Sleepers, os carros potentes com aspecto estético original despretensioso.
O nome pode até te confundir, afinal, o termo em inglês que significa: adormecido ou dorminhoco, em português, é o nome de uma cultura dentro do universo automotivo, assim como o Tuning, por exemplo.
Neste segmento, o objetivo das montadoras ou proprietários de veículos, é montar um carro de alto desempenho, mantendo a estética original ou em um padrão clássico mais tradicional, sem chamar a atenção pelo o que se vê, mas sim quando o carro “acorda” e revela toda a potência debaixo do capô.
Pela palavra, o cenário ainda não é tão famoso no Brasil, mas na prática acontece há algum tempo.
O melhor exemplo é a galera do turbo, que prepara os carros antigos/populares, mantendo a originalidade das características externas no veículo.
Ou seja, um carro que parece manso e pacato pelo aspecto é, na realidade, um canhão disfarçado!
Assim como a instalação do turbo, citado no exemplo anterior, alguns proprietários chegam a substituir o conjunto completo de motor e câmbio, sempre mantendo a aparência original de fábrica, ou com o mínimo de alteração possível, como jogo de rodas ou película nos vidros.
Além da personalização de cada dono, alguns Sleepers saem com essas características de fábrica, direto da montadora.
Como por exemplos os hatchs e sedãs com linhas e carroceria mais familiares, discretas e urbanas, equipados com grandes motores e muita potência.