O Opala Luxo foi uma das primeiras versões do Chevrolet Opala, lançado em 1968. Com acabamento superior e opções de motorização robustas, ele conquistou espaço entre os brasileiros e deu origem a uma linhagem de modelos que marcaram gerações, como o Gran Luxo, Comodoro e Diplomata.
O nascimento do Chevrolet Opala no Brasil

Na década de 1960, a General Motors buscava entrar com força no mercado nacional de automóveis. O projeto que deu origem ao Opala unia a carroceria do Opel Rekord alemão com motores robustos de quatro e seis cilindros da Chevrolet americana. Essa fusão de estilos deu vida a um carro único, que seria produzido por mais de 20 anos.
O que foi o Opala Luxo?


Lançado junto com a versão Especial, o Opala Luxo era a opção para quem buscava conforto, sofisticação e desempenho.
Características marcantes do Opala Luxo (1968–1974):

- Câmbio manual de três marchas na coluna de direção
- Carroceria de quatro portas com espaço para seis passageiros
- Acabamento superior em relação à versão Especial
- Opcionais como freios a disco e teto de vinil
- Motores: 2.5 (80 cv) e 3.8 seis cilindros (125 cv)
Evolução do Opala Luxo ao longo dos anos
Nos anos seguintes, a linha cresceu: em 1970 surgiu o Gran Luxo, ainda mais requintado, com detalhes como teto de vinil. Em 1975, o Luxo foi substituído pelo Opala Comodoro, enquanto o topo de linha passava a ser ocupado pelo Diplomata na década de 80.

Principais diferenças ao longo dos anos dessas versões
Aspecto | Final dos anos 60 / início (Luxo inicial) | Década de 70 (Gran Luxo etc.) | Anos 80 / início de 90 (Comodoro / Diplomata) |
---|---|---|---|
Acabamento / requinte externo | Versão Luxo já tinha acabamento superior ao Especial; detalhes como frisos, interior mais cómodo. | Gran Luxo trouxe mais luxo visual, teto vinil, detalhes cromados, interiores mais caprichados. | Comodoro e versões SL/E / Diplomata elevaram ainda mais: materiais melhores, opcionais como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, interiores mais sofisticados. |
Motorização | Motores de 2,5 L (4 cilindros) e 3,8 L (6 cilindros) nos primeiros modelos. | Nos anos 70, o potente 4,1 L se firmou para versões top; diferenciação de desempenho entre os motores passou a influenciar bastante no valor e status. | Motorizações mantiveram o 4,1 para versões top; algumas versões intermediárias mantiveram os 2,5 ou versões modificadas. Em alguns casos, adaptação ou melhorias mecânicas. |
Características de conforto / opcionais | Itens simples: bancos mais confortáveis, estofamento melhor, rádio como opcional, freios a disco em alguns modelos. | Adoção de extras como teto vinil, banco individual, painéis mais elaborados, versões esportivas e luxuosas mais distintas. | Nos anos 80, versões Comodoro / Diplomata já vinham com mais itens de conforto padrão: direção hidráulica, vidros elétricos, ar-condicionado etc., dependendo da versão. |
Estética | Linhas derivadas do Rekord C, frente/traseira com influência Opel + toques americanos. Faróis redondos, lanternas quadradas inicialmente. | Estreias de grades redesenhadas, lanternas traseiras redondas no final dos anos 70, mudanças no capô, uso de vinil, mudanças nos faróis, frente/traseira mais sofisticada. | Reestilizações mais suaves, frente e traseira adaptadas às normas e modismos da época, faróis quadrados/retangulares, interior mais moderno visualmente. |
Valor de mercado / raridade | Modelos originais, em bom estado, são buscados por colecionadores; versões Luxo antigas são menos raras que Gran Luxo ou SS, mas ainda valorizadas. | Gran Luxo e versões top dos anos 70 se tornaram muito desejadas, raras, e com preços que refletem originalidade e raridade. | Nos anos finais, as versões Comodoro / Diplomata abrangiam faixas maiores de preço devido à oferta maior, mas os exemplares bem conservados continuam com bom valor. |
Comparativo entre Opala Luxo, Gran Luxo, Comodoro e Diplomata

O Chevrolet Opala Luxo passou por diferentes versões ao longo de sua história, cada uma refletindo o gosto e as demandas de sua época. Veja abaixo um comparativo entre as quatro mais marcantes:
Versão | Período de destaque | Características principais | Público-alvo |
---|---|---|---|
Opala Luxo | Final dos anos 60 (1968–1974) | Primeira versão acima da “Especial”; acabamento superior, bancos mais confortáveis, opcionais como freio a disco. | Consumidores que buscavam conforto sem abrir mão de preço acessível. |
Opala Gran Luxo | Início dos anos 70 (1970–1974) | Versão ainda mais requintada, com teto de vinil, interior melhor acabado, detalhes cromados. | Motoristas que queriam status e sofisticação, mas ainda dentro da proposta familiar do Opala. |
Opala Comodoro | De 1975 em diante | Ícone dos anos 70 e 80. Carroceria cupê alongada sem coluna (hardtop), teto de vinil, painel em jacarandá, opções de motores 4 e 6 cilindros (principalmente o 4.1). | Quem buscava um carro elegante e esportivo ao mesmo tempo, com bom custo-benefício em relação ao Diplomata. |
Opala Diplomata | Anos 80 e 90 | Versão topo de linha. Itens de série como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, acabamento premium e visual sofisticado. | Consumidores que buscavam o máximo de luxo e status dentro da linha Opala. |
Resumo da evolução:
- O Luxo inaugurou a linha de conforto.
- O Gran Luxo elevou o patamar com mais sofisticação.
- O Comodoro trouxe esportividade com elegância (teto vinil + carroceria cupê alongada).
- O Diplomata consolidou-se como o mais luxuoso, competindo diretamente com sedãs de alto padrão da época.
Conheça o Opala Luxo 77 da Retornar
Imagine acelerar uma verdadeira lenda nacional pelas ruas, com o ronco inconfundível de um motor 4.1 seis cilindros e o charme incomparável do teto de vinil.
Queimar o asfalto já deixou de ser sonho, porque essa pode ser a sua realidade!

A Retornar apresenta a promoção “Você de Lenda Nacional”, que vai sortear um Opala Luxo Coupé 1977 totalmente restaurado e pronto para brilhar na sua garagem.
O prêmio dos sonhos
- Motor: 4.1 6cc em linha
- Carburador: Weber 446
- Rodas: SS aro 15 com Pneus Cooper Cobra (autêntico visual esportivo)
- Escapamento: 6×2 — som grave e marcante, do jeito que os fãs do Opala amam
- Teto: Vinil restaurado
- Painel: ODG original
- Lanternas: Originais de fábrica
Como participar da promoção
- Adquira um e-book da coleção “O Invicto” 👉 clique aqui para comprar.
- Receba automaticamente o seu número da sorte por e-mail após a confirmação da compra.
- Aguarde o sorteio oficial, que acontecerá em 01/11/2025
- Fique atento ao prazo! As vendas se encerram em 31/10/2025.
- Confira o resultado aqui em nosso blog ou nos canais oficiais da Retornar.
Compre eBooks e Concorra a Lenda
Parte da coleção O Invicto, esta ação da Retornar homenageia os carros que fizeram história no Brasil — e o Opala Luxo 77 é, sem dúvida, uma das maiores lendas das estradas.

O tempo está passando e as vagas são limitadas.
Adquira agora o seu e-book da coleção Gigantes da Estrada, participe da promoção “Você de Lenda Nacional”, e tenha a chance de estacionar um Chevrolet Opala Luxo Coupé 1977 na sua garagem.