Estamos nos encaminhando para a metade de 2023 e já vimos a nova Chevrolet Montana ser lançada. Mas o que mais podemos esperar do mercado brasileiro nesse ano?
Separamos uma lista com os prováveis lançamentos de picapes para o Brasil ainda neste ano. São apenas especulações, mas conseguimos ter uma boa ideia de como as concessionárias vão se comportar.
Saveiro TSi
Primordialmente, precisamos concordar que o Motor TSi da Volkswagen se posicionou muito bem no mercado. Assim, esse motor acaba sendo considerado um dos primeiros a reutilizar a tecnologia após muitos projetos sem sucesso de diversas montadoras.
O TSi acabou se apresentando bem na linha Up!, e ganhou força com a linha de SUVs da VW. Mais recentemente foi adotada em novas versões do Polo, mas a Saveiro ainda tinha ficado de fora.
Segundo os últimos rumores, o motor TSi 1.0 deve chegar na Saveiro ainda em 2023, acompanhada de um novo pacote de facelift que deve distanciar ainda mais a picape do descontinuado Gol.
Maverick Híbrida
O nome Maverick voltou ao mercado como picape para brigar com a Toro. A picape foi muito elogiada por ter mais “cara de offroad” que a concorrência que ficou com um visual mais próximo dos SUVs.
Muito elogiada pela sua ampla gama de itens de série, gagdets e tecnologia, a versão 2.0 turbo da Maverick não ganhou tanto espaço quanto esperado no mercado. Portanto, os planos da Ford envolvem trazer a Maverick em uma versão com um motor 4 cilindros 2.5 atrelado a um motor elétrico de 128cv.
Fiat Landtrek
A Fiat praticamente inaugurou o segmento das picapes intermediárias com a Toro, mas entre as médias como a Hilux, Ranger, Amarok e Frontier, a marca italiana ainda não emplacou.
Agora como Stellantis, o grupo da Fiat deve buscar a Landtrek, picape média da Peugeot feita para outros mercados, como África do Sul e Argentina.
Contudo, a picape média não deve vir pela Peugeot, e provavelmente nem deve levar o nome de Landtrek, mas fato é que agora a Stellantis terá competição no ramo das médias.
GWM Poer
A chinesa GWM já mostrou que chegou ao Brasil para abalar as estruturas. Atualmente, é proprietária da antiga fábrica da Mercedes, deixando claro que quer produzir aqui no Brasil.
No momento, a GWM se prepara para colher os primeiros resultados de vendas do Haval H6, um SUV híbrido plug-in com acabamento e performance primorosas.
Para aumentar sua linha em solo brasileiro, a GWM deve apostar no Poer, uma picape média que promete deixar ainda mais competitivo o setor dominado pelos nomes de sempre. O que a marca chinesa promete, é que a Poer deve vir eletrificada de alguma forma.