Motos

Yamaha DT 180: conheça a história dessa super moto

Kombi Ultimos Dias

A Yamaha DT 180 foi a primeira motocicleta do mundo que foi produzida em massa.

Desenvolvida por Hiramatsu, em colaboração com Kaoru Yanagida, ela foi lançada em 1923. Com sua estreia, ela iniciou uma nova era de inovação.

Foi a primeira motocicleta de seu tipo de progresso a preparar o caminho para o futuro.

Desse modo, Hiramatsu e Yanagida, dois engenheiros da Yamaha, conceberam essa ideia, pensando em criar um produto que oferecesse um motor com vários acessórios parafusados.

O ineditismo da fórmula da Yamaha DT 180 foi tão grande, que impactou para sempre, e da forma mais importante, a história do motociclismo.

Continue lendo para saber mais sobre ela!

Saiba como surgiu a Yamaha DT 180

Yamaha DT 180
Crédito de imagem: Reprodução/Flickr

Como mencionado anteriormente, o protótipo da DT 180 foi desenvolvido por Hiramatsu e Yanagida. A ideia por trás da parceria era criar um motor que fosse leve, potente, barato e confiável.

Eles também queriam criar um modelo que fosse fácil de construir e manter. Portanto, a equipe de projeto decidiu usar um motor refrigerado com um cilindro de ar que tinha um deslocamento de 180 cc.

Assim sendo, o projeto a quatro tempos foi acoplado a uma transmissão de três velocidades, sendo colocado sobre um chassi leve que tinha uma altura de assento de apenas 35mm.

O desenvolvimento do motor foi concluído em dezembro de 1922, o que marcou o início do desenvolvimento do chassi.

O primeiro protótipo do DT 180 foi concluído em março de 1923. Este protótipo era um modelo experimental e não se destinava a ser um protótipo do DT 180 real.

Entretanto, o projeto foi tão impressionante que a Yamaha decidiu produzir uma versão mais prática do protótipo.

O modelo de produção foi lançado em maio de 1923 e foi chamado de Yamaha DT 180.

Desenvolvimento da Yamaha DT 180

Yamaha DT 180
Crédito de imagem: Dave’s Bike Brochures

À medida que a empresa crescia, a Yamaha queria expandir seu portfólio e criar mais motocicletas. O DT 180 era um ótimo modelo para a empresa investir.

Tinha um excelente design, potência e confiabilidade. O primeiro modelo a ser desenvolvido após o lançamento do DT 180 foi o DT 180A.

O DT 180A tinha um motor mais potente, escapamentos duplos, uma estrutura mais forte e freios a disco. O DT 180 B foi produzido em seguida, com um motor ainda melhor e um assento mais confortável.

A próxima mudança no DT 180 foi a adição de uma embreagem automática. Isto foi seguido pela introdução do DT 180 C, que tinha um motor mais avançado e eixos de comando de válvulas duplos suspensos.

Ele foi lançado em 1934, tornando-o um dos modelos mais populares da linha.

Com isso, o DT 180 D, DT 180 E, DT 180 F e o DT 180 G também foram adicionados. Estes variavam desde o 180D, com uma distância entre eixos mais curta e um único motor com cames suspensos, até o 180K, com uma distância entre eixos totalmente alongada e um duplo motor com cames suspensos.

Desde que foram introduzidos os motores específicos dos modelos, houve uma grande demanda por eles.

O Primeiro Modelo de Produção: Yamaha DT 180 A

Yamaha DT 180
Crédito de imagem: Tudo de Motos

O DT 180A foi lançado em 1924. Ele apresentava um motor mais potente, freios a disco e um assento mais confortável.

O motor foi redesenhado na esperança de torná-lo mais eficiente no consumo de combustível. Desse modo, esse item tinha um deslocamento de 180 cc e produzia 18 cavalos de potência.

Foi a primeira motocicleta produzida em massa a ser fabricada em grandes quantidades.

A DT 180A tinha um único motor de came suspenso, motor a quatro tempos e estava acoplada a uma transmissão de três velocidades.

O DT 180A foi também o primeiro modelo a ter um nome que indicava sua finalidade. Ele foi chamado de DT 180 A, pois, foi projetado para o deslocamento médio e era leve o suficiente para ser facilmente operado por qualquer pessoa.

