fbpx
Carros

Opala: será que você conhece mesmo?

O Chevrolet Opala foi – e ainda é, uma das maiores lendas da indústria automotiva brasileira. Marcou época e gerações, por isso, até hoje tem fãs e admiradores de todas as idades em todo o Brasil. Vamos conhecer um pouco mais da história desse fenômeno!

Opel Rekord
Opel Rekord, provável precursor do Opala. Motor Show

O Opala foi o primeiro veículo de passeio produzido pela General Motors do Brasil, antes especializada apenas em caminhões em nosso país. O lançamento foi durante uma edição do Salão do Automóvel em São Paulo, em 1968, após dois anos de testes. O projeto brasileiro foi baseado em dois modelos que já eram comercializados no exterior: a carroceria foi inspirada no alemão Opel Rekord, enquanto o conjunto mecânico e todo o estilo do carro, o Chevrolet Impala (Estados Unidos), daí o nome Opala (Opel + Impala).

Versões

Opala SS 73
Opala SS 1973. Autoesporte

Ao todo, durante a produção do modelo, o Opala esteve disponível em 7 versões: Standard/Especial (De entrada), Luxo, Gran Luxo, SS, Caravan (Perua), Comodoro e Diplomata. A versão SS, produzida a partir de 1971, ganhou destaque na época pela esportividade, desde o acabamento e acessórios, à potência e desempenho, chegando até 170 km/h em apenas 12 segundos. 

Opala Comodoro da Retornar
Opala Comodoro da Retornar

Além do SS, o Comodoro também figura entre os favoritos dos apaixonados pelo sedã brasileiro. Essa versão substituiu o Gran Luxo na linha de produção a partir de 1978 e assim permaneceu durante 10 anos, até a aposentadoria do veterano em 1988. 

Opala da década de 80
Opala em suas últimas versões da década de 80. Prime Veículos

Entre as opções de quatro e seis cilindros no motor, transmissão manual ou automática e até a carroceria com duas ou quatro portas, incluindo a perua, o Opala reinou mais de 20 anos sem passar por grandes mudanças no projeto original, mantendo a mesma linha e autenticidade que o consagraram. Após mais de um milhão de unidades vendidas, a Chevrolet encerrou a produção do Opala em 1992, dando lugar ao Omega, outro projeto da Opel. 

Mais curiosidades

Opala na Stock Car. AutoVideos

O Opala foi carro oficial em diversos estados e corporações do Brasil, utilizado como viatura da Polícia Civil e Militar (Corpo de Bombeiros e Ambulância), por exemplo. Chegou a ser o Carro Oficial da Presidência da República, inclusive. 

Também foi frota de táxi, além do enorme sucesso na Stock Car, sendo usado como modelo exclusivo para todas as equipes da competição. 

Esse Clássico pode ser seu!

Compre o seu e-book!

Artigos relacionados
Carros

Carburado e Injeção: Entenda as Diferenças

4 Mins de leitura
Carros carburados vs. injeção eletrônica: veja como cada sistema impacta o desempenho, manutenção e emissões.
Carros

Carros Brasileiros de Tração Traseira: Ícones que Marcaram Época

4 Mins de leitura
Explore a rica história automotiva do Brasil com carros de tração traseira como o Chevrolet Opala e o Volkswagen Fusca.
Carros

Motores 6 Cilindros em Linha: Uma Jornada Pela História e Performance

3 Mins de leitura
Entenda as vantagens dos motores 6 cilindros em linha, conhecidos por sua suavidade e equilíbrio, e veja sua aplicação em clássicos brasileiros como o Chevrolet Opala e o Aero Willys.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *