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Toyota Bandeirante: um 4X4 raiz

A verdadeira lenda das trilhas, um off-road que supera qualquer desafio

O jipe que marcou o ingresso da Toyota no Brasil e que foi fabricado por ininterruptos 43 anos no país, superando as 100 mil unidades vendidas e se tornando um clássico entre os amantes do 4X4.

Esse é o Toyota Bandeirante que você vai conhecer agora, ficando até o final da leitura.

Com identidade e personalidade bem definidos, o Bandeirante nasceu com vocação para o trabalho pesado e manteve essa característica sempre.

Mesmo com as inovações tecnológicas e o crescimento da gama oferecida com picapes, cabines-dupla entre outros, a linha adotada pela Toyota foi constante. 

Acima de tudo, é por isso que o 4×4 da Toyota é tão usado para desbravar o país – seja no trabalho agrícola ou nas mãos dos aventureiros.

Jipe Bandeirante: Preparado para encarar terra, estrada e o que mais você imaginar

Onde tudo começou

A Segunda Guerra Mundial foi o cenário da pré-história do Bandeirante

O ano era 1940 e os Estados Unidos já percebiam que estariam diretamente envolvidos na recém iniciada Segunda Guerra, que já devastava a Europa. Pensando nisso, as Forças Armadas Americanas decidiram antecipar-se aos fatos e pediram um projeto de veículo leve de reconhecimento para 135 empresas no país.

As exigências do exército americano foram muitas. O veículo teria que ter tração nas quatro rodas, levar uma tripulação de três soldados, uma distância entre eixos de não mais que 191 cm – que depois seria aumentado para 203 cm, ter um para-brisa rebatível, levar uma carga útil de 300 kg e ser movido por um motor com 11,7 kgfm de torque. Além disso, o veículo vazio não poderia pesar mais que 590 kg.

Tudo isso, com um prazo super apertado: 49 dias para as fábricas apresentarem seus protótipos e apenas 75 dias para a fabricação de 70 veículos funcionais para testes.

Invencível, esse carro já foi considerado uma obra-prima do desenho industrial

Da guerra às ruas

Depois da 2ª Guerra Mundial, a fama do Jipe se espalhou pelo mundo e diversos fabricantes copiaram o utilitário. O veículo também se tornou um objeto de arte, sendo considerado uma obra-prima do desenho industrial. Funcional e resistente, o projeto continuou a ser executado para fins militares, mas acabou caindo mesmo é nas graças do consumidor.

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