, alguns pneus podem não conter o indicador, mas aqui a gente dá um jeitinho.
A tampa de rosca que protege o bico do pneu tem a circunferência exata de 1,6 mm. Assim, você pode usá-la como régua para também acompanhar as medidas.

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