fbpx
Carros

Como saber a hora de trocar os pneus?

Saber a hora certa de fazer a troca dos pneus do seu automóvel é uma tarefa muito importante entre as com maior responsabilidade sobre a sua própria segurança e bem estar, além dos outros ocupantes do veículo e os demais elementos que compõem o trânsito diário, seja na cidade ou nas estradas. 

Com o avanço da tecnologia no setor automotivo, essa tarefa ficou um pouco mais fácil, pois além do aumento da qualidade de matéria prima e produção, o próprio pneu acusa o momento certo para realizar a substituição do conjunto.

O que é o TWI?

Indicação do TWI em um pneu. Fonte: BS Autocenter

Essa tecnologia conhecida como TWI (Tread Wear Indicator), que significa Indicador de Desgaste, em tradução livre, é um ressalto de borracha no sulco dos pneus com 1,6 mm de profundidade. Ou seja, quando a banda de rodagem, que é a parte do pneu que fica em contato direto com solo, atinge esse mesmo nível, é a hora de fazer a troca dos pneus. 

Uma das maiores adversidades para o pneu que já está fora desse padrão é aquaplanagem, com o aumento do risco de o condutor perder o controle total do veículo durante a chuva, piso molhado ou mesmo úmido. Com esse indicador simples e eficaz, ficou muito mais fácil para o condutor acompanhar e providenciar substituição do pneu. 

Infelizmente, ainda vemos condutores e proprietários dos veículos prorrogando essa manutenção apenas para quando o pneu está totalmente careca, às vezes até com a estrutura de arame a mostra. O que é, além de muito perigoso, infração grave de acordo com o CTB –  Código de Trânsito Brasileiro. 

Multa

Pneus que ainda têm sulcos, mas já atingiram o TWI. Fonte: Blog Tunning Parts


De acordo com o Artigo 230 do CTB, o veículo identificado rodando com os pneus fora do padrão mínimo exigido, pode ser retido para regularização. Além da aplicação de multa, considerando infração grave (5 pontos na CNH).

Dica

O TWI é uma facilidade que as fabricantes criaram para ajudar a diagnopsticar o momento perfeito da troca, mas ainda não é obrigatório. Sendo assim, alguns pneus podem não conter o indicador, mas aqui a gente dá um jeitinho.
A tampa de rosca que protege o bico do pneu tem a circunferência exata de 1,6 mm. Assim, você pode usá-la como régua para também acompanhar as medidas.

promo bandeirante

Você de Bandeirante Aventureira!

Compre o seu E-book!

Artigos relacionados
CarrosNotícias sobre o Mundo Automotivo

Por que os carros modernos amassam mais?

3 Mins de leitura
Por que os carros modernos parecem tão frágeis nas colisões? Pode ser desconcertante ver um carro relativamente novo ser amassado após um acidente leve. No entanto, essa característica não é falha; é, na verdade, uma…
Carros

Pneu Largo: Vantagens e Desvantagens na Performance e Economia do Seu Carro

4 Mins de leitura
Entenda as vantagens e desvantagens de pneus largos e se essa modificação é ideal para o seu veículo.
CarrosNotícias sobre o Mundo Automotivo

Pneu XBRI é bom? Descubra Agora

4 Mins de leitura
Descubra se os pneus XBRI são realmente uma boa opção, com análise de custo-benefício, durabilidade e desempenho nas estradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *