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Placa Preta 2024: Quais Carros Podem Receber e Como Fazer?

Você sabia que a placa preta no Brasil é o símbolo de um carro de coleção? Além de regras para a obtenção, também existem cuidados na hora de mantê-la e até mesmo na hora de transferir o veículo. E não é só isso: algumas das regras para a placa preta foram reformuladas no meio do ano passado. O Detran de SP reuniu algumas dicas para sua obtenção e também como conviver com um carro que tem placa preta.

O que é a Placa Preta e Quais são suas Regras?

No documento há algumas regras gerais que você já deve conhecer. A principal delas é que o veículo precisa ter 30 ou mais anos desde a data de sua fabricação. A outra é que o veículo deve ser inspecionado por entidade credenciada ao Detran e ter ao menos 80% de originalidade.

É necessário manter mecânica, carroceria, suspensão e aparências, além de características de emissão de gases poluentes, ruído e demais itens condizentes com a tecnologia e cultura empregadas à época de sua fabricação.

Volkswagen Azul com Placa Preta
Foto: Shutterstock

Como Obter a Placa Preta para Seu Carro

  1. Filie-se a um clube de automóveis antigos que seja credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito.
  2. Um avaliador do clube fará uma vistoria do veículo: autenticidade das peças, conservação, mecânica, elétrica, visual interno e externo. O clube vai emitir o Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL).
  3. Caso o veículo tenha algum tipo de modificação, além da vistoria dos elementos citados acima, é necessário apresentar o Certificado de Segurança Veicular (CSV) também, que é expedido por Instituição Técnica Licenciada (ITL).
  4. Atendidas as exigências, deverá ser solicitada ao Detran-SP a alteração da espécie para coleção.
  5. Realizadas as alterações pretendidas, deverá ocorrer a emissão do CRV.
  6. Quando agendar com a empresa emplacadora credenciada junto ao Detran-SP para obter a placa de colecionável, é necessário apresentar junto com a documentação referente à segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), constante do portal do Detran, o Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL). E, para os modificados, o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
  7. No processo de segunda via, deverá constar a informação de que o veículo terá a espécie alterada para “coleção”.
Encontro de Carros antigos em águas de lindoia
Foto: Shutterstock

Obtendo a Placa Preta ao Comprar um Carro

  1. Filie-se a um clube de automóveis antigos que seja credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito.
  2. Um avaliador do clube fará uma espécie de vistoria do veículo: autenticidade das peças, conservação, mecânica, elétrica, visual interno e externo. O clube vai emitir o Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL).
  3. Caso o veículo tenha algum tipo de modificação, além da vistoria dos elementos citados acima, é necessário apresentar o Certificado de Segurança Veicular também, que é expedido por Instituição Técnica Licenciada (ITL).
  4. No processo de transferência do veículo antigo comprado deve constar a informação de que ele será alterado para coleção.
  5. Atendidas as exigências, deverá ser solicitada ao Detran-SP a alteração da espécie para coleção.
  6. Realizadas as alterações pretendidas, deverá ocorrer a emissão do CRV.
  7. Essa documentação deve ser apresentada na empresa emplacadora credenciada ao Detran-SP, quando solicitar a placa de colecionador.
Pontiac GTO 1965 com Placa Preta
Foto: Shutterstock

Transferindo um Carro que Já Tem Placa Preta

  1. Filie-se a um clube de automóveis antigos que seja credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito.
  2. Em caso de transferência de propriedade de veículo que já é de coleção, deverá ser apresentado, junto aos demais documentos constantes do portal do DETRAN, novo Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL), expedido em nome do novo proprietário.

Lista de Carros que Podem Receber a Placa Preta em 2024

Chevrolet Corsa: Revolucionando o Mercado

Chevrolet Corsa
Foto: Shutterstock

O Chevrolet Corsa chegou para revolucionar o mercado de carros compactos, desbancando o Fiat Uno com um projeto moderno e sendo o primeiro popular no Brasil com injeção eletrônica. Com opções de motores 1.0 e 1.4 da Família 1, elevou nosso mercado ao nível externo.

Chevrolet Omega 4.1: Parceria de Sucesso

Chevrolet Omega Vinho 1994
Foto: Pastore Car Collection

O Omega 4.1 no Brasil teve seu motor substituído pelo antigo 4.1 do Opala, revitalizado com 168 cv e 29,1 kgfm de torque, resultado da parceria da Chevrolet brasileira com a britânica Lotus.

Fiat Uno Turbo e Tempra Turbo: Inovação e Velocidade

Fiat Uno Turbo Vermelho 1994
Foto: The Garage

Há 30 anos, a Fiat demonstrou liderança no mercado brasileiro com o Uno Turbo, o primeiro turbinado de fábrica no Brasil, e o Tempra Turbo, lançados meses depois. O Uno Turbo, derivado do esportivo 1.6R, é impulsionado por um motor 1.4 turbo importado da Itália, produzindo 118 cv. Já o Tempra Turbo, equipado com um motor 2.0 de 8 válvulas, alcançava impressionantes 165 cv e 26,5 kgfm de torque, ultrapassando os 210 km/h.

Volkswagen Gol “bolinha”: Simplicidade e Robustez

VW Gol 1994 na cor Verde escuro
Foto: Webmotors

O Gol “bolinha” foi um marco, com sua mecânica simples e robusta. Apesar de problemas com espaço interno limitado, ele trouxe um interior mais refinado e, semelhante ao Corsa, injeção eletrônica.

Outros Modelos de Destaque de 1994

Além dos carros mais famosos, outros modelos de destaque em 1994 incluem:

Renault Twingo Cinza
Foto: Shutterstock
  • Citroën ZX Volcane 16V: Com um motor 2.0 de 155 cv, era conhecido por seu desempenho esportivo.
  • Renault Twingo: Com um motor 1.2 de 55 cv, era um carro compacto e econômico, ideal para a cidade.
  • Daewoo Espero: Com um propulsor 2.0 de Monza com 115 cv, era um carro espaçoso e confortável.
  • Asia Rocsta GT: Uma cópia do Jeep Wrangler, equipado com motor 2.2 diesel de 72 cv, era uma opção robusta para o fora-de-estrada.
  • Volkswagen Pointer: Volkswagen Pointer: Lançado em 1994, o Volkswagen Pointer chegava com quatro versões e duas opções de motor. Apesar de sua breve vida, o Pointer marcou sua época e é lembrado com carinho pelos entusiastas.

Conclusão

Carro Puma Branco com Placa Preta
Foto: Shutterstock

A placa preta no Brasil é mais do que um adereço, é um símbolo de cuidado e dedicação à preservação da história automobilística. Para obtê-la, é necessário seguir algumas regras e procedimentos específicos, que incluem a filiação a um clube de automóveis antigos, avaliações detalhadas do veículo e alterações na documentação. Com esses cuidados, é possível desfrutar do status de colecionador e contribuir para a preservação do patrimônio automobilístico nacional.

mustang padrao
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