O fim das station wagon? Brasil não tem mais peruas nacionais.
O segmento da Perua marcou a indústria nacional desde a estreia em 1956 e foi um sucesso na década de 1980.
Lembra da Fiat Palio Weekend? Pois é, ela foi a última Perua – station wagon – produzida no Brasil e se aposentou há dois anos.
Atualmente, não temos opções nacionais 0km para aqueles que preferem a perua.
Com espaço atualmente ocupado pelos SUVs, as peruas perderam lugar, mas fazem muita falta para os consumidores fiéis, que buscavam porta-malas grande e espaço interno em um conjunto perfeito entre a capacidade de um sedã com a praticidade de um hatch.
Nomes como Parati, Belina e Caravan marcaram a geração dos anos 1980, porém a história das SW nacionais começou bem antes disso, na década de 50 com a famosa Vemaguete, da DKW Universal.
O carro foi pioneiro no segmento com estreia em 1956, equipado com motor 1.0 de três cilindros.
Já em 1966, a Volkswagen passou a comandar a operação da DKW no Brasil e um ano depois, encerrou a produção da marca e do modelo.
Confira 20 modelos já produzidos no Brasil ao longo da história
Simca Jangada
Com muito mais luxo, foi a segunda perua nacional.
Equipada com motor 2.4 V8 e design arrojado, chegou ao mercado em 1962. Em 1967, a Chrysler comprou os direitos de operação da Simca e encerrou a produção da wagon nacional devido ao baixo número de vendas.
Ford Belina
A primeira das peruas da Ford no Brasil tinha produção independente pela concessionária Souza Ramos. Lançada em 1970, a primeira geração foi até 1977 com motor 1.3 do Corcel.
A segunda geração chegou com motor 1.4 e depois 1.6, com opção de tração 4×4. A Belina foi aposentada em 1991 com motor 1.8 da Volkswagen.
Ford Royale
Surgiu em 1992, fruto da Autolatina – junção entre Ford e Volkswagen, com derivação do sedan Versailles, baseado na dupla da marca alemã: Santana e Quantum.
Chevrolet Caravan
A Chevrolet trouxe a Caravan como a primeira Wagon da marca e foi um sucesso. O carro estreou em 1976, logo após o Opala, de onde veio a inspiração do projeto.
Com grande procura até hoje, sendo um dos maiores clássicos da indústria automotiva nacional, a perua é equipada com motor 2.5 de quatro cilindros ou 4.1 de seis cilindros. A Caravan saiu de linha em 1992.
Chevrolet Marajó
Após o sucesso da Caravan, a Chevrolet lançou a Marajó em 1980, baseada no Chevette para ocupar espaço em um linha inferior do mercado.
Com tração traseira, o conjunto era equipado com motor 1.4 inicialmente, que logo passou para 1.6 e se aposentou em 1989.
Chevrolet Ipanema
A Ipanema chega para ocupar o lugar da Marajó em 1989 com base no Kadett e características avançadas em relação ao cenário da época.
No começo, equipada com motor 1.8, passou a ter um propulsor 2.0 a partir de 1993. Foi descontinuada em 1997.
Chevrolet Corsa Wagon
Lançada em 1997 com motores 1.6, chegou a ter a opção 1.0 em 1999. Teve a segunda geração em 2002, sendo a última perua produzida pela marca no Brasil.
Chevrolet Omega Suprema
Com curta carreira, a Suprema surgiu em 1993 e já aposentou logo em 1996 com números de venda pouco expressivos, não seguindo o sucesso do sedan Omega, como foi o projeto da dupla anterior, Opala e Caravan.
No entanto, foi uma das mais luxuosas da indústria nacional.
Ao total, foi comercializada com quatro opções de motorização: 2.0, 2.2, 3.0 e 4.1.
Volkswagen Variant
A perua da VW surge em 1968, como “herdeira” da Vemaguet.
A curiosidade era o motor traseiro e dois porta malas.
A primeira geração foi até 1977, após o surgimento da Variant II, que teve produção encerrada em 1980.
Volkswagen Parati
Um dos maiores sucessos da indústria brasileira, a Parati foi projetada a partir do Gol, com vendas a partir de 1982, com motor 1.5 do Passat.
A segunda geração foi apresentada no final da década de 90, ainda inspirada no Gol, com opção de motor 2.0.
A perua ainda ganhou a versão esportiva GTi de 16v com carroceria de quatro portas em 1998. O fim da Parati veio em 2012 nas gerações G3 e G4.
Volkswagen Santana Quantum
Surgiu em 1985, logo após o lançamento do Santana um ano antes. Equipada com motor 1.8 e 2.0 posteriormente em 1988.
Considerada uma “irmã maior” da Parati, foi descontinuada em 2002.
Volkswagen SpaceFox
Fabricada no Brasil a partir de 2011, foi lançada em 2006 e reestilizada em 2010, sempre equipada com motor 1.6. Antes da despedida em 2019, ainda teve uma versão com apelo aventureiro, SpaceCross.
Toyota Corolla Fielder
Carregando o nome e fama do sedan líder há quase 20 anos no mercado, a Fielder teve tarefa fácil no mercado e foi um fenômeno, fabricada no Brasil entre 2004 e 2008, sempre com motor 1.8.
A Toyota encerrou a produção nacional mantendo apenas o Corolla Sedan, no entanto, a Fielder é comercializada até hoje na Europa e Ásia.
Peugeot 206 e 207 SW
Carregando no nome, a SW da Peugeot chegou ao Brasil em 2005 e partiu em 2014, com motores 1.4 e 1.6, ainda tinha a versão Escapade com adereços off Road.
Renault Megane Grand Tour
A última perua média fabricada no Brasil, apesar de nunca ter grande destaque considerando o número de unidades emplacadas, foi lançada em 2006 com motores 1.6 e 2.0.
O planejamento da marca francesa não saiu como o esperado e o modelo foi descontinuado em 2012 em solo nacional.
Fiat Panorama
Derivada do 147, a Panorama foi a estreia da Fiat no segmento das peruas no Brasil. Equipada com motor 1.3, tinha como destaque o espaço interno e amplo porta malas.
Foi levemente reestilizada em 1983 e se aposentou em 1986, após poucas unidades vendidas.
Fiat Elba
A Elba chega como sucessora da Panorama, herdando principalmente o bom aproveitamento de espaço interno na carroceria. Agora baseada no Uno, a perua tinha opções de duas e quatro portas, equipada com motor 1.3, 1.5 e 1.6, até ter sua produção encerrada em 1997.
Fiat Marea Weekend
Design e personalidade marcaram a era da Marea Weekend no Brasil, chegando ao país 1998, passou pela nacionalização alguns meses após, assim como o sedan o qual compartilhava o conjunto mecânico.
As opções de motorização eram 1.6 e 1.8 ou 2.0 e 2.4, sendo a versão Turbo com 182 cavalos de potência, entrando para a história como a station wagon mais potente já feita no país.
Fiat Palio Weekend
Apesar de ser a última perua fabricada no Brasil, com atividade encerrada em janeiro de 2020, foi a primeira wagon da Fiat a conseguir a liderança no segmento desbancando a Parati, da Volkswagen.
Ao longo da história, a Weekend teve seis opções de motorização, com destaque para a versão Adveture, pioneira dos veículos com adereços off Road.
O carro foi produzido durante 23 anos na fábrica da marca em Minas Gerais, passando por quatro reestilizações, com 530 mil unidades vendidas, aproximadamente.
E na era onde as peruas reinaram, também tivemos joias que apareceram no campo, como a F-1000.
Você de Bandeirante Aventureira!
Compre o seu E-book!