Nos anos 90 fariam 25 anos praticamente fechados para importação, o mercado automobilístico abriu as portas nesta década, trazendo modelos mais modernos em relação aos nacionais, possibilitando nossa seleção dos carros mais vendidos nos anos 90.
Essa mudança de cenário, que aconteceu gradualmente desde o fim da ditadura militar, chacoalhou a indústria automobilística nacional, entre 1990 e 1994, que correram para atualizar seus modelos e atender as novas exigências de consumo.
Ao andar pelas ruas, durante o período aqui apresentado, um apaixonado por carros se depararia com os mais variados modelos, dos conhecidos VW Santana e Chevrolet Omega, a novidades como o Chrysler Stratus.
A explosão de variedades e atualidades também permeava as funcionalidades e a mecânica dos carros, com a chegada da injeção eletrônica multiponto, cabeçote com 16 válvulas com comando variável, em algumas versões, e tecnologia turbo.
Mas antes de te mostrar esta lista de grande sucesso dos anos 90, vamos mergulhar um pouquinho na história. Podemos dizer que o grande avanço dos carros mil nos anos 90 são graças ao Fusca!
Isso mesmo, o Fusca, que havia deixado de ser produzido em 1986, foi responsável, junto ao Presidente Itamar e aos executivos da VW, a trazer ele de volta as ruas após um acordo de praticamente ACABAR com os Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI), ficando uma taxa simbólica de apenas 0,1%!
Isso atraiu os olhares das outras fabricantes que logo deram um jeito de se encaixar na regulamentação, que nada mais era do que o motor com até Mil Centímetros Cúbicos, o famoso 1.0!
Sendo assim, carros como Uno Millle, Chevette Junior, Gol 1000, Fusca Itamar, Corsa entre tantos outros, nasceram para suprir e atender a grande demanda que surgiu com esta oportunidade.
E falando em Uno, é impossível de falar de clássicos brasileiros dos anos 90 sem antes mencionar a lenda: Uno Turbo.
O Uno Turbo representou um avanço muito grande no domínio dessa tecnologia que hoje é tão comum. Hoje pensado em economia, no cofre do Uno o turbo significava performance. Se você já sonhou em pilotar um desses, hoje o seu sonho pode se tornar real. Basta clicar nesse link, comprar o seu e-book e aproveitar!
O Brasil era apresentado a modelos nunca vistos de montadoras como a Honda, Nissan, Peugeot, Toyota, Renault, entre outras. A década de 90 produziu alguns dos modelos mais icônicos e queridos na história dos carros.
Neste artigo conheceremos 10 dos carros que fizeram grande sucesso nos anos 90 entre nacionais e importados.
Confira agora a lista dos carros que mais brilharam nesta década! Boa leitura!
1. Chevrolet Opala Diplomata
Uma das opções mais luxuosas dos anos 90, o Opala já era um modelo consagrado desde a década de 1960 e contou com diversas versões ao longo de sua trajetória. O Chevrolet Opala Diplomata foi uma delas.
Lançado em 1972, esse clássico esteve entre os modelos mais caros e desejados durante os anos 80 e início da década seguinte, mesmo já ultrapassado e consumindo muito combustível, em comparação a outros carros nacionais. Sua produção foi encerrada em 1992.
Confira os Opalas que passaram pela Retornar:
2. Chevrolet Omega
Apresentado ao mercado nacional em 1992, o Omega CD é, sem dúvida, um dos modelos mais luxuosos da GM nos anos 90. Não à toa, seu lançamento chocou a todos, dada sua superioridade em relação aos carros da época.
Colocando os níveis de luxo e performance em um novo patamar, o Omega CD vinha com motor importado da Alemanha de 3.0 de seis cilindros. Porém, a interrupção na fabricação do motor pelo mercado europeu, levou a montadora a substituí-lo pela atualização com injeção eletrônica do motor 4.1 do Opala.
3. Volkswagen Gol GTi
A versão GTi chegou nos anos 90 trazendo novidades ao já conhecido modelo Gol. O lançamento da Volkswagen de 1989, contava com para-choque prateado, faróis auxiliares, rodas de liga leve de 14 polegadas e aerofólio, entre outros diferenciais, o Gol GTi foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível. Uma segunda geração foi lançada em 1994, com um visual mais limpo e moderno.
O motor 2.0 AP2000 já era conhecido por conta do Santana, e com a adição da injeção eletrônica, chegava a 120 cv e 18,4 kgfm, atingindo 100km/h em 10 segundos. Na geração de 94, foi adicionada a injeção eletrônica multiponto com 109 cv e 17 kgfm.
Conheça o Gol GTi que passou pela Retornar:
4. Volkswagen Santana
O famoso Santana marcou a década de 90, apesar de ter sido lançado em 1985, já que em 1991 recebeu suas modificações mais significativas, lhe conferindo competitividade frente aos modelos importados que chegavam.
Com visual mais esportivo, traseira alta e versões com quatro portas, esse sedã ganhou um motor de 2.0 com injeção eletrônica e 114 cv, freios ABS, teto solar elétrico, bancos com ajuste para lombar, volante com ajuste de altura, CD player e, para finalizar o requinte e refinamento, acabamento interno em couro.
5. Ford Escort XR3
A segunda versão do XR3 chegou em 1993 e recebeu o carinhoso apelido de “Escort sapão”. O modelo chamava a atenção por contar com toca-fitas, aerofólio traseiro, teto solar manual, entre outros. Além disso, tinha um propulsor de 2.0 AP e injeção eletrônica, chegando a desenvolver até 115 cv.
Comparado às gerações anteriores, o Escort XR3 era mais alto, curto e largo, com os entre-eixos ampliados 12 cm e rodas de 14 polegadas. E em 1994, o propulsor aceitava somente etanol, desenvolvendo até 122 cv.
6. Chevrolet Monza
O consagrado Monza, lançado em 1980, manteve seu sucesso na década seguinte. Após atualizações em 1986 e 1989, as versões Monza Classic e Classic SE, respectivamente, o Monza chega a 1991 com uma atualização completa. A frente mais pontuda lhe rendeu o apelido de tubarão, e contava agora com injeção eletrônica e painel digital, para compor seus itens luxuosos.
7. Chevrolet Kadett GSi
O Kadett GSi foi uma tentativa bem sucedida da Chevrolet de conquistar o mercado brasileiro, contando com uma versão conversível. Para isso, era composto por motor de injeção multiponto analógica, que chegava a render até 121 cv. Outras de suas características eram as rodas exclusivas, luzes de indicação, encosto de cabeça vazado e painel de instrumentos digital.
8. Fiat Tempra
Lançado em 1991, o Tempra foi a aposta da Fiat de carros mais refinados, que trouxe inovação ao mercado como motor de 16V, o primeiro no Brasil, e o modelo de sedã médio turbo, também inédito.
Equipado com hidráulica progressiva, rodas de liga-leve, ar condicionado, trava elétrica, toca-fitas, entre outros. A versão Tempra SW vinha com airbags, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e ar condicionado digital. O modelo foi descontinuado em 1998.
9. Ford Ka
Aportando no Brasil em 1997, o Ford Ka marcou a década de 90. Com carroceria arredondada e injeção eletrônica, comportava até quatro passageiros e era mais alto e menor, em comparação aos modelos da época.
Contava com dois tipos de motores, o 1.0 litro de 54 cv e 1.3 litro de 60 cv. O Ka certamente foi um dos carros mais vendidos dos anos 90, visto que as montadoras não conseguiam atender a demanda do mercado.
10. Renault Twigo
Esse último sucesso dos anos 90, lançado em 1993, era anunciado como econômico, pequeno e versátil e, ainda assim, bastante espaçoso. O Renault Twigo vinha com painel de instrumentos digital, motor de 1.2 litros de 55 cv e bancos traseiros que deitavam. Sua primeira versão rendeu a produção de mais de 2 milhões de unidades.
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Olha q loucura, quer dizer q nos anos 90 apenas esses dez carros fizeram sucesso?
Oi, Paulo. Tudo bem? Esse artigo fala sobre os 10 carros mais vendidos da década de 90, mas com certeza tiveram outros carros que também fizeram muito sucesso e estão na nossa memória até o hoje.
Todos os carros mencionados realmente foram marcantes , porém o Ford Ka na época em que foi lançado foi uma verdadeira revolução por ser tratar de um carro de apenas 04 lugares , um verdadeiro sub-compacto porém generoso internamente pelo espaço que ele proporcionava aos seus ocupantes . A indústria deveria explorar mais esse tipo de veículos compactos que são extremamente condizentes com os grandes centros urbanos.