Quando o assunto é sobre carros antigos e clássicos dizem que um pouco de nostalgia não faz mal a ninguém.
Quando se trata de desenvolver essa sensação em relação aos carros antigos, então, não importa se você é ou não aficionado por eles.
Dessa maneira, é impossível não abrir um sorriso no rosto quando nos deparamos com um veículo antigo, cuja figura nos traz diversas lembranças. Eles nos seduzem, não apenas pela memória, mas pelo próprio visual.
Como sabemos que os carros antigos vieram para ficar, resolvemos abordar, no texto abaixo, alguns dos veículos mais cobiçados por quem entende bem de nostalgia: os colecionadores.
Confira os mais desejados!
1 – O Shelby Cobra AC
O AC Cobra é um carro antigo esportivo britânico fabricado pela AC Cars, S.A. em St. Jean-en-Roye, França, entre 1962 e 1973. Com um motor com capacidade entre 2,5 e 4,0 litros, o AC Cobra é um dos carros esportivos mais potentes e leves já produzidos.
O carro foi oferecido em duas variações distintas: o AC Cobra Mk II e o AC Cobra Mk III. As mudanças entre o Mk II e o Mk III se limitaram principalmente ao interior e à instalação de um conversor catalítico.
Assim sendo, o Mk II foi produzido entre 1962 e 1965, enquanto o Mk III foi produzido entre 1966 e 1973. O interior, o motor Ford V8 3.5L montado longitudinalmente e o sistema de tração nas quatro rodas Shelby-padded que tornou o carro tão desejável, fez do Cobra AC um dos carros antigos ser o clássico mais raro e mais procurado do planeta.
O Cobra Mk IV, que foi lançado em meados dos anos 70, foi uma grande melhoria do Mk III, mas o Mk IV nunca foi tão popular entre os colecionadores quanto seu predecessor Mk III, principalmente por ser tão parecido com o Mk II.
Hoje, o AC Cobra é um dos carros antigos mais colecionáveis do mundo e um dos carros clássicos mais valiosos do mundo. O Cobra AC está listado no Top 10 dos carros antigos mais desejados.
2 – Jaguar E-Type
O Jaguar E-Type é um carro antigo esportivo fabricado pela Jaguar entre 1961 e 1974. Inicialmente concebido como um modelo de segunda geração para suceder o Mark II, o projeto do Tipo E foi prejudicado por dificuldades desde o início.
Desse modo, com o projeto original do chassi congelado, os engenheiros tiveram que projetar o carro em torno da carroceria Mark 1 existente, resultando na forma um tanto desajeitada e boxeada do carro.
No entanto, o Tipo E foi um clássico instantâneo e um dos mais bonitos – e mais procurados – carros esportivos já fabricados. Um dos carros antigos que continua despertando interesse.
Este modelo foi concebido como um substituto para o Mark II de grande sucesso.
Com a expectativa de que as vendas do novo modelo fossem muito inferiores às do Mark II, a Jaguar voltou à prancheta de desenho.
O resultado deste repensar foi um carro que estava mais próximo do conceito original em forma e aparência.
Camiseta Muscle Cars American Classic
De R$135,90 por R$89,90
Dessa maneira, o resultado foi um modelo inteiramente novo, moderno e elegante, mas também muito rápido para sua época. Desde o início, no entanto, esse foi um dos carros antigos cujo projeto foi atormentado por dificuldades.
O recém-nomeado chefe de projeto da Jaguar, Sir William Lyons, havia estabelecido uma série de requisitos para o novo modelo.
Lyons tinha insistido que o projeto deveria ser moderno e elegante, mas também ter um certo apelo clássico. No caso, o tipo E não era nem um, nem outro.
Com o nariz longo e a carroceria curta e arredondada, o carro estava totalmente desproporcional ao seu motor, que estava sob os assentos dianteiros.
Imaginou poder comprar um destes hoje em dia e reformá-lo, devolvendo sua glória? Um sonho!
Ainda assim, esse é um carro antigo que não pode faltar na nossa lista!
3 – Mercedes-Benz 300 SL Roadster: carro antigo que continua atual
O Mercedes-Benz 300 SL era um carro antigo esportivo de dois assentos de alto desempenho, produzido entre 1954 e 1963. O SL (Sonder Lilie) é uma referência ao nome do modelo, que é uma abreviação de Sport Leicht (“Sport Light”).
Desse modo, o SL 300 foi o primeiro carro de produção a exceder 200 mph (322 km/h) nas vias públicas. Foi também o primeiro carro de produção a cruzar a prova de enduro 24 horas em Le Mans.
O 300 SL foi concebido como um carro esportivo leve com o motor empurrado para a retaguarda.
O projeto foi encomendado ao construtor alemão de ônibus Sindelfingen após a Hansom ter encomendado vários protótipos, incluindo uma tração nas quatro rodas.
Camiseta Indomável
De R$135,90 por R$89,90
O design do Sindelfingen apresentava uma saliência distinta no meio do capô e um nariz baixo com um pára-brisa dianteiro inclinado.
