fbpx
Carros

Veraneio e Bonanza, as brutas da Chevrolet

A Chevrolet Bonanza e a Chevrolet Veraneio são veículos icônicos da General Motors. Produzidos no Brasil, esses veículos foram projetados para atender às necessidades de uma ampla variedade de consumidores, desde famílias grandes, proprietários de negócios e até fazendeiros.

Chevrolet Veraneio

Veraneio 1970. Brunelli Veículos

A Chevrolet Veraneio foi um dos utilitários mais icônicos do mercado brasileiro lançada em 1964. Originalmente, o modelo foi criado como uma versão de carga da família de carros Chevrolet Brasil, mas acabou se tornando uma opção popular entre famílias grandes e empresas que precisavam de um carro espaçoso e versátil.

Veraneio no início dos anos 90. Jornal Oficina Brasil

A Veraneio passou por diversas modificações ao longo dos anos, incluindo a incorporação de motores mais potentes e a adição de equipamentos de conforto e segurança. Ao todo, foram produzidas mais de 100 mil unidades da Veraneio no Brasil, tornando-a um dos modelos mais famosos da Chevrolet no país.

Chevrolet Bonanza

Chevrolet Bonanza. IG Carros

O Chevrolet Bonanza foi uma picape fabricada pela General Motors no Brasil entre os anos de 1989 e 1994. Ela foi criada a partir do modelo norte-americano Chevrolet C/K e tinha como objetivo ser uma picape de porte médio, com maior capacidade de carga e mais conforto do que as picapes compactas que eram populares no país na época. O projeto da Bonanza contou com a participação da equipe brasileira da GM e envolveu adaptações para o mercado nacional, como o uso de motores diesel e a incorporação de componentes produzidos no Brasil. Apesar de ter sido bem recebida pelo público e pela crítica especializada, as vendas da Bonanza nunca foram muito expressivas chegando somente a 14 mil unidades vendidas.

Motorização e acessórios

Motor da Veraneio de 92. Motor Tudo Notícias

A Chevrolet Veraneio e a Chevrolet Bonanza contavam com diferentes opções de motores, dependendo do ano de fabricação e da versão do modelo. A Veraneio, por exemplo, foi equipada com motores de quatro, seis e oito cilindros, além de opções a gasolina e diesel. O modelo mais potente da Veraneio era equipado com um motor V8 de 4.1 litros, capaz de gerar até 168 cavalos de potência.

Motor da Bonanza. Retífica de Motores

Já a Chevrolet Bonanza foi lançada com a opção de motorização de gasolina/álcool usando o 4.1l do Opala e no diesel usando um Perkins de 3.9l que mais tarde foi substituído por um 4.0l turbo .

Além disso, eles foram equipados com diversos recursos avançados para a época, como ar condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos. Esses recursos tornavam a condução desses veículos mais confortável e prática.

Fim da linha

Infelizmente, em 1994, a Chevrolet decidiu encerrar a produção da Veraneio e da Bonanza, deixando um legado que permanece vivo até hoje. Esses veículos são considerados verdadeiros ícones da indústria automotiva brasileira e são lembrados com carinho por muitos entusiastas.

Hoje em dia, os modelos são altamente colecionáveis e podem ser encontrados em excelentes condições em feiras de automóveis clássicos e eventos especiais.

Promo do Troller

Esse Troller T4 XLT pode ser SEU!

Compre o seu e-book e participe!

Artigos relacionados
Carros

Encontros de Carros Antigos: Lugar de Gente Apaixonada por Clássicos

4 Mins de leitura
Você é apaixonado por carros antigos e quer saber onde encontrar os eventos mais icônicos do Brasil? Está no lugar certo! Neste artigo, vamos explorar os principais encontros de carros antigos do país, destacando os…
Carros

Comparativo: Muscle Cars do Brasil

4 Mins de leitura
Explore a potência e a história dos melhores muscle cars brasileiros, incluindo Chevrolet Opala SS, Ford Maverick GT, Dodge Charger R/T e Dodge Dart.
CarrosNotícias sobre o Mundo Automotivo

Ford Ranger Raptor 2024: O Que Você Precisa Saber?

2 Mins de leitura
Descubra a Ford Ranger Raptor: uma picape poderosa com motor V6 3.0 Bi-turbo, amortecedores FOX Racing e capacidade off-road excepcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *