fbpx
Motos

Yamaha DT 180: conheça a história dessa super moto

A Yamaha DT 180 foi a primeira motocicleta do mundo que foi produzida em massa.

Desenvolvida por Hiramatsu, em colaboração com Kaoru Yanagida, ela foi lançada em 1923. Com sua estreia, ela iniciou uma nova era de inovação.

Foi a primeira motocicleta de seu tipo de progresso a preparar o caminho para o futuro.

Desse modo, Hiramatsu e Yanagida, dois engenheiros da Yamaha, conceberam essa ideia, pensando em criar um produto que oferecesse um motor com vários acessórios parafusados.

O ineditismo da fórmula da Yamaha DT 180 foi tão grande, que impactou para sempre, e da forma mais importante, a história do motociclismo.

Continue lendo para saber mais sobre ela!

Saiba como surgiu a Yamaha DT 180

Yamaha DT 180
Crédito de imagem: Reprodução/Flickr

Como mencionado anteriormente, o protótipo da DT 180 foi desenvolvido por Hiramatsu e Yanagida. A ideia por trás da parceria era criar um motor que fosse leve, potente, barato e confiável.

Eles também queriam criar um modelo que fosse fácil de construir e manter. Portanto, a equipe de projeto decidiu usar um motor refrigerado com um cilindro de ar que tinha um deslocamento de 180 cc.

Assim sendo, o projeto a quatro tempos foi acoplado a uma transmissão de três velocidades, sendo colocado sobre um chassi leve que tinha uma altura de assento de apenas 35mm.

O desenvolvimento do motor foi concluído em dezembro de 1922, o que marcou o início do desenvolvimento do chassi.

O primeiro protótipo do DT 180 foi concluído em março de 1923. Este protótipo era um modelo experimental e não se destinava a ser um protótipo do DT 180 real.

Entretanto, o projeto foi tão impressionante que a Yamaha decidiu produzir uma versão mais prática do protótipo.

O modelo de produção foi lançado em maio de 1923 e foi chamado de Yamaha DT 180.

Desenvolvimento da Yamaha DT 180

Yamaha DT 180
Crédito de imagem: Dave’s Bike Brochures

À medida que a empresa crescia, a Yamaha queria expandir seu portfólio e criar mais motocicletas. O DT 180 era um ótimo modelo para a empresa investir.

Tinha um excelente design, potência e confiabilidade. O primeiro modelo a ser desenvolvido após o lançamento do DT 180 foi o DT 180A.

O DT 180A tinha um motor mais potente, escapamentos duplos, uma estrutura mais forte e freios a disco. O DT 180 B foi produzido em seguida, com um motor ainda melhor e um assento mais confortável.

A próxima mudança no DT 180 foi a adição de uma embreagem automática. Isto foi seguido pela introdução do DT 180 C, que tinha um motor mais avançado e eixos de comando de válvulas duplos suspensos.

Ele foi lançado em 1934, tornando-o um dos modelos mais populares da linha.

Com isso, o DT 180 D, DT 180 E, DT 180 F e o DT 180 G também foram adicionados. Estes variavam desde o 180D, com uma distância entre eixos mais curta e um único motor com cames suspensos, até o 180K, com uma distância entre eixos totalmente alongada e um duplo motor com cames suspensos.

Desde que foram introduzidos os motores específicos dos modelos, houve uma grande demanda por eles.

O Primeiro Modelo de Produção: Yamaha DT 180 A

Yamaha DT 180
Crédito de imagem: Tudo de Motos

O DT 180A foi lançado em 1924. Ele apresentava um motor mais potente, freios a disco e um assento mais confortável.

O motor foi redesenhado na esperança de torná-lo mais eficiente no consumo de combustível. Desse modo, esse item tinha um deslocamento de 180 cc e produzia 18 cavalos de potência.

Foi a primeira motocicleta produzida em massa a ser fabricada em grandes quantidades.

A DT 180A tinha um único motor de came suspenso, motor a quatro tempos e estava acoplada a uma transmissão de três velocidades.

O DT 180A foi também o primeiro modelo a ter um nome que indicava sua finalidade. Ele foi chamado de DT 180 A, pois, foi projetado para o deslocamento médio e era leve o suficiente para ser facilmente operado por qualquer pessoa.

Este foi o modelo que preparou o caminho para todos os futuros viajantes de longa distância.

O Segundo Modelo de Produção: O DT 180 B

Yamaha DT 180
Crédito de imagem: Reprodução/Flickr

O DT 180 B foi lançado em 1928. Era essencialmente o mesmo que o DT 180 A, com uma diferença. O DT 180 B foi o primeiro modelo da linha a ser equipado com um diferencial.

Este foi um sistema que ajudou a transferir a potência entre as rodas dianteiras e traseiras, reduzindo a tensão na transmissão.

O DT 180 B também foi o primeiro modelo a ser equipado com uma transmissão de três velocidades. Posteriormente, o DT 180 C foi lançado em 1934.

Ele apresentava um motor bem mais potente que os anteriores e eixos de comando de válvulas duplos aéreos.

O DT 180 CD era uma versão reduzida do 180C, com um motor melhor ainda.

O DT 180 D foi fabricado em seguida, com um motor que superava os anteriores e um assento mais confortável.

Modelos posteriores: Os DT 200, TT 200 e TTR 225

Yamaha DT 180
Crédito de imagem: Reprodução/Flickr

O DT 200 foi lançado em 1936. Era essencialmente o mesmo que o 180C, exceto por ter uma distância entre eixos muito maior.

O 180D foi seguido pelo 180E, que tinha um motor e freios a disco bem mais avançados.

O TT200 apresentava um motor melhor estruturado e um assento mais confortável.

Ele foi lançado em 1939. O TTR 225 era uma versão mais avançada do TT 200.

Ele foi lançado em 1947, com uma distância entre eixos muito mais longa que a Yamaha DT 180 e um motor totalmente completo.

Mas afinal, por que a Yamaha DT 180 é tão famosa?

DT180 no jornal
Crédito de imagem: Reprodução/Flickr

A principal razão pela qual a Yamaha DT 180 é tão famosa é porque foi a primeira motocicleta a ser produzida em massa.

Ela abriu o caminho para futuras inovações e foi movida por um motor de um cilindro que produziu 21 cavalos de potência.

Foi também a primeira motocicleta a ser equipada com um diferencial e uma transmissão de três velocidades.

DT180 Trail
Crédito de imagem: Reprodução/Flickr

A Yamaha DT 180 foi um modelo revolucionário que preparou o caminho para futuras inovações.

Foi também a primeira motocicleta a oferecer um design leve, o motor potente e um visual confiável, o que fez dela uma das motocicletas mais populares já produzidas no Japão, e um dos modelos mais admirados e desejados em todo o mundo.

Concorra a uma moto CBR 1000 Honda Repsol

Pilote a Moto dos Sonhos!

Confira as promoções ativas da Retornar!

Artigos relacionados
Motos

O Que é Uma Moto Big Trail?

3 Mins de leitura
Descubra tudo sobre motos big trail: características, vantagens e diferenças que fazem desse modelo a escolha perfeita para aventuras e longas viagens.
Motos

5 Motos Ideais para Viagens Longas

4 Mins de leitura
Procurando a moto ideal para viajar? Confira os 5 modelos que combinam potência, conforto e tecnologia para longas distâncias.
Promoções

Como Concorrer a Uma BMW GS1250 em Poucos Cliques

3 Mins de leitura
A aventura espera por você! Veja como ganhar uma BMW GS1250 e desbravar o mundo em duas rodas.

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *