E já estamos na décima nonva rodada da F1 de 2023, chegando na reta final da temporada. Agora, a próxima parada é na Cidade do México. Confira aqui tudo o que você precisa saber!
Como foi a corrida nos EUA?
No Grande Prêmio dos Estados Unidos, Max Verstappen surpreendeu ao vencer a corrida mesmo após largar em sexto lugar, conquistando assim a sua 50ª vitória na Fórmula 1. A corrida começou com Lando Norris na liderança, mas Verstappen não demorou a ultrapassá-lo. Lewis Hamilton ficou em segundo, enquanto Carlos Sainz terminou em terceiro e Sergio Perez em quarto. Charles Leclerc, que largou na pole position, teve uma corrida complicada e terminou em sexto. Infelizmente, a corrida teve algumas baixas, com Fernando Alonso, Oscar Piastri e Esteban Ocon se retirando devido a problemas em seus carros.
Entretanto, após o término da corrida, houve uma reviravolta. Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desqualificados de suas posições, perdendo respectivamente o segundo e o sexto lugar. A desqualificação ocorreu devido à não conformidade com as regras técnicas da Fórmula 1 de 2023, especificamente o Artigo 3.5.9 e). As condições do “parc ferme” ao longo do fim de semana do Sprint tornaram difícil para as equipes Mercedes e Ferrari fazerem ajustes nos carros após a classificação de sexta-feira.
Tanto a Mercedes quanto a Ferrari reconheceram que o desgaste excessivo do “plank” foi uma consequência das características únicas da pista e do formato do evento de Sprint. Importante notar que a desqualificação de um carro de uma equipe não desencadeia automaticamente uma investigação no carro parceiro. Mercedes e Ferrari responderam às desqualificações reconhecendo os desafios do formato do fim de semana do Sprint. A desqualificação teve um impacto maior na Mercedes, afetando sua posição nas pontuações do campeonato de construtores e aproximando a Ferrari em relação à equipe alemã na classificação geral.
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O circuito do Autódromo Hermanos Rodríguez
O Autódromo Hermanos Rodriguez, palco do Grande Prêmio do México, tem uma rica história na Fórmula 1. Foi construído em 1959, após uma sugestão do pai dos irmãos mexicanos do automobilismo, Ricardo e Pedro Rodriguez, que tinham conexões com o então presidente mexicano Adolfo Lopez Mateo. O presidente aprovou a ideia e o circuito foi construído em menos de um ano, aproveitando as vias internas existentes no parque esportivo Magdalena Mixiuhca, na Cidade do México.
Os primeiros carros de Fórmula 1 correram no circuito em 1962 em uma corrida fora de campeonato, com um Grande Prêmio oficial acontecendo no ano seguinte. A corrida costumava encerrar a temporada e foi vencida por Jim Clark naquele ano. O Autódromo Hermanos Rodriguez é único por estar situado a mais de 2.000 metros acima do nível do mar, proporcionando uma experiência de tirar o fôlego em sua volta de 4,3 km. Embora o layout do circuito siga de perto o original de 1959, ele agora serpenteia pelo antigo estádio de beisebol Foro Sol, oferecendo uma das vistas mais distintas da Fórmula 1.
O Grande Prêmio do México foi nomeado em homenagem aos irmãos Rodriguez, que desempenharam um papel significativo em trazer a F1 para o México. Infelizmente, Ricardo perdeu a vida em uma corrida fora de campeonato no circuito em 1962, e Pedro faleceu em uma corrida na Alemanha. O circuito foi renomeado em memória deles. Após enfrentar problemas de controle de público em 1970, a corrida foi retirada do calendário, retornando em 1986 em um traçado ligeiramente modificado, apesar de uma tragédia recente envolvendo um terremoto que tirou a vida de mais de 10.000 pessoas.
A lendária curva Peraltada, uma curva inclinada de 180 graus, permaneceu como destaque, mas foi posteriormente modificada em 1992 para reduzir a inclinação. Essa mudança marcou a última corrida de F1 no circuito por 23 anos. O Grande Prêmio do México retornou em 2015 com um circuito amplamente renovado, apresentando modificações em todas as curvas, incluindo a substituição da Peraltada por uma série de curvas mais lentas dentro do estádio Foro Sol.
Há um ano, na última corrida no México, Max Verstappen brilhou ao vencer sua 14ª corrida na temporada de 2022 da Fórmula 1, estabelecendo um recorde para o maior número de vitórias em uma única temporada, superando Michael Schumacher e Sebastian Vettel com 14 triunfos. A estratégia de pneus desempenhou um papel crucial, com Verstappen liderando a maior parte da corrida, seguido por Lewis Hamilton e Sergio Perez. George Russell, da Mercedes, teve dificuldades com a estratégia, terminando em quarto.
A Ferrari teve um desempenho discreto, com Carlos Sainz e Charles Leclerc em quinto e sexto, respectivamente. A prova também viu Daniel Ricciardo da McLaren, Esteban Ocon da Alpine e Lando Norris da McLaren na pontuação, enquanto Pierre Gasly da AlphaTauri enfrentou penalizações. Verstappen comemorou sua vitória na frente dos fãs mexicanos, em uma corrida marcada por estratégias de pneus, ultrapassagens e a influência da alta altitude e clima quente da pista.
Dados do Circuito Hermanos Rodríguez
Primeiro Grande Prêmio | 1963 |
Número de Voltas | 71 |
Comprimento do Circuito | 4.304m |
Distância da Corrida | 305.354km |
Melhor Volta na Corrida | 1:17.774 (Valtteri Bottas) |
Onde assistir?
TL1 – Bandsports / F1TV | Sexta-Feira | 27/10/2023 | 15:30 |
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TL2 – Bandsports/ F1TV | Sexta-Feira | 27/10/2023 | 19:00 |
TL3 – Bandsports / F1TV | Sábado | 28/10/2023 | 14:30 |
Classificação – Band/ F1TV | Sábado | 28/10/2023 | 18:00 |
Corrida Principal – Band / F1TV | Domingo | 29/10/2023 | 17:00 |
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