fbpx
Carros

Camaro: saiba mais sobre a história e versões desse esportivo

É fato que o Camaro foi e é, até os dias de hoje, um grande desejo de todos os apaixonados por carro clássico. E não poderia ser diferente, com uma história incrível que inclui até participação em grandes filmes do cinema, além de uma música, o Camaro mostra a que veio.

Dessa forma, ainda que existam carros com uma proposta mais assertiva nesse sentido, podemos assumir que o Camaro, por tudo o que sua história demonstra, é um dos mais icônicos quando falamos de muscle cars americanos.

Pensando em contar um pouco mais sobre esse ícone de quatro rodas, trouxemos algumas informações pertinentes sobre a sua trajetória e sobre os modelos que marcaram época ao longo do tempo. Quer saber um pouco mais? Confira abaixo:

Saiba mais sobre a história do Camaro

Projeto do Camaro 1968. Blueprints for 3D

A década de 60 foi realmente marcante para o mundo automobilístico, tendo em vista que foi a época em que surgiram diversos modelos de carros clássicos, que notamos a importância, até os dias de hoje.

Nessa mesma época, o grande Ford Mustang saiu de sua fábrica pela primeira vez, e como forma de acompanhar o mercado, a Chevrolet apostou todas as suas fichas em um grande esportivo: o Camaro.

Camaro foi um grande sucesso desde o princípio, tendo mais de 200 mil modelos comercializados apenas no seu primeiro ano de produção, um feito que, sem dúvidas, poucos carros clássicos alcançaram.

A seguir, conheça melhor sobre cada um dos modelos apaixonantes que a Chevrolet lançou ao mercado, ao longo dos anos.

Camaro: as gerações que deixaram a sua marca no tempo

Conforme dito acima, o lançamento do Camaro foi nos anos 60 e de lá para cá, muitas mudanças aconteceram ao longo das suas gerações. A história do imponente e luxuoso modelo é tão rica, que merece ser dividida em tópicos:

O início de tudo

Camaro 1969. Shutterstock
Camaro 1969. Shutterstock

primeira geração do Camaro foi criada no ano de 1967, e a linha se manteve ativa até 1969, quando passou o bastão para a próxima geração.

Exímia participante da Indy 500 em duas datas diferentes, os seus motores chamavam a atenção por serem extremamente potentes. Um deles era o impressionante V8, que alcançava 202 cavalos de potência.

O segundo era o COPO, um gigantesco de 7,0 litros com potência que chegava a 435 cavalos de potência.

O maior sucesso de vendas

Camaro Coupé 1975
Camaro 1975. Shutterstock

segunda geração do Camaro foi o seu maior sucesso de vendas até os dias de hoje, e isso se torna ainda mais impressionante se levarmos em conta que aconteceu em meio à crise do petróleo, já nos anos 70.

Aqui ele também tinha um V8 para chamar de seu, mas os seus cavalos de potência eram mais sucintos, sendo apenas 157. De toda forma, o modelo foi tão bem recebido pelo público, que saiu de linha apenas em 1987!

Camiseta Muscle Cars American Classic

R$ 135,90 -33% OFF
R$ 89,90

Novo desenho para o clássico

Camaro IROC-Z 1988. Shutterstock
Camaro IROC-Z 1988. Shutterstock

Sendo fabricada de 1982, até o início dos anos 90, a terceira geração do Camaro surgiu com um novo design, altamente inovador para a época.

Um dos destaques foi a sua suspensão dianteira, que foi totalmente modificada. E a motorização, por sua vez, deixava um pouco a desejar: eram quatro cilindros com apenas 93 cavalos de potência, uma bela diferença para as versões anteriores, não é mesmo?

Contudo, já na década de 90, a Chevrolet optou por lançar a nova versão, chamada de 350, que alcançava ótimos 250 cavalos de potência.

Um ícone na década de 90

Camaro 2000. Shutterstock
Camaro 2000. Shutterstock

Com a despedida do 350, a Chevrolet lançou a quarta geração da sua joia. Infelizmente, esse modelo não fez tanto sucesso na época, embora essa realidade tenha mudado ao longo do tempo, de acordo com a sua motorização que impressiona.

quarta geração do Camaro apresentou dois motores, um V6 e outro V8, algo que fez com que a sua fabricação perdurasse até meados de 2002.

O fim da linha e a criação da lenda

A quinta geração chegou em 2002 com o mesmo modelo anterior, sem demonstrar grandes modificações para a sua versão anterior.

Camaro 2010. Shutterstock
Camaro 2010. Shutterstock

Todavia, em 2010 ressurge a lenda, dessa vez com o seu design ainda mais impactante, moderno e, ao mesmo tempo, referenciando as suas versões anteriores. Um feito que a Chevrolet sempre soube muito bem fazer.

Com uma proposta vintage e um capô enorme, que comportava novos faróis interligados às quatro lanternas frontais, a última geração do Camaro foi relançada em grande estilo e, mais uma vez, abalou as estruturas do mercado da época.

Acredite se quiser: o modelo superou o seu próprio sucesso de vendas, tendo, desta vez, alcançado a marca de mais de 500 mil unidades vendidas. Esse número supera qualquer um dos seus grandes rivais.

A motorização demonstrava todo o sucesso que o carro fez, com duas opções entre o V6, que alcançava 327 cavalos de potência, e o V8 com nada menos que 588 cavalos. Um verdadeiro dono das pistas.

50 anos de muita história

Camaro apresentado em 2016. Shutterstock
Camaro apresentado em 2016. Shutterstock

Como forma de comemorar os 50 anos de existência da linha, no ano de 2016 a Chevrolet lançou uma última versão da sua última geração. Com diversos detalhes do modelo anterior, de 2010, o Camaro agora comportava grades, lanternas e faróis inovadores.

Seu motor é o V8 de 6.2 cilindradas e 16V, além disso, possui transmissão automática com 10 velocidades, detalhes que fazem jus à apresentação dos seus 460 cavalos de potência.

Última versão do Camaro. RK Motors

fim da linha do Camaro no mercado está cada vez mais próximo. A versão especial de despedida será estreada em 2023, e terão unidades limitadas a 2 mil exemplares.

Nessa versão, o Camaro contará com alguns detalhes diferentes, como logotipos e emblemas exclusivos, além de uma carroceria totalmente amarela. A intenção é fazer referência ao modelo de 2012, que ficou popular por conta do filme Transformers.

Podemos concluir, então, que a importância do Camaro ultrapassa as pistas, tendo em vista que ele se manteve em alta mesmo conforme o passar do tempo e a chegada de novos carros que dominaram o mercado.

O feito de se manter ativo durante mais de 50 anos não é para qualquer carro, e mesmo aqui no Brasil, onde o modelo chegou há relativamente pouco tempo, sua história é repleta de bons frutos. Frutos esses que fazem jus ao seu nome e a sua importância no meio do automobilismo.

Pilote um Dodge Dart Exclusivo!

Compre o seu e-book e concorra!

Artigos relacionados
Carros

Qual a melhor geração do Toyota Corolla no Brasil?

3 Mins de leitura
Conheça as características das diferentes gerações, desde a G1 até a inovação da G5 com sua versão híbrida.
Carros

Jeep ou Jipe? Qual o nome correto?

2 Mins de leitura
Entenda a diferença entre “jeep” e “jipe” e como esses termos são usados no Brasil e no mundo. Descubra quais veículos se enquadram em cada categoria e a origem histórica desses termos.
Carros

Como Fazer um Motorhome Kombi: Guia Para Iniciantes

3 Mins de leitura
Transforme sua Kombi em um motorhome personalizado e legalizado. Saiba como fazer motorhome Kombi e desfrute de viagens únicas com conforto e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *