fbpx
Carros

Perua: o fim das Station Wagon no Brasil

O fim das station wagon? Brasil não tem mais peruas nacionais.

O segmento da Perua marcou a indústria nacional desde a estreia em 1956 e foi um sucesso na década de 1980.

Lembra da Fiat Palio Weekend? Pois é, ela foi a última Perua – station wagon – produzida no Brasil e se aposentou há dois anos.

Atualmente, não temos opções nacionais 0km para aqueles que preferem a perua. 

Com espaço atualmente ocupado pelos SUVs, as peruas perderam lugar, mas fazem muita falta para os consumidores fiéis, que buscavam porta-malas grande e espaço interno em um conjunto perfeito entre a capacidade de um sedã com a praticidade de um hatch.

Nomes como Parati, Belina e Caravan marcaram a geração dos anos 1980, porém a história das SW nacionais começou bem antes disso, na década de 50 com a famosa Vemaguete, da DKW Universal.

O carro foi pioneiro no segmento com estreia em 1956, equipado com motor 1.0 de três cilindros.

Já em 1966, a Volkswagen passou a comandar a operação da DKW no Brasil e um ano depois, encerrou a produção da marca e do modelo. 

Confira 20 modelos já produzidos no Brasil ao longo da história

Simca Jangada

Perua Simca
Simca Jangada (crédito de imagem: Divulgação)

Com muito mais luxo, foi a segunda perua nacional.

Equipada com motor 2.4 V8 e design arrojado, chegou ao mercado em 1962. Em 1967, a Chrysler comprou os direitos de operação da Simca e encerrou a produção da wagon nacional devido ao baixo número de vendas. 

Ford Belina

Ford Belina
Belina 4×4 (crédito de imagem: Divulgação Ford/ Carros e Garagem)

A primeira das peruas da Ford no Brasil tinha produção independente pela concessionária Souza Ramos. Lançada em 1970, a primeira geração foi até 1977 com motor 1.3 do Corcel.

A segunda geração chegou com motor 1.4 e depois 1.6, com opção de tração 4×4. A Belina foi aposentada em 1991 com motor 1.8 da Volkswagen.

Ford Royale

Perua royale
Ford Royale (crédito de imagem: Divulgação Ford)

Surgiu em 1992, fruto da Autolatina – junção entre Ford e Volkswagen, com derivação do sedan Versailles, baseado na dupla da marca alemã: Santana e Quantum. 

Chevrolet Caravan

Perua Caravan
GM Caravan (crédito de imagem: Divulgação)

A Chevrolet trouxe a Caravan como a primeira Wagon da marca e foi um sucesso. O carro estreou em 1976, logo após o Opala, de onde veio a inspiração do projeto.

Com grande procura até hoje, sendo um dos maiores clássicos da indústria automotiva nacional, a perua é equipada com motor 2.5 de quatro cilindros ou 4.1 de seis cilindros. A Caravan saiu de linha em 1992.

Chevrolet Marajó

Perua Marajó
Chevrolet Marajó (crédito de imagem: Divulgação)

Após o sucesso da Caravan, a Chevrolet lançou a Marajó em 1980, baseada no Chevette para ocupar espaço em um linha inferior do mercado.

Com tração traseira, o conjunto era equipado com motor 1.4 inicialmente, que logo passou para 1.6 e se aposentou em 1989. 

Chevrolet Ipanema

Perua ipanema
Chevrolet Ipanema (crédito de imagem: Wikipedia)

A Ipanema chega para ocupar o lugar da Marajó em 1989 com base no Kadett e características avançadas em relação ao cenário da época.

No começo, equipada com motor 1.8, passou a ter um propulsor 2.0 a partir de 1993. Foi descontinuada em 1997.  

Chevrolet Corsa Wagon

Perua corsa
Corsa Wagon (crédito de imagem: Divulgação/ iCarros)

Lançada em 1997 com motores 1.6, chegou a ter a opção 1.0 em 1999. Teve a segunda geração em 2002, sendo a última perua produzida pela marca no Brasil.

Chevrolet Omega Suprema

Perua Omega
Omega Suprema (crédito de imagem: Divulgação)

Com curta carreira, a Suprema surgiu em 1993 e já aposentou logo em 1996 com números de venda pouco expressivos, não seguindo o sucesso do sedan Omega, como foi o projeto da dupla anterior, Opala e Caravan.

No entanto, foi uma das mais luxuosas da indústria nacional.

Ao total, foi comercializada com quatro opções de motorização: 2.0, 2.2, 3.0 e 4.1. 

Volkswagen Variant

VW Variant: um projeto diferente que, com toda certeza, agradou a todos!
VW Variant: um projeto diferente que, com toda certeza, agradou a todos!

A perua da VW surge em 1968, como “herdeira” da Vemaguet.

A curiosidade era o motor traseiro e dois porta malas.

A primeira geração foi até 1977, após o surgimento da Variant II, que teve produção encerrada em 1980.

Volkswagen Parati

Perua Parati Surf
Parati Surf (crédito de imagem: Divulgação VW)

Um dos maiores sucessos da indústria brasileira, a Parati foi projetada a partir do Gol, com vendas a partir de 1982, com motor 1.5 do Passat.

