fbpx
Carros

Principais colecionadores de carros antigos no Brasil

O mercado de carros clássicos antigos e colecionáveis também é conhecido como mercado do antigomobilismo. Esse pode ser um grande investimento rentável para quem deseja unir hobby com renda.

Mas, se você deseja ser um antigomobilista, saiba que esse não é um hobby barato, afinal, os carros clássicos e mais antigos podem custar bem caro.

Muitos colecionadores constroem suas próprias garagens para abrir essas raridades, que geralmente são modelos bem famosos em todo o mundo. Unindo a paixão, o investimento e a preservação de modelos históricos, muitos brasileiros possuem grandes acervos de quantidades e raridades de modelos.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre esse mundo de originalidade, confira a seguir alguns dos principais colecionadores desse meio. Acompanhe!

Colecionadores brasileiros de carros antigos

Og Pozzoli

Og Pozzoli com uma BMW. Jornal do Carro

Um dos maiores colecionadores de carros antigos no Brasil com certeza foi o Og Pozzoli. Esse empresário tinha um acervo com mais de 200 modelos de carros clássicos, e a sua coleção foi considerada uma das mais importantes de todo o mundo.

O colecionador tinha preferência por veículos que tivessem sido fabricados no início do século XX até os anos 50. Um dos maiores destaques da coleção é o modelo Moon, de 1918, 6-45 Piton. Esse modelo pertenceu ao ex-presidente Washington Luiz, entre os anos de 1926 a 1930. É um modelo único em todo o mundo.

Depois que Og Pozzoli faleceu em 2017, a sua coleção passou a ser administrada por uma fundação.

Maurício Marx

Mauricio Marx com seu Porsche. Youtube

Maurício Marx viveu toda a sua infância em contato com carros clássicos por conta do seu pai, que também era um colecionador. Maurício possui um apreço e preferência por carros europeus de competição, principalmente aqueles que participaram de corridas no Brasil, nos anos 70.

O entendimento sobre o que realmente é valioso e importante no meio do antigomobilismo fez com que ele negociasse diversos carros europeus nacionais, como Envemos e Pumas, para o exterior.

Entre os carros clássicos de sua coleção, podemos destacar o Porsche 356, o mais antigo do país que ainda está funcionando. Ele foi produzido no ano de 1951.

Antônio Coelho

Antonio Coelho com sua coleção. Quatro Rodas

O empresário e colecionador brasileiro Antônio Coelho possui uma garagem com mais de 1800 metros quadrados, contendo 10 contêineres que abrigam 70 coleções diferentes, onde a de carros é a maior delas.

São mais de 40 exemplares expostos, mas a coleção chega a 150 unidades, que ficam em outra garagem. Os modelos de carros clássicos são de diferentes anos, desde os 40 até os 90.

Alguns dos destaques dessa coleção são o Mercedes SL Pagoda, Ferrari Mondial, Cadillac Series 62 e Rolls Royce Corniche.

Paulo Loco Figueiredo

Paulo Figueiredo. RK Motors

Paulo Loco Figueiredo é um colecionador que possui mais de 500 modelos de carros clássicos. Todos os modelos estão catalogados e ficam distribuídos em 5 galpões, em São Paulo.

A coleção de Paulo é tão extensa que precisou ser dividida entre seções, com carros esportivos, de competição, luxuosos, hot rods, históricos e outras categorias. Nesse acervo, podemos encontrar até mesmo modelos de carros que pertenceram a personalidades da política no Brasil.

O Paulo é o curador dessa coleção, mas não é o dono. O dono real prefere manter em sigilo.

Sérgio Magalhães Filho

Sérgio Filho com seus Porsches. Quatro Rodas

O Sérgio Magalhães Filho é um dos maiores colecionadores de modelos de Porsches da América Latina, e recebeu esse troféu do próprio fabricante desse modelo.

Todos os 26 modelos estão em sua garagem em um bairro nobre da cidade de São Paulo. Um dos maiores destaques da coleção é o Porsche 356, no ano de 1962, sendo um dos dois únicos existentes do Brasil.

Emerson Fittipaldi

Fittipaldi guardou carros históricos. Tribuna do Sertão.

Emerson Fittipaldi foi um dos grandes colecionadores de carros antigos do Brasil e é um dos nomes mais importantes no automobilismo brasileiro. Isso porque foi o primeiro brasileiro que venceu o campeonato de F1 duas vezes.

Sua coleção conta com cerca de 10 modelos, incluindo um Copersucar, sendo a primeira e única equipe de fórmula 1 brasileira criada por ele e seus irmãos.

Todos os carros se encontram em excelentes condições, passando por diversos processos de cuidados e restauração. O Paulo Loco Figueiredo, que citamos anteriormente, é um dos responsáveis por recuperar e reunir esse acervo.

Gustavo Tannuri

Gustavo Tannuri. GQ

Gustavo Tannuri começou a se encantar por carros clássicos há cerca de 7 anos, e por isso, ainda é um menino nesse meio. Ainda assim, a coleção de Gustavo ganhou grande destaque por conta do nível elevado, principalmente sobre os modelos da Mercedes Benz, que se encontram impecáveis.

Gustavo afirma que se sente indignado quando descobre que possui um pedaço sequer de uma borracha fora do lugar dos seus modelos de carros clássicos antigos.

Essa paixão começou quando a sua esposa disse que estava grávida, e com isso, o seu avô, que também tentou começar a colecionar carros antigos, deu uma picape Ford F1 Vermelha para o neto, do ano de 1947.

Depois desse momento, já são mais de 30 modelos de carros, onde 13 deles são Mercedes Benz. Ele construiu uma garagem para a sua coleção, que conta com mais de três gerações do modelo clássico SL, sendo um deles de 1961, o mais valioso de toda a coleção.

Na garagem de Gustavo também existe lugar para outras marcas de carros clássicos, como o Jaguar E-Type 1973, que possui um motor V12.

Marcos Cardoso

Marcos Cardoso. GQ

No ano de 2016, o Marcos Cardoso completou meio século sendo colecionador de carros antigos no Brasil. O primeiro modelo foi o Ford Prefect 1948 preto, que chegou à sua vida enquanto tinha apenas 13 anos, fruto de trocados que eram recebidos como ajudante do seu pai.

Desde então, a coleção de Marcos só aumentou, e hoje já são mais de 100 modelos clássicos. Diferente de alguns colecionadores, Marcos não possui uma linha de preferência ou padrões, ele possui modelos de diferentes marcas e épocas.

Alguns dos principais destaques são o Jaguar Mark V de 1951, Oldsmobile de 1937, Ford T de 1911, Chrysler Imperial Airflow Limousine de 1935 e um Rolls Royce de 1971.

Uma das grandes joias que o Marcos se orgulha em ter é um Packard Custom Eight Limousine, de 1949, onde apenas 50 unidades foram produzidas. Somente esse modelo, sendo o único do Brasil, vale mais de R$400 mil.

Durante todo esse tempo como colecionador, diversas dificuldades apareceram para que Marcos continuasse com a sua coleção, e uma das maiores delas foi manter esses carros em um mesmo local.

Ele tinha uma chácara com 70 dos modelos, mas para que pudesse usar um deles que estivesse no final da fila, era preciso tirar todos, e isso dava um grande trabalho.

Para resolver esse problema, Marcos resolveu montar uma empresa para não apenas exibir os seus carros, mas também prestar serviços de manutenção e guarda para outros colecionadores.

Sorteio Opala Laranja

Pilote o Opala seus Sonhos!

Compre o seu e-book e concorra!

Artigos relacionados
Carros

Que Carro dá Pra Comprar com a Mega da Virada?

4 Mins de leitura
Apaixonado por carros? Veja os custos reais de possuir e manter supercarros de alto desempenho como Ferrari e Porsche.
Ganhadores da Retornar

Quem Ganhou o Troller T4 Prata da Retornar?

1 Mins de leitura
A Promoção “Retornar: Você em Qualquer Terreno” já tem um ganhador confirmado: Eduardo Tadao Ito! O sorteio foi realizado no concurso da Loteria Federal 5918, em 13/11/2024. O número sorteado foi 744962 e, como não…
Carros

Qual Foi o Primeiro Carro Elétrico? A Evolução dos Carros Elétricos ao Longo do Tempo

5 Mins de leitura
Afinal, qual foi o primeiro carro elétrico da história? A resposta leva a uma jornada fascinante que começou no final do século XIX, quando engenheiros e inventores começaram a experimentar a ideia de veículos movidos…