Muscle Car famoso, o Mustang, permanece com V8 a gasolina, enquanto Charger e Challenger serão apenas elétricos
Ícones das grandes marcas americanas seguiram caminhos diferentes para o futuro próximo no cenário automotivo.
Enquanto a Ford anunciou o Novo Mustang 2024 com motor V8 de até 500 cavalos de potência, a Dodge garantiu que o Charger e Challenger serão totalmente elétricos nas próximas gerações.
Com as novas demandas do mercado, leis e exigências inéditas em relação a impostos, poluição e desempenho, alguns carros perdem a potência para cumprir a legislação local de cada país ou região.
Assim foi com o Mustang na Europa, onde o carro foi comercializado com 10 cv e 4,15 kgfm de torque a menos do que a versão vendida nos Estados Unidos.
Até em solo americano, o muscle car da Ford perdeu a mesma quantidade de potência em 2022.
No entanto, a montadora descarta abandonar os motores a combustão de um dos maiores ícones da indústria automotiva na história, garantindo um motor V8 de 500 cv que será equipado na versão Mach1 ou GT, ainda não divulgado pela marca.
No sentido oposto, a Dodge afirmou que o consagrado motor V8 Hemi será totalmente descontinuado nos modelos Challenger e Charger, dando espaço a nova geração totalmente elétrica aos carros.
É um momento crucial no setor automobilístico onde as marcas e montadoras buscam se posicionar adequando-se ao público alvo e sociedade em geral, atendendo as demandas e exigências locais e mundiais em relação a poluição, desenvolvimento, economia e segurança.
É notável até o momento, que o automóvel elétrico/híbrido já é uma realidade, portanto devemos aguardar qual será o futuro dos grandes clássicos que ganharam fama justamente pela força, potência e muita gasolina no passado.