A segunda geração foi apresentada no final da década de 90, ainda inspirada no Gol, com opção de motor 2.0.

A perua ainda ganhou a versão esportiva GTi de 16v com carroceria de quatro portas em 1998. O fim da Parati veio em 2012 nas gerações G3 e G4. 

Volkswagen Santana Quantum

Perua santana
CAPA -Santana Quantum (crédito de imagem: Divulgação/ Carros e Garagem)

Surgiu em 1985, logo após o lançamento do Santana um ano antes. Equipada com motor 1.8 e 2.0 posteriormente em 1988.

Considerada uma “irmã maior” da Parati, foi descontinuada em 2002. 

Volkswagen SpaceFox

perua fox
Spacefox (crédito de imagem: Divulgação)

Fabricada no Brasil a partir de 2011, foi lançada em 2006 e reestilizada em 2010, sempre equipada com motor 1.6. Antes da despedida em 2019, ainda teve uma versão com apelo aventureiro, SpaceCross.

Toyota Corolla Fielder

perua corolla
Corolla Fielder (crédito de imagem: Divulgação)

Carregando o nome e fama do sedan líder há quase 20 anos no mercado, a Fielder teve tarefa fácil no mercado e foi um fenômeno, fabricada no Brasil entre 2004 e 2008, sempre com motor 1.8.

A Toyota encerrou a produção nacional mantendo apenas o Corolla Sedan, no entanto, a Fielder é comercializada até hoje na Europa e Ásia. 

Peugeot 206 e 207 SW

perua 206
PEUGEOT 206 SW (crédito de imagem: karvi)

Carregando no nome, a SW da Peugeot chegou ao Brasil em 2005 e partiu em 2014, com motores 1.4 e 1.6, ainda tinha a versão Escapade com adereços off Road.

Renault Megane Grand Tour

perua megane
Megane Grand Tour (crédito de imagem: Divulgação)

A última perua média fabricada no Brasil, apesar de nunca ter grande destaque considerando o número de unidades emplacadas, foi lançada em 2006 com motores 1.6 e 2.0.

O planejamento da marca francesa não saiu como o esperado e o modelo foi descontinuado em 2012 em solo nacional. 

Fiat Panorama

perua panorama
Fiat Panorama (crédito de imagem: QC Veículos/ Arquivo Pessoal)

Derivada do 147, a Panorama foi a estreia da Fiat no segmento das peruas no Brasil. Equipada com motor 1.3, tinha como destaque o espaço interno e amplo porta malas.

Foi levemente reestilizada em 1983 e se aposentou em 1986, após poucas unidades vendidas. 

Fiat Elba

perua elba
Elba (crédito de imagem: Divulgação)

A Elba chega como sucessora da Panorama, herdando principalmente o bom aproveitamento de espaço interno na carroceria. Agora baseada no Uno, a perua tinha opções de duas e quatro portas, equipada com motor 1.3, 1.5 e 1.6, até ter sua produção encerrada em 1997. 

Fiat Marea Weekend

perua marea
Marea Weekend (crédito de imagem: Divulgação)

Design e personalidade marcaram a era da Marea Weekend no Brasil, chegando ao país 1998, passou pela nacionalização alguns meses após, assim como o sedan o qual compartilhava o conjunto mecânico.

As opções de motorização eram 1.6 e 1.8 ou 2.0 e 2.4, sendo a versão Turbo com 182 cavalos de potência, entrando para a história como a station wagon mais potente já feita no país. 

Fiat Palio Weekend

Perua palio
Fiat Palio Weekend 2015 (crédito de imagem: Divulgação)

Apesar de ser a última perua fabricada no Brasil, com atividade encerrada em janeiro de 2020, foi a primeira wagon da Fiat a conseguir a liderança no segmento desbancando a Parati, da Volkswagen.

Ao longo da história, a Weekend teve seis opções de motorização, com destaque para a versão Adveture, pioneira dos veículos com adereços off Road.

O carro foi produzido durante 23 anos na fábrica da marca em Minas Gerais, passando por quatro reestilizações, com 530 mil unidades vendidas, aproximadamente.

E na era onde as peruas reinaram, também tivemos joias que apareceram no campo, como a F-1000.

promo bandeirante

Você de Bandeirante Aventureira!

Compre o seu E-book!

Artigos relacionados
Carros

Fiat Uno: Impacto Década a Década

3 Mins de leitura
Acompanhe a linha do tempo do Fiat Uno, o compacto que revolucionou o mercado automotivo brasileiro.
Carros

Tudo sobre as Station Wagons e suas Raízes

5 Mins de leitura
Conheça a apaixonante história das “Station Wagons” e seu ressurgimento nas luxuosas “Wagon Cars”. Uma viagem automotiva repleta de nostalgia e encanto que irá cativar os entusiastas de carros de todas as idades.
Carros

Carro de Família: Conheça os Clássicos Mais Populares do Brasil

2 Mins de leitura
Quando se trata de escolher um carro para a família, é essencial considerar aspectos como segurança, espaço e conforto. No Brasil, alguns modelos clássicos marcaram a história automotiva e foram escolhas populares entre as famílias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *