A junção de água com sal e vento pode até parecer não trazer nenhum tipo de problema, mas é uma das maiores inimigas de itens feitos em metal, como os carros. É comum que muitas pessoas entrem nas oficinas reclamando sobre os desgastes provocados pela maresia.
Existem alguns componentes dos veículos que são os mais prejudicados nessa história, mas também existem cuidados que podem ser colocados em prática para evitar muitos desses problemas.
Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações importantes sobre o tema, para que você possa preservar ainda mais o seu carro e evitar o desgaste pela maresia. Acompanhe a seguir!
Principais problemas causados pela maresia nos carros
A maresia consiste nas gotículas da água do mar que são levadas pelo vento quando as ondas batem na areia. Estamos falando de água salgada, que quando entra em contato com o carro, pode prejudicar não só a parte externa, mas também interna dos veículos.
O efeito da maresia nos carros não é positivo, e esse impacto pode ser tão grande que até mesmo pessoas que não moram perto da praia e só estão passando uma temporada por lá podem sentir.
Confira a seguir algumas das partes do carro que mais sofrem com a maresia.
Filtro
No litoral, os filtros não sofrem muitos desgastes, apenas trabalham muito. Isso acontece porque o ar litorâneo é mais carregado com umidade, poeira, areia e salinidade, resultando neste trabalho em excesso.
Por conta disso, os filtros dos carros, em regiões com maresia, precisam ser trocados com uma frequência maior, porque se desgastam mais rápido.
Conexões do sistema elétrico
As conexões do sistema elétrico do carro também sofrem com os efeitos da maresia. Essas partes são as mais vulneráveis e sensíveis a esse efeito, como os cabos, as placas e os terminais do carro.
Isso acontece porque elas possuem ligas feitas com metal, e por isso, essas peças se desgastam mais rapidamente, além de se oxidarem quando entram em contato com a água de sal das praias e com a areia.
Esses efeitos podem acabar trazendo problemas no aparelho de som, nas lâmpadas do carro, na ignição e funcionamento do freio, além de prejudicar também a bateria do seu veículo.
Rolamentos e correias
Os rolamentos e as correias do carro também podem ser afetadas a partir do efeito da maresia, que traz uma salinidade excessiva para dentro do carro. Esses efeitos podem ser os mais variados possíveis, podendo prejudicar o motor dos carros e o sistema de transmissão.
Os danos causados nessas peças não devem ser deixados de lado, pois podem trazer barulhos e instabilidade ao dirigir o veículo, além de ter engasgos quando estiver em funcionamento.
Problemas nas coifas
Até mesmo as coifas dos veículos podem ser afetadas a partir do efeito da maresia nos carros. Isso porque, mesmo sendo uma peça feita com borracha, e por isso não sofre com a oxidação, a coifa também possui problemas quando entra em contato com a areia.
Como sabemos, essas peças servem para evitar a sujeira, a poeira e sujidades dentro das peças, e por isso, podem afetar.
Camiseta Jipe Summer
R$ 135,90
-33% OFF
R$ 89,90
Isso acontece porque esses agentes estão em grande proporção, e o vento é o responsável por carregar essas partículas, que podem se acumular nas peças do carro, mesmo ele estando em movimento ou parado.
Com isso, todas as abrasões, mesmo sendo mínimas, na coifa, é o suficiente para trazer prejuízos, podendo atrair ainda mais sal, areia e umidade para o seu carro.
Itens feitos de metal
Os itens e componentes do carro que são feitos de metal também são uns dos mais afetados pela maresia. Ao notar esses prejuízos, o indicado é substituí-los imediatamente, pois podem ser corroídos.
Esses componentes acabam se desgastando mais rapidamente, podendo colocar a vida do motorista e outros passageiros em risco.
Itens feitos em borracha
As palhetas do vidro, as coifas e outros componentes que são feitos em borracha também sofrem com o efeito da maresia nos carros. A palheta, por exemplo, pode perder a sua eficiência, e não limpar os vidros corretamente, danificando-os.
Já a coifa, como dissemos anteriormente, pode comprometer todo o kit de suspensão do carro. Por isso, esteja sempre atento aos itens feitos em borracha para fazer a substituição quando necessário.
Como evitar esses problemas no carro?
Como vimos, os efeitos da maresia nos carros são extensos e trazem muitos prejuízos para os condutores. O desgaste pode acontecer de forma geral nos carros por conta da oxidação nas peças feitas em metal.
Por conta disso, para evitar esses problemas de desgaste, que podem acabar deixando o seu carro depreciado, é preciso colocar algumas dicas em prática, para que você não precise trocar o seu veículo antes do tempo necessário. Confira algumas delas a seguir:
Lave o seu carro com frequência
Uma das melhores maneiras de diminuir os danos causados pela maresia no carro é lavá-lo com frequência. Com isso, toda a água salgada será eliminada do carro, além de evitar que a areia e outras sujeiras também fiquem acumuladas.
Não deixe o carro exposto ao sol
Para evitar que a maresia cause danos ainda maiores, o ideal é sempre estacionar o seu carro na sombra, além de deixá-lo o mais longe possível do mar. Não é possível evitar 100% esse contato, mas sempre que puder, evite.
Estacionar o carro em locais fechados também é o indicado, evitando não só o contato com a maresia mas também com o sol.
É válido lembrar que os modelos de carros mais modernos possuem tecnologias para contornar todos os problemas que podem ser causados pela maresia. É possível que os carros do futuro sejam produzidos em peças que sejam compatíveis com a água salgada, de forma que a umidade e o clima não causem efeitos negativos em seus componentes.