No início dos anos 50, as vendas da Mercedes estavam deslizando nos Estados Unidos. Para reverter esta tendência, a empresa decidiu construir um carro esportivo americano para substituir o Sedan americano 300 S que se baseava na série “W” menor e mais barata dos carros Mercedes-Benz.
Assim sendo, o novo carro, chamado 300 SL, foi projetado para se parecer muito com os 300 S, mas para ser muito mais potente e luxuoso.
O SL também foi equipado com uma transmissão de quatro velocidades, que era mais comum nos Estados Unidos do que na Europa, e um motor mais potente com dois carburadores.
A Mercedes-Benz começou imediatamente a construir 300 SLs em St. Louis e também em sua enorme fábrica na Pensilvânia.
4 – Bugatti Tipo 41 Royale
O Royale Tipo 41 foi um veículo conversível de dois lugares construído pela Bugatti de 1956 a 1957. Foi o último conversível do construtor francês de ônibus antes da Segunda Guerra Mundial, obvio que não poderia faltar nesta lista de carros antigos mais desejados!
O Royale Tipo 41 foi construído para vencer o evento automobilístico Grand Prix do primeiro Hotel Michelin de cinco estrelas do mundo.
Este carro antigo foi projetado por Jean Bugatti e construído pela família Bugatti utilizando apenas os melhores materiais.
Camiseta Muscle Raios
De R$135,90 por R$89,90
A carroceria foi feita à mão em alumínio e depois foi parcialmente pintada com uma placa especial desenvolvida pela família Bugatti, que pintam carros desde antes do início do século XX. Apenas 10 exemplares foram produzidos.
O Royale tinha distintas portas de asa bipartida, uma linha de telhado curvo e transmissão automática de três velocidades com uma baixa relação de acionamento final.
O carro foi então equipado com um motor B-290 de duas turbinas com uma potência de 300 PS.
5 – Ferrari Dino 246 GTS
A Ferrari Dino 246 GTS foi a versão da Ferrari Dino 246 GT que foi lançada ao mercado em 1959, ano seguinte ao de sua introdução.
O carro foi produzido pela fábrica da Ferrari em Modena, Itália, até o ano de 1966. Para aqueles que procuram o clássico italiano com uma grande silhueta, o Dino 246 GTS deve estar no topo de sua lista.
O carro foi introduzido em 1959 como substituto do Dino 246 GTS. O automóvel foi projetado pela Pininfarina, uma empresa de design com sede em Milão, Itália.
Este carro antigo clássico apresenta um corpo de alumínio, ao contrário do corpo de aço do Dino 246 GT. Além disso, ao contrário do Dino 246 GT, o Dino 246 GTS não era um motor traseiro.
Dessa maneira, o Dino 246 GTS foi o primeiro Ferrari com um motor em linha de quatro cilindros montado transversalmente. O motor do carro foi feito pela Ferrari e foi basicamente uma evolução do motor Ferrari Dino 246 GT.
O motor era basicamente uma evolução do motor da Ferrari Dino 246 GT e do motor Flat-12. Com toda certeza este é um carro antigo que eu gostaria de ter na minha garagem!
6 – Carro antigo? Alfa Romeo 8C Spider é LENDA
A série Alfa Romeo 8C Spider é um carro esportivo de 2 lugares projetado e produzido pela Alfa Romeo. Foi introduzido pela primeira vez em 1973 como um conversível de 2 lugares e mais tarde como um 2 2 lugares.
O modelo conversível foi descontinuado em 1989, enquanto o modelo 2 2 continuou a ser produzido até 1994.
De todos os carros clássicos da nossa lista, o Alfa Romeo 8C Spider é um dos carros antigos clássicos mais procurados no mundo hoje.
Considerado como o sucessor do Alfa Romeo Mille Miglia Spider dos anos 50, o Alfa Romeo foi projetado por Giorgetto Giugiaro da ItalDesign, e fabricado pela fábrica Alfa Romeo em Arese.
O Alfa Romeo 8C Spider apresenta um layout de motor intermédio, tração traseira e é construído sobre uma plataforma 8C encurtada. Foi originalmente oferecido com dois motores, sendo um deles de 3,5 litros.
7 – Dodge Charger RT
Este carro incrível fez um enorme sucesso por aqui nos anos 70. Seu fabricante, Chrysler, não imaginou que toda essa robustez faria com que gerações cobiçassem este veículo. Só de olhar é possível ver a força, potência e muito conforto para quem for pilotar e quem for acompanhar.
Esteve disponível por aqui em duas versões: RT (Road & Track)- sendo o mais conhecido e famoso. E também no modelo LS.
Além de conquistar as ruas brasileiras, o Dodge conquistou as grandes telas. Quem se lembra do filme Bullit? O carrão fez um verdadeiro sucesso e roubou a cena com toda certeza.
A Retornar teve o prazer de ter um desses aqui em nossa garagem, mas ele já tem um novo dono que está feliz da vida com seu Dodge Charger RT 1976, equipado com um motor 318 v8, 210 cv, direção hidráulica, câmbio manual de 4 marchas, ar-condicionado…
Da uma olhadinha mais de perto:
Um clássico na sua garagem
Pilote o Opala seus Sonhos!
Compre o seu e-book e concorra!