fbpx
Carros

Despedida: carros que saíram de linha em 2022 e devem sair em 2023

No último ano, os brasileiros tiveram que se despedir de alguns veículos muito populares por aqui, como o Uno e VW Fox, tudo por conta da nova lei que tem como objetivo conter a emissão de poluentes e de ruídos dos carros.

Entretanto, essas não foram as únicas marcas afetadas, outras deixaram de ser produzidas no ano passado.

Este ano, mais alguns modelos saíram da linha de produção, mas, não por conta dessa lei. Os motivos são os mais variados possíveis.

Os que partiram em 2022

Chevrolet Joy

Chevrolet Joy. Imagem: Webmotors/Reprodução

Esse é o modelo era o mais acessível da marca e era produzido desde 2019. No entanto, de acordo com a empresa, os consumidores estavam preferindo modelos mais equipados. Isso fez com que as vendas do Joy e do sedã Joy Plus caíssem. Por isso, a marca optou por descontinuar o modelo e investir em opções mais rentáveis e melhor aceitas pelo público.

Volkswagen Gol

Último Gol produzido vai virar carro de locadora. Imagem: Reprodução

Um dos carros mais emblemáticos da história automotiva brasileira se despediu para dar lugar ao Polo Track. A última unidade do Gol foi produzida em Dezembro e marcou o fim de uma história de mais de 40 anos.

Honda Fit

Honda Fit. Imagem: Motor Show/Reprodução

Outro queridinho brasileiro que disse se despediu de seus consumidores no primeiro semestre deste ano. O carro com motor de 1.5 litros que alcançava até 126 cavalos de potência, saiu de linha para dar espaço ao mais novo lançamento da montadora japonesa. O substituto do Honda Fit é o City Hatch.

Hyundai ix35

ix35. Foto: Divulgação

O ix35 é da segunda geração do Tucson, que acabamos de mencionar e ele também disse adeus às fábricas neste ano. Esse é um dos modelos que não atendia a nova legislação quanto a emissão de poluentes e ruídos. Mas esse não foi o único motivo. A disputa com os principais modelos da categoria era desigual e a própria marca citou a dificuldade de atualização do modelo. Por isso, a marca optou por descontinuá-lo.

Hyundai HB20x

HB20X. Imagem: Motor Show

Esse era um dos poucos modelos hatch aventureiro do mercado, por isso, seu fim não era tão inesperado. Além disso, a procura pelo modelo era baixa em comparação com os demais da empresa. Prova disso é que durante o último ano, o modelo representou apenas 10,2% das vendas.

Outra situação que forçou o fim do modelo foi seu motor 1.6 Kappa, que também já havia sido descontinuado. Todos foram substituídos pelo 1.0 turbo.

Honda Accord

Honda Accord. Imagem: Motor Show

Talvez você nunca tenha ouvido falar deste modelo, mas isso não é algo para se estranhar. Entre o momento em que foi lançado e que saiu de produção, foram apenas 6 meses. O modelo deixou de ser produzido antes mesmo que seu concorrente direto fosse lançado. O carro seria o primeiro híbrido da marca e contava com três motores, no entanto, não durou muito tempo.

BMW X2

Bmw X2. Foto: Wikipedia

O modelo importado e comercializado no Brasil desde 2018, nunca surpreendeu por seu volume de vendas. Era uma opção mais esportiva e moderna, por isso, agradava a um público específico. Apesar disso, existe a possibilidade de que o modelo retorne em uma nova versão, entretanto, ainda não há nada confirmado sobre.

Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance

Mercedes-Benz A 200. Imagem: Reprodução

O modelo de entrada da marca não atraiu muito a atenção dos brasileiros. Por isso, a marca decidiu encerrar a comercialização do veículo por aqui. A demanda não estava justificando a importação do veículo.

Caoa Chery Tiggo 3X e Tiggo 2

Tiggo 3X. Imagem: Reprodução

O Tiggo 3 era apenas uma reestilização do Tiggo 2 e deixou de ser produzido por conta do fechamento da fábrica responsável pela produção. A reforma poderá se perdurar por até 2 anos e tem como objetivo possibilitar a produção de carros elétricos e híbridos. Ou seja, a suspensão foi por um bom motivo.

Tiggo 2. Imagem: Reprodução

Já o Tiggo 2 foi mais um dos modelos descontinuados por conta da lei que citamos lá no início do texto. Seu motor não se adequou as novas exigências e por isso precisou ser descontinuado.

Os que partirão em 2023

Volkswagen Voyage

Voyage 2022. Foto: Motor Tudo Notícias

O Voyage é um sedã baseado totalmente no Gol. Como o modelo de 42 anos foi aposentado, se espera também que o Voyage seja tambem substituido por alguma versão mais em conta do Virtus, assim como o Polo Track.

Renault Sandero e Logan

Renault Sandero. Foto: IG Carros/Divulgação

O Sandero e o Logan compartilham a mesma plataforma da Renault. Com um público cada vez mais exigente para novos SUVs, especula-se que o Sandero e o Logan darão espaço a um novo utilitário compacto que deve preencher o espaço deixado pelos dois modelos. Nada confirmado, mas se espera essa mudança para 2024.

Renault Logan. Imagem: Divulgação

Além do SUV compacto que deve vir, o Sandero e o Logan precisam dar espaço para o desenvolvimento de mais opçoes elétricas no catálogo da Renault.

Renault Captur

Renault Captur: Imgem: Reprodução

O Captur nunca fez um grandioso sucesso entre os SUVs que esão disponíveis no mercado. Com esse fato e com a disputa ferrenha entre o Duster da própria Renault, apesar de boa performance e bons opcionais, o Captur deve ser substituído por um SUV elétrico assim que disponível.

Toyota Yaris

Toyota Yaris. Foto: AutOO/Reprodução

Disputar espaço entre os compactos no Brasil é uma tarefa complicada. Ainda mais com a chegada do Honda City muito bem equipado entre uma competição ferrenha entre HB20 e Onix, o Yaris passou despercebido no mercado e deve ser substituído também por um SUV em 2024.

Chevrolet S10

Chevrolet S10. Imagem: Agora Motor/Divulgação

A picape média da Chevrolet sempre figurou bem entre as mais vendidas desde sempre. Porém, com a chegada da Nova Strada e a Toro com propostas diferentes mas atingindo o mesmo público, o modelo da Chevrolet deve receber uma renovação rigorosa, acabando com o nome S10 para se aproximar mais da picape Colorado, que vende bem fora do país.

Seja o Dono de Uma BMW Única

Compre o seu e-book e concorra a BMW 320i da Retornar!

Artigos relacionados
CarrosFórmula 1Notícias

GP de Abu Dhabi de F1 2023: onde assistir e o que você precisa saber

4 Mins de leitura
E já estamos na última corrida da F1 de 2023! Agora, a próxima parada é em Abu Dhabi! Confira aqui tudo o que você precisa saber! Como foi a corrida em Las Vegas? Max Verstappen…
CarrosFórmula 1Notícias

GP de Las Vegas de F1 2023: onde assistir e o que você precisa saber

5 Mins de leitura
E já estamos na penúltima corrida da F1 de 2023! Agora, a próxima parada é em Las Vegas! Confira aqui tudo o que você precisa saber! Como foi a corrida no Brasil? O Grande Prêmio…
Carros

Uma Jornada Histórica do Fiat 500: Do Passado ao Presente

6 Mins de leitura
Descubra o legado do Fiat 500: um ícone da mobilidade urbana, agora eletrificado com o novo Fiat 500e. O futuro da cidade chegou!