Este foi o modelo que preparou o caminho para todos os futuros viajantes de longa distância.

O Segundo Modelo de Produção: O DT 180 B

Yamaha DT 180
Crédito de imagem: Reprodução/Flickr

O DT 180 B foi lançado em 1928. Era essencialmente o mesmo que o DT 180 A, com uma diferença. O DT 180 B foi o primeiro modelo da linha a ser equipado com um diferencial.

Este foi um sistema que ajudou a transferir a potência entre as rodas dianteiras e traseiras, reduzindo a tensão na transmissão.

O DT 180 B também foi o primeiro modelo a ser equipado com uma transmissão de três velocidades. Posteriormente, o DT 180 C foi lançado em 1934.

Ele apresentava um motor bem mais potente que os anteriores e eixos de comando de válvulas duplos aéreos.

O DT 180 CD era uma versão reduzida do 180C, com um motor melhor ainda.

O DT 180 D foi fabricado em seguida, com um motor que superava os anteriores e um assento mais confortável.

Modelos posteriores: Os DT 200, TT 200 e TTR 225

Yamaha DT 180
Crédito de imagem: Reprodução/Flickr

O DT 200 foi lançado em 1936. Era essencialmente o mesmo que o 180C, exceto por ter uma distância entre eixos muito maior.

O 180D foi seguido pelo 180E, que tinha um motor e freios a disco bem mais avançados.

O TT200 apresentava um motor melhor estruturado e um assento mais confortável.

Ele foi lançado em 1939. O TTR 225 era uma versão mais avançada do TT 200.

Ele foi lançado em 1947, com uma distância entre eixos muito mais longa que a Yamaha DT 180 e um motor totalmente completo.

Mas afinal, por que a Yamaha DT 180 é tão famosa?

DT180 no jornal
Crédito de imagem: Reprodução/Flickr

A principal razão pela qual a Yamaha DT 180 é tão famosa é porque foi a primeira motocicleta a ser produzida em massa.

Ela abriu o caminho para futuras inovações e foi movida por um motor de um cilindro que produziu 21 cavalos de potência.

Foi também a primeira motocicleta a ser equipada com um diferencial e uma transmissão de três velocidades.

DT180 Trail
Crédito de imagem: Reprodução/Flickr

A Yamaha DT 180 foi um modelo revolucionário que preparou o caminho para futuras inovações.

Foi também a primeira motocicleta a oferecer um design leve, o motor potente e um visual confiável, o que fez dela uma das motocicletas mais populares já produzidas no Japão, e um dos modelos mais admirados e desejados em todo o mundo.

Uma moto lendária na sua garagem

Deseja ter uma motocicleta potente como a Yamaha DT 180, e aproveitar todas as estradas?

E o que acharia de ganhar uma moto tão potente como essa?

É por isso que a Retornar vai premiar alguém com uma Harley Davidson Fat Bob.

Confira detalhes sobre a Fat Bob da Retornar:

  • MOTOR MILWAUKEE-EIGHT 107 DE 1745 CC
  • FAROL E LANTERNA TRASEIRA EM LED
  • PARTIDA ELÉTRICA
  • CÂMBIO DE 6 MARCHAS

Para concorrer você precisa comprar o eBook. Basta clicar no banner aqui embaixo e garantir a sua participação nesta promoção.

Mas você precisa correr porque estamos nas ÚLTIMAS HORAS da promoção!

Fat bob

Essa pode ser a sua Harley Davidson

Compre seu eBook agora mesmo para concorrer

Promos Retornar
Artigos relacionados
Carros

Anos 80: conheça os 5 carros mais vendidos

4 Mins de leitura
Anos 80: venha conhecer quais foram os 5 carros mais vendidos durante este período e relembre um pouco mais sobre cada modelo clicando aqui.
Motos

Motos clássicas dos anos 80: conheça 9 mais importantes

6 Mins de leitura
Conheça 9 motos clássicas dos anos 80 que com toda certeza irão fazer você se apaixonar ainda mais pelo universo de duas rodas clicando aqui!
MotosPromoções

Harley-Davidson: a moto que coleciona apaixonados por liberdade

2 Mins de leitura
Harley-Davidson – curiosidades sobre a marca que encanta e coleciona fãs aventureiros pelo mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.