E já estamos na oitava rodada da F1 de 2023, chegando na metade da temporada. Agora, a próxima parada é na cidade de Montreal. Confira aqui tudo o que você precisa saber!
Como foi a corrida em Barcelona?
O GP da Espanha foi uma prova de que mudanças aparentemente pequenas no circuito podem ser determinantes para uma grande prova. Com um fim de semana completamente esquecível para os fãs da Ferrari e McLaren, o GP da região da Catalunha viu Max subir ao ponto mais alto do pódio novamente.
Lando Norris tinha se classificado em terceiro lugar, com a pouco potente McLaren logo na segunda fila. Charles Leclerc por sua vez, nem conseguiu ficar entre os quinze primeiros. Contudo, mesmo com Lando conseguindo esse resultado ótimo na classificação, conseguiu manter sua posição por poucos metros, quando se viu ultrapassado por Lewis Hamilton e em uma manobra muito arriscada acabou quebrando sua asa dianteira, exigindo uma parada nos pits muito precoce que o jogou para 20ª posição na primeira volta.
Agora em um circuito tradicional, a Mercedes tinha oportunidade para aplicar realmente as mudanças programadas. A melhora ficou clara sob a pilotagem de George Russel, que mesmo se classificando em 12º, escalou o grid para a terceira posição.
Carlos Sainz, piloto da casa assim como Fernando Alonso, conseguiu uma boa segunda posição na classificação com a Ferrari, mas a falta de ritmo do carro vermelho o colocou na quinta posição. Outro fato envolvendo a Ferrari foi um caso muito específico em uma ida dos boxes de Charles Leclerc. Ao ser avisado que ele seria parado, questionou os engenheiros sobre quais pneus seriam colocados. O engenheiro informa que seriam os pneus duros (os de maior durabilidade e pior performance), Charles pede imediatamente que mudem para os pneus macios (que são mais rápidos e duram menos), o engenheiro confirma a informação, e diz “entendido”, dando a entender que o pedido do piloto será atendido, mas ainda assim a equipe opta pelos pneus duros. Imagina o clima…
No meio do grid foi uma corrida intensa, com ultrapassagens em toda volta. Mas lá na frente a todo tempo tínhamos Max Verstappen a quase quinze segundos de distância para o segundo colocado, encaminhando cada vez mais o seu terceiro título.
Camiseta Retornar Racing
R$ 89,90
10% OFF NA 1ª COMPRA
O circuito de Barcelona-Catalunha
O circuito de Montreal é uma combinação perfeita de aceleração máxima e freadas bruscas. São três zonas de DRS de máxima aceleração unidas a 5 curvas de baixíssima velocidade, sendo um total de 4 chicanes. Com poucas curvas em alta velocidade, já podemos saber que é um circuito de alta velocidade, com pouco downforce.
O ponto alto do circuito sem dúvidas é o Muro dos Campeões. A última chicane unindo as curvas 13 e 14 fica exatamente entre duas zonas de DRS. Agora imagine você pilotando a pé embaixo o tempo todo, com uma curva no meio após acelerar tudo novamente? Provavelmente você não gostaria de perder muita velocidade, certo? É aí que o desafio entra: não existe uma zona de escape generosa para essa chicane, ao fim da pista existe apenas um muro sólido o suficiente para parar qualquer carro que venha em uma velocidade exageradamente grande. Quão rápido e preciso que um piloto precisa ser para não encostar no muro?
Reza a lenda que para ser um campeão mundial, você precisa ter batido no Muro dos Campeões ao menos uma vez em sua carreira.
A corrida do ano passado foi marcante para os fãs da Mercedes, que ainda sem compreender sobre o que havia acontecido com o carro naquele ano, se viu pela primeira vez satisfeita com uma sequência de pódios, sob a sombra agora cada vez maior de Max Verstappen.
Dados do circuito de Barcelona
Primeiro Grande Prêmio | 1978 |
Número de Voltas | 70 |
Comprimento do Circuito | 4.361m |
Distância da Corrida | 305.270 km |
Melhor Volta na Corrida | 1:13.078 (Valtteri Bottas – 2019) |
Onde assistir?
TL1 – Bandsports / F1TV | Sexta-Feira | 16/06/2023 | 14:30 |
---|---|---|---|
TL2 – Bandsports / F1TV | Sexta-Feira | 16/06/2023 | 18:00 |
TL3 – Bandsports / F1TV | Sábado | 17/06/2023 | 13:30 |
Classificação – Bandsports / F1TV | Sábado | 17/06/2023 | 17:00 |
Corrida Principal – Band / F1TV | Domingo | 17/06/2023 | 15:00 |
Você de Bandeirante Aventureira!
Compre o seu E-book!