O Chevrolet Opala foi – e ainda é, uma das maiores lendas da indústria automotiva brasileira. Marcou época e gerações, por isso, até hoje tem fãs e admiradores de todas as idades em todo o Brasil. Vamos conhecer um pouco mais da história desse fenômeno!
O Opala foi o primeiro veículo de passeio produzido pela General Motors do Brasil, antes especializada apenas em caminhões em nosso país. O lançamento foi durante uma edição do Salão do Automóvel em São Paulo, em 1968, após dois anos de testes. O projeto brasileiro foi baseado em dois modelos que já eram comercializados no exterior: a carroceria foi inspirada no alemão Opel Rekord, enquanto o conjunto mecânico e todo o estilo do carro, o Chevrolet Impala (Estados Unidos), daí o nome Opala (Opel + Impala).
Versões
Ao todo, durante a produção do modelo, o Opala esteve disponível em 7 versões: Standard/Especial (De entrada), Luxo, Gran Luxo, SS, Caravan (Perua), Comodoro e Diplomata. A versão SS, produzida a partir de 1971, ganhou destaque na época pela esportividade, desde o acabamento e acessórios, à potência e desempenho, chegando até 170 km/h em apenas 12 segundos.
Além do SS, o Comodoro também figura entre os favoritos dos apaixonados pelo sedã brasileiro. Essa versão substituiu o Gran Luxo na linha de produção a partir de 1978 e assim permaneceu durante 10 anos, até a aposentadoria do veterano em 1988.
Entre as opções de quatro e seis cilindros no motor, transmissão manual ou automática e até a carroceria com duas ou quatro portas, incluindo a perua, o Opala reinou mais de 20 anos sem passar por grandes mudanças no projeto original, mantendo a mesma linha e autenticidade que o consagraram. Após mais de um milhão de unidades vendidas, a Chevrolet encerrou a produção do Opala em 1992, dando lugar ao Omega, outro projeto da Opel.
Mais curiosidades
O Opala foi carro oficial em diversos estados e corporações do Brasil, utilizado como viatura da Polícia Civil e Militar (Corpo de Bombeiros e Ambulância), por exemplo. Chegou a ser o Carro Oficial da Presidência da República, inclusive.
Também foi frota de táxi, além do enorme sucesso na Stock Car, sendo usado como modelo exclusivo para todas as equipes da competição.
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